Como ser um bom técnico de informática: 7 dicas para alavancar a sua carreira

Capacite-se, diversifique seu trabalho, cumpra prazos e mais. Dicas para alavancar sua carreira: como ser um bom técnico de informática?

Não é novidade nenhuma que o setor de informática está crescendo e que é difícil imaginar uma empresa ou uma pessoa que não lide diariamente com internet, computador, aplicativos de mensagem, smartphone, redes sociais, softwares de gestão e por aí vai! Por isso, a busca por como ser um bom técnico de informática começa com a sua capacidade de identificar as oportunidades que o mercado oferece. 


A cada dia mais profissionais de tecnologia estão migrando da CLT para a PJ, isso quer dizer que ao invés de buscarem trabalhar para única empresa, os profissionais de TI estão em busca da flexibilidade e das oportunidades que o trabalho autônomo pode oferecer. 


Eu não estou dizendo que esse é o seu caso, ou que um é melhor que o outro, apenas estou indicando um movimento do mercado e falando que se você deseja realmente aprender como ser um técnico de informática bem sucedido, precisará estar atento ao que acontece no seu nicho de atuação. 


Existem muitas oportunidades para profissionais capacitados, mas o que você deseja para a sua carreira? Ter isso em mente também vai ajudar você a dar os primeiros passos.


Então, se você está em busca de como ser um bom profissional de TI chegou ao lugar certo. 


Aqui vamos dar dicas práticas de como ser um bom técnico de informática. Elas valem tanto para quem deseja trabalhar por conta própria com informática como para profissionais que buscam por uma colocação em uma grande empresa.


Leia também: “Como ser PJ em TI: tudo que você precisa saber para abrir uma empresa”. 


Como ser um bom técnico de informática: 7 dicas práticas

1. Capacite-se e obtenha certificações


A área de tecnologia está em constante movimento, por isso, o primeiro passo de como ser um bom técnico de informática é se manter estudando


Faça cursos e colecione certificações que ajudem no dia a dia do trabalho e que comprovem suas habilidades. 


Esteja atento às tendências do mercado, leia blogs da área e vá à eventos


Saber lidar com os novos processadores, dominar as novas tecnologias em equipamentos como HDs mais rápidos e modernos, compreender as novas peças e novos dos programas é fundamental para que você possa oferecer soluções atuais para seus clientes ou para a empresa na qual trabalha. 


Soluções atuais, geralmente, ampliam a velocidade das tarefas e isso gera mais produtividade para o negócio.


Quando você associa melhorias de processos ao seu nome você oferece ainda mais valor para a empresa, que passa a te observar como um profissional estratégico para a organização. 


Tudo isso, entretanto, só é possível por meio da capacitação. 

2. Amplie seus conhecimentos na área

Não cometa o erro de dominar apenas conteúdos relacionados a suporte e manutenção em informática.

Estar atento ao setor como um todo é uma dica fundamental para todos os profissionais que atuam na área de informática e tecnologia, e que desejam ter sucesso em seus segmentos.

Além disso, estar antenado a outras áreas pode te ajudar a enxergar mais facilmente oportunidades de trabalho. Já imaginou ser um técnico de informática para projetos que envolvem inteligência artificial?

Para que você chegue a cogitar esse tipo de estudo e especialização você precisa saber que tudo isso existe.

3. Diversifique seu trabalho

Há alguns anos poucas pessoas tinham notebook, mas o mercado evoluiu e atualmente quase todo mundo tem um equipamento como esse na mochila. 

 

Da mesma forma, tablets e smartphones se tornaram itens de trabalho, indispensáveis. 

 

Tudo isso quer dizer que você deve diversificar seu trabalho para ser capaz de atender mais clientes com diferentes necessidades. 

Voltamos à dica para técnico de informática número um: mantenha-se estudando! 

Um curso de manutenção para dispositivos mobile pode ser um diferencial para ampliar a sua clientela e fazer você chegar mais perto de obter sucesso!  

4. Seja solícito e invista no marketing pessoal

Poucas pessoas realmente entendem de tecnologia, mas quase todas lidam com dispositivos tecnológicos diariamente. Isso quer dizer que você como técnico de informática vai receber pedidos como “você me ajuda a instalar meu WhatsApp?” ou “Meu aplicativo do banco parou de funcionar, você dá uma olhadinha?”

 

Eu sei que tudo isso é bastante chato, mas lembre-se que no ambiente profissional uma mão lava a outra e que rede de contato é - quase - tudo!

 

Atender a chamados como os exemplos acima vai ampliar sua rede de contato gerando um sentimento positivo em relação a você. 

 

É claro que é importante impor limites, afinal, você não pode atrasar um reparo importante para atender a pedidos como esses. 

 

Entretanto, uma dica é pedir que a pessoa aguarde até que você termine seu trabalho e que assim que tiver um tempinho você vai tentar ajudar. 

 

Pequenos gestos podem colocar você à frente de muitos profissionais na corrida por destaque dentro da empresa ou entre clientes.

 

Considere essas tarefas como parte de sua estratégia de marketing pessoal

5. Cumpra seus prazos

Justa ou injustamente os profissionais de TI têm fama de atrasarem suas entregas. Por isso, se você deseja aprender como ser um bom técnico de informática basta tomar o caminho oposto. 


Acredite, o simples fato de cumprir prazos pode destacar você dos demais profissionais da área. 


Mesmo que você precise pedir um prazo maior para o projeto, garanta que não haverá atrasos. 


Implementar alguns processos de gerenciamento de projetos de TI pode te ajudar a garantir que todas as entregas sejam feitas dentro do deadline combinado. 


O Trello é uma ferramenta gratuita e pode te ajudar nessa etapa. Confira como, no vídeo abaixo.

6. Realize uma boa gestão de tempo

Já que tocamos no assunto de tempo e prazo é importante que você realize uma gestão de tempo eficaz para ser capaz de produzir mais dentro das horas que se propõe a trabalhar. Isso serve para profissionais autônomos ou não.

Se você é um profissional autônomo, ao gerenciar bem as horas de trabalho você vai ser capaz de atender a mais clientes, sem se sobrecarregar ou atrasar entregas. Mais clientes significa mais renda e, claro, uma rede de contatos maior.


Se você também tem dúvidas sobre como atrair clientes e esse é um dos seus medos começar a trabalhar como autônomo, indicamos que leia o artigo; “[GUIA] 6 dicas infalíveis de como conseguir clientes em informática”.

7. Seja transparente e tenha paciência para explicar

Alguns profissionais de informática não tem paciência de informar aos clientes o que está acontecendo com os equipamentos eletrônicos deles. 


Sabe o juridiquês dos advogados, muitos técnicos seguem essa linha com as informações relacionadas a tecnologia e ao equipamento do cliente.


Se você souber apresentar os defeitos e avarias que encontrou ao analisar um equipamento irá ganhar a atenção e a confiança do cliente para a execução dos serviços. 


Muitas pessoas que não entendem de informática tem medo de caírem em uma cilada ao contratar um técnico, por isso, em sua busca de como ser um bom técnico de informática, transmita confiança e seja confiável


Leia também: Quais ferramentas um técnico em informática precisa? [GUIA]

Por onde começar a se transformar em técnico de informática bem sucedido?

Entre estas dicas de como ser um bom técnico de informática existe outra coisa muito importante que é: amplie seu portfólio!

Se você é um profissional de TI autônomo ou freelancer em busca de mais oportunidades de trabalho, temos uma proposta perfeita para você: Seja um Nerd

A Encontre um Nerd é uma plataforma que oferece um ótimo canal entre as empresas e os profissionais de TI. Para se juntar a nossa equipe você precisa fazer um cadastro, incluir seus conhecimentos em informática. Depois disso será conectado a projetos das áreas que te interessam. 


As oportunidades vão desde o serviço remoto ao field service e você pode aceitar aqueles que desejar. Além de poder realizar o trabalho em horários flexíveis. 


Os Nerds cadastrados na nossa plataforma chegam a ganhar até R$ 2000 mensais, resolvendo problemas de TI dos mais diversos tipos.


Cadastre-se gratuitamente, encontre sua próxima oportunidades de emprego e esteja a mais um passo de ser um bom técnico de informática!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais
Receba uma proposta personalizada dos nossos consultores de suporte:
Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form