Como se tornar um gerente de TI: 5 passos até a liderança!

Formação, certificações, atualização profissional, desenvolvimento pessoal e mais. Como se tornar um gerente de TI e o que esperar do cargo.

Assim como toda profissão, na TI também estamos sempre buscando crescer e alcançar níveis mais altos em nossas carreiras. E para isso, entender como se tornar um gerente de TI é um dos primeiros passos que você deve dar para descobrir os caminhos que você deverá trilhar.


Ao aprender como se tornar um gerente de TI você poderá trilhar o seu caminho natural em uma empresa, passando por estagiário, técnico e analista, de maneira muito mais rápida e eficiente até vir a ocupar o tão almejado cargo de gerente de TI.


O caminho de como se tornar um gerente de TI não é feito da noite para o dia. 


Como todo crescimento profissional, você precisa se preparar para ser um bom profissional de TI, estudar e passar por estágios em sua carreira que o levarão até o cargo de gerente. 


Para isso você precisa focar suas decisões e aprendizados de maneira objetiva para que você alcance o seu resultado o quanto antes.


E para ajudá-lo em como se tornar um gerente de TI, trouxemos algumas habilidades e dicas que irão fazer com que você chegue lá o mais rápido possível. Portanto, acompanhe com a gente nosso artigo de como se tornar um gerente de TI.

Como é a profissão de gerente de TI?

Antes de aprender os caminhos de como se tornar um gerente de TI você precisa entender quais são as competências necessárias para este cargo.


Isso é extremamente importante para que você tenha em mente exatamente o que você está buscando e não seja surpreendido por novas responsabilidades que não desejaria ter.


Portanto vamos falar um pouco sobre as responsabilidades que você irá lidar como um gerente de TI.


A vida do profissional gerente de TI pode variar muito conforme o tamanho da empresa e o número de colaboradores disponíveis no setor de TI. Com uma equipe reduzida o profissional comumente acaba por realizar de tudo um pouco. Ao mesmo tempo que gerencia sua equipe, também realiza os trabalhos junto a eles.


Porém, em grandes empresas o trabalho de gerência será mais como o próprio nome diz: o de gerenciar a área de TI.


Com isso você terá responsabilidades por todo o funcionamento deste setor. Desde as responsabilidades técnicas como manter os sistemas funcionando, a responsabilidades com os recursos humanos dentro do setor.


Portanto esteja preparado para lidar com pressões por:



Além de todas essas responsabilidades, um gerente de TI deve:



Tudo isso fará de você um profissional completo e certo para o cargo que ocupa.

Como se tornar um gerente de TI: 5 passos

O caminho de como se tornar um gerente de TI passa por várias formações e também experiências de trabalho. 


Além disso você precisa ter um conjunto de atributos essenciais que farão de você a pessoa certa para este cargo. Portanto enumeramos os principais pontos de como se tornar um gerente de TI.

1. Formação

A primeira coisa que você precisa para começar a traçar o seu caminho de como se tornar um gerente de TI é se concentrar em sua formação.


Neste artigo, eu suponho que você já esteja trabalhando na área ou mesmo iniciando sua formação. 


Normalmente as formações básicas que te levarão a gerência de TI são os cursos tecnológicos da área de TI ou mesmo um bacharelado em Ciência da Computação.

2. Certificações

Além da formação inicial que você precisa para começar a sua carreira você terá de se manter atualizado com novas habilidades e certificações que tenham relevância em sua área de atuação.


Procure quais são as principais certificações que poderão te ajudar em seu setor ou área de atuação em sua empresa e comece por eles.


As certificações são muito valorizadas na área de TI. Não deixe de dar a devida atenção à elas!


Para te ajudar criamos um guia com certificações para TI! Acesse no artigo; “5 opções de cursos para profissionais de TI. Todos gratuitos”. 

3. Atualização

A área de TI é uma área com constantes mudanças tecnológicas e você precisa acompanhá-las.


Acompanhar o surgimento de novas práticas tecnológicas do mercado vai te ajudar a se destacar e estar sempre atualizado. Além do seu crescimento profissional, você irá demonstrar novas habilidades que poderão ser úteis em sua organização. 


Um profissional atualizado é muito valioso para uma empresa e é um atributo ainda mais valioso em um gerente de TI, portanto não deixe nunca de se atualizar com novas práticas e conhecimentos em sua área.

4. Atenção a suas habilidades pessoais

As habilidades pessoais são de grande importância para qualquer cargo de gerência.


Como gerente você precisará aprender como ser um bom líder no trabalho, afinal, irá lidar com diversas pessoas, desde sua equipe, gestores e diretores da empresa.


Além disso você terá muito mais responsabilidades e uma pressão muito maior sobre os seu trabalho e resultados. Portanto aprender formas de lidar melhor com suas características e, além disso, aprender a fazer uma boa gestão de pessoas, com certeza vai ajudar você a ser um gerente de sucesso.

5. Experiência vem com o tempo.

Entenda que não há como se tornar um gerente de TI da noite para o dia. Para se tornar gerente de TI um dos atributos principais é a experiência.


A experiência não é algo que você possa aprender em qualquer curso. Ela só vem com o tempo e muito trabalho.


Mas não desanime! Experiência vem com o tempo e quanto mais preparado você estiver, menos tempo você terá de esperar.

Pronto para crescer em sua carreira?

Aprendendo os passos de como se tornar um gerente de TI você poderá fazer com que sua carreira tome um novo rumo.


Com foco em seus objetivos, seguindo estas nossas dicas, você terá tudo o que precisa para ser o gerente de TI que você sempre almejou. Portanto não perca tempo e comece já a preparar o futuro de sua carreira na TI.


Você é um profissional TI ou técnico em informática, local ou remoto, em busca de mais oportunidades de trabalho na área? Seja um Nerd da rede de profissionais da Encontre um Nerd.


Além de ser uma excelente oportunidade de crescimento profissional essa experiência irá contar para seu currículo!


Nossos Nerds chegam a ganhar até R$ 2000 mensais resolvendo problemas de TI dos mais diversos tipos trabalhando remoto ou presencialmente. Cadastre-se e receba notificações sobre trabalhos em sua área e aceite aqueles que você desejar. 


Você pode encaixar seus atendimentos nos melhores horários e criar uma renda extra. Confira o escopo de serviços com os quais você pode trabalhar e comece HOJE mesmo!



Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais
Receba uma proposta personalizada dos nossos consultores de suporte:
Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form