Saiba como se preparar para a força laboral 5G conferindo nosso artigo!

O crescimento do setor de telecomunicação é uma constante que não para, mas sempre tem aqueles momentos de crescimento explosivos que ditam como a sociedade vai funcionar a partir daquele exato momento.

Empresas, pessoas e governos estão mais conectados a cada dia e esperam por melhorias sempre que um boom tecnológico agita o mundo.

Seguindo essa tendência, a rede móvel 5G está vindo para atender todas as demandas de streaming, monitoramento e outras inovações que as novas tecnologias estão oferecendo.

Mas, para ter acesso a todos os benefícios do 5G e mostrar que estão abertos às mudanças que estão por vir, as empresas precisam saber como se preparar para a força laboral 5G.

A força laboral (força de trabalho) da maioria das empresas, isso em escala mundial, não está preparada para a implementação dos benefícios das redes móveis 5G. Além da infraestrutura, muitos negócios não sabem a qual profissional recorrer para dar sequência às modificações.

E ainda, para deixar toda a situação um pouco mais complexa, falta mão de obra qualificada no mercado capaz de atender as demandas que estão surgindo.

Para facilitar o planejamento de qualquer empresa, vamos te apresentar como se preparar para a força laboral 5G de um jeito inteligente.

Boa leitura!

As mudanças para se preparar para a força laboral 5G

A rede móvel 4G é um padrão para boa parte dos usuários e empresas nas últimas décadas, seja para usar aplicativos, redes sociais, softwares.

Apesar de todo o progresso que o 4G ofereceu para a sociedade como um todo, essa rede não é mais capaz de lidar com o aumento dos dispositivos conectados (Internet das Coisas).

A velocidade que o 4G oferece já está em seu limite e a sua latência é relativamente alta para a exigência atual de conectividade. Algo que vai mudar com a implementação do 5G.

A rede 4G consegue alcançar uma velocidade real entre 10 a 50 Mbps, isso, é claro, pode variar de uma operadora ou região para outra.

Essa velocidade permite que usuários e negócios façam videoconferências, transmissões ao vivo, joguem online, usem AR e VR, façam o download ou upload de arquivos.

Já o 5G promete aumentar a velocidade (100 vezes), com o mínimo possível de latência, para setores como saúde e transporte que precisam trabalhar com uma transferência de dados praticamente instantânea, isso é um grande avanço.

Junto a isso, o 5G:

  • tem capacidade para lidar com aplicativos que exigem uma alta velocidade de envio e retorno instantânea como streamings de vídeos, carros autônomos, IoT;
  • oferece maior confiabilidade nos dados. É claro que isso não significa que todos os problemas relacionados à conectividade e chamadas serão resolvidos, mas serão mais confiáveis.

Por onde começar

Todo processo para a construção do 5G será gradual e não algo que vai ser concluído da noite para o dia, como muitos acreditam.

As redes móveis 4G e 5G vão coexistir por um longo período até que toda a nova infraestrutura das operadoras seja finalizada.

Enquanto isso, líderes de negócios e diretores de tecnologia podem investir em uma infraestrutura de TI compatível com a nova rede móvel, assim, como ajustar todos os seus projetos para continuarem no futuro.

As tecnologias mais avançadas vão exigir uma virtualização complexa para funcionar e atender ao negócio, portanto, toda empresa (independente do seu tamanho ou segmento) que conseguir reduzir sua dependência de mainframes locais, vão sair na frente da concorrência.

Outra modificação das empresas é a formação, ou terceirização, de uma equipe que saiba como implantar o 5G em todos os projetos e possa assumir a linha de frente na criação de uma estratégia a ser seguida.

Lembre-se que o 5G não vai mudar apenas a área de TI de um negócio, mas toda a dinâmica do negócio e seus setores, por isso o envolvimento de todos os líderes é fundamental para o sucesso da implementação.

Construa uma comunicação sólida entre a TI e os demais departamentos da empresa, especialmente quando todo processo dos serviços será modificado para se adequar ao 5G e aos seus benefícios.

Leia mais: Como preparar sua equipe de TI para a força de trabalho 5G >

Treinamentos

Para facilitar as novas transições que o 5G tem a oferecer, as empresas podem preparar treinamentos para educar seus colaboradores e seus parceiros mais próximos.

A ideia é compartilhar com essas pessoas as principais especificações da rede, como funcionam, quais as mudanças e até mesmo como implementar as novas rotinas em seu dia a dia.

Por ser uma mudança tecnológica, o treinamento não deve se limitar ao papel, é preciso ir muito além e partir para a prática. Só assim os profissionais vão entender como funcionam os novos processos e como as novas tecnologias vão contribuir para melhores performances, mais produtividade e efetividade.

Com o treinamento prático, os profissionais serão mais eficazes e todas as dúvidas que surgirem, podem ser solucionadas na mesma hora.

Os benefícios desse tipo de abordagem são:

  • feedback imediato (dúvidas e sugestões) por parte dos colaboradores durante o treinamento prático pode ser solucionado na hora
  • aprendizagem mais concreta
  • união entre aprendizagem e trabalho ajudam a guardar e processar informações

A tecnologia vai beneficiar seu negócio, sua equipe de serviço de campo, a automação de processos e transformar as rotinas entre empresas e seus clientes.

Bilhões de dispositivos de IoT serão implementados nos próximos anos. As organizações que pensam no futuro e desejam manter o negócio competitivo precisam se preparar a longo prazo para tudo o que o 5G vai exigir.

O mercado tecnológico e digital continuará evoluindo, mesmo que seu negócio deixe para pensar em mudanças quando o 5G “estiver mais consolidado”.

Sua preocupação é como encontrar uma equipe qualificada e preparada para te ajudar a planejar e implementar todas as mudanças necessárias?

Nossos Nerds são profissionais altamente qualificados e estão preparados para ajudar empresas a implementarem novas tecnologias em sua rotina e infraestrutura.

Gostou do nosso conteúdo sobre como se preparar para força laboral 5G? Aproveite para marcar uma reunião com a nossa equipe e vamos encontrar juntos uma solução confiável para o seu negócio.

O 5G está muito mais perto do que se imagina e o seu negócio precisa se preparar para conquistar novos clientes!

Como se preparar para a força laboral 5G