Como reduzir custos na TI


Na medida em que as grandes empresas precisam se adaptar às novas rotinas por conta da pandemia e dar a assistência a todas as pessoas que atuam nas equipes internas, gestores e diretores estão em busca de soluções práticas para enfrentar grandes crises econômicas.

Apesar de todos os setores estarem na mira dos CIOs, a atenção desses profissionais acaba focando no gerenciamento dos custos de TI, mais precisamente, estão focados em reduzir custos de TI.

Se você, gestor, está na mesma situação, precisa revisar todas as opções de custo e avaliar qual o contexto estratégico do negócio antes de tomar alguma decisão sobre corte de custos.

Uma decisão mal pensada pode mais prejudicar um negócio ao invés de beneficiar a longo prazo. É como dizem: você precisa cortar custos de uma maneira mais inteligente.

Muitos gestores acabam seguindo os caminhos tradicionais para a redução como o famoso “apertar o cinto” e exigir que a equipe de TI mantenha um alto padrão de atendimento, com uma verba bem mais curta.

Continue para entender maneiras mais eficazes de reduzir custos de TI sem necessariamente escolher os caminhos mais tradicionais.

Boa leitura!

Antes de começar a reduzir os custos, elabore uma estratégia de redução de custos

A redução de custos deve ser tratada como qualquer outro tipo de projeto interno.

É preciso analisar o contexto em que a empresa vive e quais estratégias devem ser seguidas para só então definir quais custos devem ser reduzidos para enfrentar a crise financeira que o negócio passou a enfrentar.

Assim que todas as estratégias forem elaboradas, bem desenvolvidas, estudadas e alinhadas com a proposta do negócio, o plano pode enfim ser colocado em prática.

Para desenvolver esse plano, com todas as estratégias necessárias focadas em reduzir custos, recomendamos que você avalie alguns pontos como:

1. Determine o motivo para cada estratégia de redução de custos. Lembre-se que não basta apenas “cortar os gastos” pela metade, mas é preciso medir como aquele corte vai afetar a equipe de TI e quais as alternativas para manter a boa qualidade de atendimento e serviços, com um investimento mais reduzido.

2. O menos pode significar mais. Esse é um conceito que faz toda a diferença em vários segmentos como publicidade, moda, gastronomia e até mesmo na área de tecnologia. Muitas equipes poderiam ser mais produtivas com menos, inclusive uma equipe de TI especializada e mais enxuta, sistemas mais completos e automatizados.

3. Aplique estratégias que podem ser totalmente revertidas. Existem decisões que em curto prazo parecem as melhores, mas causam um grande impacto na empresa e não podem ser revertidas caso a empresa volte a ter a possibilidade de injetar novos investimentos no setor. Por isso todo gestor precisa pensar no corte de custos a longo prazo, não somente no “aqui e agora”.

4. Defina como cada estratégia de redução de custos será implementada. Não basta ter uma grande solução para reduzir os custos sem afetar a produtividade, todo gestor precisa definir como o plano será colocado em prática, caso algo dê errado, precisa de um plano de prevenção e precisa levar em consideração toda a equipe de técnicos de TI.

Uma equipe de planejamento deve ser criada para elaborar as estratégias de corte de custos. A equipe de técnicos também deve fazer parte desse planejamento, já que são eles quem estão na linha de frente e são capazes de enxergar situações que o gestor pode deixar passar.

Assim que a fase de planejamento for concluída, a equipe de planejamento deve passar para a fase de implementação. Métricas de análise devem ser definidas para estudar qual está sendo a resposta de toda a equipe de técnicos com o plano para reduzir os custos na TI.

O plano deve ser seguido rigidamente para que os gastos não saiam de controle ou a equipe apresente resultados negativos.

Invista na produtividade e flexibilidade da TI

A TI é uma área que precisa sempre ser reinventada. Não somente pela tecnologia que muda a todo instante, mas seu orçamento deve sempre seguir o desempenho e necessidades do negócio.

Pela agilidade com que a tecnologia evolui, novas possibilidades devem sempre estar no radar de todo gestor. Muitas vezes o orçamento está desatualizado e acima do que a TI realmente precisa para funcionar e melhorar.

Nos casos em que o orçamento está muito acima, os gestores precisam estudar como mudar o quadro e melhorar para todos os envolvidos.

Duas maneiras de reduzir os custos de TI e aumentar a liquidez são:

1. Atualização de hardware

No conteúdo “O que você precisa saber sobre redução de custos de TI” falamos sobre a possibilidade de aderir os serviços em nuvem como uma alternativa de reduzir custos.

A atualização de hardware prevê a substituição de equipamentos, serviços e maneiras de armazenar informações.

Além da nuvem, equipamentos antigos podem consumir mais energia, além de impedir que os técnicos trabalhem com agilidade e produzam mais.

2. Automação

A automação dos serviços de campo da empresa permite que você reduza custo com pessoal e erros.

Muitos processos são descartados com a automação, isso sem contar o tempo que técnicos levam para resolver problemas, liberar acessos e fazer todos os tipos de serviços é muito mais rápido.

Pense na automação como uma ajuda da inteligência artificial, uma ferramenta capaz de ajudar a reduzir custos e ainda levar a empresa para uma era cada vez mais digital.

Sua equipe está preparada para as mudanças?

Quando citamos a importância da própria equipe de técnicos de TI participarem da elaboração do planejamento de redução de custos, foi justamente para prepará-la para esse momento tão importante.

Muitas pessoas não recebem bem as estratégias de redução de custos. Por isso quanto mais envolvida a equipe está, melhor será a adaptação e implementação das mudanças propostas.

Nossa equipe de Nerds pode te ajudar a encontrar a melhor estratégia para reduzir os gastos da sua TI. Fale com os nossos especialistas e crie um planejamento na medida para sua equipe e negócio.


Como reduzir custos na TI