A Internet das coisas (Internet of Things, IoT) está mudando a maneira como o mundo interage e convive com a tecnologia. Agora chegou a hora dela impactar a força de trabalho com a implementação da nova tecnologia 5G.

A maneira como as pessoas trabalham hoje será muito diferente em um futuro muito próximo.

Quer um exemplo? Uma mudança, que já começou e vai ganhar ainda mais força, é fato de que os locais de trabalho não serão mais limitados aos espaços físicos, aos escritórios.

Algumas características do 5G como a alta taxa de transferência de dados e baixa latência vão permitir que os novos dispositivos façam muito mais que os seus antecessores que se conectavam às redes 4G.

As empresas de tecnologia preveem grandes mudanças para os próximos cinco, dez anos conforme a tecnologia for implementada nos países. O 5G vai causar grande impacto na força de trabalho, mas quais serão os seus efeitos?

A empresa Ericsson prevê que até o ano de 2024 o 5G terá alcançado mais de 40% de cobertura populacional e 1,5 bilhão de assinaturas. O que a tornará a geração mais rápida a ser lançada em escala global.

Uma coisa é certa: as empresas precisam se preparar, pois, as mudanças já estão prontas para acontecer.

Continue a leitura para entender como a tecnologia 5G pode mudar a dinâmica das empresas e da força de trabalho como a conhecemos.

O que é a força de trabalho 5G?

A força de trabalho 5G, também chamada de força laboral 5G, é usar a tecnologia para que o trabalho seja executado de um modo diferente, onde é possível aproveitar a velocidade de transferência de dados e a baixa latência dos dispositivos móveis.

A força de trabalho 5G vai permitir que as empresas aproveitem melhor o trabalho remoto das suas equipes, além da possibilidade de treinar seus funcionários e parceiros com sistemas 4k AR (realidade aumentada) e VR (realidade virtual).

Os benefícios, para quem vê de fora, serão sutis e até mesmo irrelevantes no começo, mas as empresas que investirem em uma infraestrutura capaz de suportar a integração com o 5G vão perceber algumas mudanças na automação e atividades em que os funcionários usam dispositivos móveis conectados a uma rede de dados móveis.

A tecnologia 5G será uma substituta atraente da tradicional rede Wi-Fi, já que o rendimento e a qualidade de serviço serão melhores e mais rentáveis.

Os desafios para a força de trabalho 5G

A implementação de qualquer tecnologia apresenta grandes desafios, isso acontece desde que o homem inventou a roda e não será diferente hoje.

Uma preocupação compartilhada por muitos profissionais é que nos próximos anos vão surgir novos dispositivos, aplicativos e sistemas operacionais mais rápido do que estamos acostumados, mas com todo esse dinamismo, as grandes corporações vão poder confiar 100% nessas tecnologias sem precisar se preocupar com problemas que podem estagnar os negócios?

Outra grande preocupação é a infraestrutura para suportar a força laboral 5G. Todos aqueles que investirem nessa tecnologia vão precisar implementar mudanças para dar suporte às equipes, especialmente às equipes de campo TI, que vão se beneficiar diretamente com o 5G.

Um trabalho remoto mais inteligente, rápido e eficiente

Segundo um estudo publicado pela IHS Markit, a transição para a tecnologia 5G vai gerar 35 milhões de empregos no mundo até 2035 para que as empresas possam se adaptar à inovação e mobilidade que vão surgir.

O trabalho remoto é a transição mais aguardada com a implementação da tecnologia 5G nas empresas. Com o isolamento social de 2020, muitas empresas e funcionários conseguiram ter uma ideia do que precisa ser feito para melhorar e permitir que essa alternativa seja viável.

Antes mesmo da pandemia Covid-19 o trabalho remoto não era algo possível para todos os funcionários de uma empresa, eram poucos aqueles que tinham essa possibilidade.

O motivo? Era necessário uma internet confiável de alta velocidade, acesso à rede, um espaço de trabalho personalizado (sofá e cama não combinam com a produtividade) e livre de distrações. 

Com a implementação de uma força de trabalho 5G combinada com uma infraestrutura preparada para o 5G, IoT, VR e AR, os trabalhadores vão executar suas tarefas de qualquer lugar do mundo, até mesmo dentro de um ônibus, trem ou em um parque. 

E quando falamos “todos” os funcionários, incluímos os operários, prestadores de serviços de campo e até profissionais de saúde que hoje precisam estar presentes fisicamente em seus trabalhos.

Quais os setores que vão se beneficiar com a força de trabalho 5G?

Praticamente todo o mercado vai se beneficiar com a possibilidade de interconexão de diversos dispositivos, além de melhorar a velocidade de transferência de dados e diminuir a latência.

Estamos no estágio inicial desse processo, mas já temos certeza de que as inovações vão aumentar o desempenho e produtividade de muitos setores. 

Entre eles estão:

  • Setor de varejo
  • Setor de saúde
  • Setor de hospedagem
  • Setor financeiro
  • Transportes
  • Manufatura
  • Entretenimento
  • Indústria agrícola

Como se preparar para a força de trabalho 5G?

O preparo para a força de trabalho 5G vai além da instalação das redes 5G pelas operadoras. Assim que a tecnologia for acessível, o negócio precisa ter certeza de que está preparado para abraçar as mudanças que estão para vir, isso significa que você, gestor ou diretor de TI precisa:

- Estudar a missão e os objetivos da organização e só então analisar como usar a seu favor a velocidade, latência, largura de banda e liberdade sem fios. Comece a estruturar um plano de força de trabalho 5G e defina novas metas de curto, médio e longo prazo, estude a possibilidade de implementação de novos dispositivos e equipamentos que antes estavam “à frente do seu tempo”.

- Determine quais mudanças serão necessárias para otimizar a implementação da força laboral 5G.

- Envolva os gestores das outras áreas da empresa e os fornecedores para determinar os novos processos que serão possíveis implementar na empresa.


Você precisar de ideias e quer entender melhor o que o 5G tem a oferecer para o seu negócio, fale com os nossos Nerds! Vamos te ajudar a criar um plano e a executá-lo da melhor maneira possível.


Com as novas possibilidades de trabalho remoto à porta não existem dúvidas de que a tecnologia passou a trilhar novas formas de trabalho, além do desenvolvimento dos serviços prestados.

Você está preparado para a força de trabalho 5G? Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro dessa nova tecnologia.

Como preparar sua equipe de TI para a força de trabalho 5G