O Ponto de venda, popularmente chamado de PDV ou POS (point of sales), é um ponto importante para o varejo, pois refere-se justamente ao local em que um cliente efetua o pagamento das suas mercadorias ou serviços.

O conceito de PDV sofreu alterações ao longo dos anos, mas o seu papel é único: gerar receita para a loja.

Dentro do varejo o PDV é uma das áreas que mais pode se beneficiar da tecnologia para oferecer melhores experiências aos seus clientes e possíveis clientes, basta a gerência e diretoria saber aproveitar as oportunidades que surgirem.

Quer saber como o PDV pode evoluir com a tecnologia?

Continue a leitura!

O sistema de gerenciamento de PDV

Toda loja de varejo que está em constante crescimento ou que abriu novas unidades, precisa de um sistema de PDV moderno e que atenda a todas as suas necessidades.

Escolher o melhor sistema de PDV não é uma tarefa tão simples, já que sempre surgem no mercado sistemas com propostas diferentes, com processos e funções específicas para cada finalidade do negócio.

Pensando em sua função básica, um sistema PDV é capaz de processar pagamentos, imprimir recibos e outras funções base.

Mas a partir do momento que você passa a investir em um sistema de gerenciamento de PDV inteligente, é possível transformar algo básico em uma ferramenta de gerenciamento mais complexa, como controlar lucros, clientes, estoques, rastrear pagamentos recebidos e muito mais.

Os sistemas de gerenciamento modernos possuem interfaces mais amigáveis e intuitivas, são capazes de ajudar seus clientes a navegarem pelo seu estoque e acelerar o processo de vendas.

Ou seja, você ganha uma força de trabalho extra.

Os benefícios de implementar um sistema de gerenciamento de PDV

Os sistemas de gerenciamento de última geração estão mais integrados. Com os novos recursos, é possível até mesmo controlar em um mesmo espaço as vendas das lojas físicas e a loja virtual do negócio, caso tenha.

Grandes lojas precisam de um sistema de ponto de venda moderno, pois dessa forma é possível diminuir drasticamente os processos que impediam o negócio de crescer mais rápido, porém, com a tecnologia certa isso pode mudar.

Para se manterem mais relevantes, as lojas de varejo buscam por novas tecnologias que podem agregar para uma experiência interna e ao mesmo tempo para os clientes.

Diante disso, empresas especializadas em PDV estão percebendo a demanda do mercado e a sua busca por algo mais personalizado, por isso, você pode criar um plano de implementação de novas tecnologias para que a sua loja não fique atrás da concorrência, ganhe mais espaço e conquiste o público.

Com a implementação de um sistema de gerenciamento de PDV você pode contar com os seguintes benefícios:

Acompanhamento do número de vendas

O grande problema dos PDV obsoletos é a desorganização e acúmulo de papéis, recibos, notas e até mesmo dinheiro no final do dia. Com um sistema de gerenciamento de PDV é possível organizar tudo isso em um espaço virtual, ter acesso às informações em tempo real e o número de erros de levantamento de vendas que poderiam surgir seriam reduzidos a quase zero.

Maior controle de estoque

Controlar o estoque é um dos grandes desafios de qualquer loja de varejo. Por mais organizada que uma loja seja ou quantos inventários do estoque são feitos semanalmente, os números, às vezes, podem não corresponder.

Isso significa que mercadorias e vendas podem ser perdidas. Tudo isso envolve uma única coisa: dinheiro perdido.

Os sistemas de ponto de venda podem resolver esse problema com soluções inteligentes, como alertas e diagnósticos de quais itens vendem mais e quais mercadorias estão paradas no estoque.

Comunicação / Marketing

Lembra quando falamos que o PDV passou por muitas transformações nos últimos anos? Um PDV pode impulsionar as vendas de uma loja, independente de qual segmento seja.

Isso porque o PDV é capaz de armazenar todas as informações referentes a compras dos clientes, seus gastos, produtos e demais informações que ajudam uma loja a entender melhor o seu público-alvo, seus hábitos de compras e usar essas informações para criar promoções.

O PDV e a internet das coisas

O varejo é um dos mercados que mais se beneficia com o desenvolvimento da internet das coisas.

Os sistemas de PDV inteligentes, como já citamos acima, vão muito além das transações operacionais do dia a dia.

Devido à inteligência artificial, eles conseguem aprender os comportamentos dos clientes, atualizar estoques e fazer com que a equipe de vendas consiga vender para um público exclusivo.

As lojas virtuais estão em processo de crescimento e conquistam novos clientes todos os dias, mas as lojas físicas ainda são responsáveis pelo maior número de vendas.

Os clientes esperam que as lojas ofereçam serviços personalizados, por isso os sistemas de gerenciamento de PDV de varejo habilitados para IoT oferecem às lojas novas oportunidades no mercado.

Junto com os benefícios que já citamos acima, as lojas podem também rastrear os horários de maior movimento e automatizar seus processos operacionais para que toda a equipe trabalhe para oferecer a melhor experiência para os clientes, além de rastrear devoluções e inventário do estoque.

Como o PDV inteligente funciona?

O processo é muito simples.

Por exemplo, o PDV inteligente pode informar quando um produto de alta demanda, ou seja, de alta procura em sua loja, acabou.

Ao invés de descobrir que um produto está em falta no estoque quando um cliente solicitar ou durante uma conferência de estoque, é possível configurar um alerta no sistema para avisar quando a última unidade for vendida, por causa da sua integração.

Conclusão

A tecnologia tem desempenhado um papel importante no mercado de varejo. Em um PDV, ela vai além da organização do negócio, gerar planilhas e centralizar as informações do caixa.

Lojas conseguem estudar todo um comportamento de compras e basear decisões importantes a partir disso.

Esse tipo de ferramenta é o que falta para muitas lojas de varejo aumentarem suas vendas e até mesmo se consolidarem no mercado.

Não deixe para investir em um sistema de PDV moderno para depois.

Fale com os nossos nerds para encontrar as melhores soluções de PDV para o seu negócio.


Como o PDV pode evoluir com a ajuda da tecnologia