Como montar um plano de contingência de TI

Um plano de contingência de TI é algo extremamente necessário para todos os negócios ativos, pois é o que garante a saúde financeira da empresa quando surgem problemas completamente inesperados.

Um dos maiores pesadelos de todo profissional de TI é que algum imprevisto atrapalhe as operações de um grande negócio, principalmente quando ele é o responsável pelo seu monitoramento.

É claro que existem milhões de possibilidades que podem dar erradas em um negócio, mas criar um plano de contingência de TI, ao menos, vai impedir que o incêndio tome proporções estratosféricas.

Vamos te explicar quais são os principais pontos de contingência de TI necessários para um bom planejamento sem complicações e à prova de problemas.

Boa leitura!

O que é um plano de contingência de TI?

Em sua essência, um plano de contingência de TI é um plano de ação que todo gestor e diretor de TI deve elaborar caso algum evento ou situação inesperada aconteça e pegue todos de surpresa.

Muitas vezes, uma contingência de TI pode até ser positiva para uma empresa, como é o caso de algum acontecimento que pode gerar grandes lucros, mas na maioria das vezes, uma contingência de TI é negativa o suficiente para abalar uma organização, sua saúde financeira e até mesmo a possibilidade dela fechar suas portas.

Um plano de contingência de TI, o famoso “plano b”, é fundamental para que o negócio dê continuidade em suas operações, já que o problema foi antecipado e foi possível evitar que esses problemas prejudiquem o time de TI e o restante do negócio.

É comum que grandes empresas, ou instituições públicas, criem um conjunto de planos de contingência para uma grande variedade de ameaças em potencial. Isso significa que foram feitas pesquisas, análises de ameaças e por fim, desenvolvidas estratégias que, ao serem aplicadas, vão ajudar o negócio a se manter ativo no mercado.

Vamos usar como exemplo a pandemia mundial que assolou o mundo em 2020. Temos plena convicção que boa parte dos negócios não estavam preparados para que os seus colaboradores pudessem trabalhar home office.

A EuNerd participou de muitos projetos de grandes corporações para que todos os funcionários tivessem o necessário para continuar a trabalhar de casa, sem diminuir a sua produtividade.

Encare o plano de contingência de TI como uma estratégia proativa, criada para gerenciar crises e impedir que o negócio sofra um impacto devastador.

É importante ressaltar que criar um plano de contingência é uma prevenção, não é uma garantia de que os problemas vão de fato acontecer, é apenas uma proteção para atenuar os impactos que surgirem.

Como criar um plano de contingência de TI

Faça uma análise dos impactos que os riscos podem causar ao negócio

Quando o assunto é TI, a lista de impactos gerados por riscos e problemas podem ser grandes.

Muitos elementos podem ser esquecidos quando acontece algum problema. O levantamento antecipado dos impactos que podem ocorrer tanto na infraestrutura, hardware e software são importantes.

Prever cenários de pior caso não é ser extremista, mas é uma forma de conseguir identificar as soluções e os caminhos que devem ser tomados para evitar prejuízos.

Identifique quais as áreas mais críticas do negócio

Cada empresa tem seus próprios processos, formas de fazer negócio, organizar sua infraestrutura.

Ao fazer um inventário de todo hardware, softwares e processos, será possível visualizar quais são os pontos mais fracos e críticos do negócio.

Essas informações ajudam durante a criação de estratégias e como dar sequência com o plano de contingência. Além disso, será possível melhorar cada uma dessas fraquezas para que o negócio se torne mais saudável e livre de riscos.

Liste quais medidas preventivas devem ser seguidas

Medidas preventivas são planos que devem ser seguidos para eliminar possíveis riscos e problemas que possam ocorrer esporadicamente dentro de um negócio.

Backups diários, semanais ou mensais, checkups de TI, segurança, manutenções preventivas e corretivas ou qualquer outra ação que elimine possíveis riscos devem fazer parte de um plano de contenção de TI e até mesmo da política do próprio negócio.

Reúna uma equipe e crie estratégias de recuperação para os riscos que surgirem

“Duas cabeças pensam melhor que uma”, por isso é vital que toda a equipe participe durante o processo de elaboração das estratégias de recuperação dos riscos que surgirem em uma empresa.

Não esqueça de que todas as estratégias que serão implementadas devem abordar justamente o impacto negativo causado pelos imprevistos.

Ao desenvolver essa estratégia de TI leve em conspirações itens como custos, segurança e o negócio de modo geral, não somente a área de TI.

Faça o teste, ajuste e teste novamente

Depois que todas as análises e conteúdos forem concluídos, do nível mais básico ao mais complexo, o papel e responsabilidades de cada colaborador durante o plano de contingência, e todos os caminhos que a empresa vai seguir definidos, coloque todas as informações em um documento detalhado.

Construa um arquivo pensando que qualquer pessoa possa dar sequência com o plano, mesmo que ela tenha começado a trabalhar no mesmo dia em que a crise estourou.

Com esse arquivo elaborado e revisado, coloque o plano em prática. Faça todos os tipos de testes possíveis para garantir que o plano não é passível de falhas.

Caso alguma seja detectada, faça os ajustes necessários e teste novamente.

Teste backups, monitoramentos, processos e até mesmo como a sua equipe de TI vai responder mediante a crise.

 

Um plano de contingência de TI não é algo que se cria do dia para a noite. Ele deve ser construído com paciência e seriamente. Esse é um pequeno guia que você, gestor de TI, pode seguir para estruturar o plano sob medida para a empresa em que você trabalha.

Envolva diretores, gestores e toda a equipe de TI para planejar medidas que vão ajudar o negócio a superar os problemas sem grandes prejuízos.

Esperamos que este conteúdo sobre como montar um plano de contingência de TI te ajude, de um jeito inteligente, a diminuir os riscos.

Quer saber mais? Fale com os nossos Nerds. Eles estão prontos para te ajudar.


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