Como investir em marketing nas pequenas empresas: 4 etapas

Vamos te ensinar como investir em marketing nas pequenas empresas de forma objetiva. Siga nosso passo a passo e faça sua empresa se destacar

Com o mercado cada vez mais competitivo, saber como investir em marketing nas pequenas empresa não só é necessário mas também uma obrigação para quem quer manter suas portas abertas.


Segundo uma pesquisa feita, neste ano de 2019 nos Estados Unidos, com 529 pequenas empresas, 89% delas fazem investimentos em marketing. Mostrando mais uma vez sua importância. Ainda nesta mesma pesquisa foi revelado que quase todas elas (95%) pretendem aumentar seus investimentos em marketing digital para pequenas empresas


Portanto é notável que essas empresas estão sentindo os resultados positivos destes investimentos, principalmente em marketing digital. Saber como investir em marketing nas pequenas empresas, é algo vital.


Sabendo da importância de saber como investir em marketing nas pequenas empresas, escrevemos este artigo para que você aprenda dicas de como começar.

Como investir em marketing nas pequenas empresas

O marketing é essencial para toda e qualquer empresa. E deve ser visto como um investimento que trará lucratividade e crescimento. Definir as estratégias é primordial para obter sucesso em seus resultados.


A seguir, vamos aprender quais são os passos de como investir em marketing nas pequenas empresas. Vamos começar!

#1 Conheça seu público

Conhecer o seu público é o primeiro passo que você deve dar para começar a traçar seus planos de como investir em marketing nas pequenas empresas. E para conhecer seu público precisamos fazer algumas perguntas básicas:


  • Qual é a faixa etária?
  • Onde é que eles vivem?
  • Qual é a faixa de renda?
  • Como eles se comportam?
  • Quais são as necessidades dele?


Estas são apenas perguntas básicas que você precisa responder para saber direcionar corretamente seus esforços de marketing. 


Para responder a estas perguntas você pode fazer pesquisas com seus atuais clientes e até mesmo definir um “público ideal” que você queria atender, criando personas ideais.


Além disso estas perguntas irão te ajudar a estruturar o seu funil de vendas, que veremos a seguir.

#2 Estruture o seu funil de vendas

O funil de vendas é uma forma de representar as etapas que o seu público potencial passa desde o conhecimento de sua empresa até a compra de seu produto ou serviço.


Normalmente se divide em 3 etapas:


  • Topo de funil: o topo do funil é a fase em que seu cliente está conhecendo sua empresa. É aqui que ela descobre você, sua demanda e seu serviço.
  • Meio do funil: no meio do funil é onde estão os seus potenciais clientes que já sabem sobre sua empresa e seus serviços e a percebem como uma opção de compra. É aqui que eles irão julgar e analisar a probabilidade de comprar e utilizar seus serviços.
  • Fundo do funil: o fundo do funil é o momento de fechamento da compra. Seus potenciais clientes já estão cientes de sua empresa e seus serviços e já a aceitaram como uma opção. Portanto é aqui que você deve ser mais incisivo em sua abordagem e focar no fechamento de venda.


Ao criar o seu funil de vendas você poderá desenvolver estratégias focadas em cada um dos momentos de compra de seus cliente.


Como investir em marketing nas pequenas empresas

Image: Atendare

#3 Definir seu orçamento (budget)

Para que você não se perca no orçamento de sua empresa, é importante que você se organize e separe uma porcentagem de sua renda bruta para investimentos em marketing. 


Esta porcentagem pode variar de acordo com o tipo de negócio que você possui e o momento em que sua empresa está.


Por exemplo se sua empresa está chegando ao mercado agora, ou mesmo lançando um novo produto, você precisa investir um pouco mais. Se lembra do que falamos no funil de vendas? Se seus clientes em potenciais não conhecem você ou seu produto, isso requer um investimento maior. Ao contrário de clientes de fundo de funil que já estão dispostos a comprar de você e só precisam de um empurrãozinho.

#4 Defina sua estratégia

O marketing digital tem sido um grande aliado das pequenas empresas. Conforme você pode conferir na pesquisa que apresentamos no início deste texto, 95% das pequenas empresas que investem em marketing digital pretendem aumentar os seus investimentos nesta área.


A estratégia em marketing para pequenas empresas pode ser feito de diversas formas, e as mais comum são:

Redes Sociais

As redes sociais são ótimos aliados das pequenas empresas. Criar uma presença online seja no Facebook, Instagram, Twitter, seja onde for, é uma maneira barata e prática de construir um relacionamento com seus clientes.


As redes sociais oferecem um canal direto de comunicação entre você e seus clientes. Canal este que pode ser útil de diversas maneiras como:


  • ouvir feedbacks
  • obtenção de leeds
  • divulgação de produtos
  • divulgar promoções


A presença online atualmente é indispensável e pode ser o primeiro local onde seus clientes irão procurá-lo. Portanto não subestime sua presença online.


Porém, antes de sair criando contas por aí, procure saber as redes sociais que seus cliente mais usam.


Se lembra das perguntas de conhecimento de seu público? Saber como seus clientes e potenciais clientes se comportam irá te ajudar a definir sua presença online.

Publicidade online

A publicidade online pode ser realizada de diversas formas. As mais comuns atualmente para pequenas empresas são as publicidades:


  • em redes sociais;
  • nas plataformas de buscas (geralmente o Google);
  • anúncios em banners.


Você com certeza já esbarrou com algum post pago durante o uso de sua rede social, resultados patrocinados em sites de pesquisas e banners com propaganda.

SEO

SEO é o processo de otimização de sua presença nos resultados de sites de pesquisas, como o Google. Sua estratégia consiste em otimizar a forma com que seu site é visto pelas ferramentas de pesquisa.


As estratégias de SEO podem ir da forma com que a interface do seu site é construída até a qualidade das informações contidas nele. O nosso próximo item está diretamente ligado às estratégias de SEO.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de criação e compartilhamento de conteúdos, que mesmo que não promovam diretamente sua marca, estimulam o interesse em seus produtos ou serviços.


Além disso eles são grandes responsáveis por atrair clientes por meio das ferramentas de pesquisas. Daí a importância das estratégias de SEO.

E-mail marketing

O bom e velho e-mail marketing é essencial. Procure estratégias para obtenção de e-mails de seus atuais e potenciais clientes. A partir de uma lista de e-mails você poderá traçar estratégias de comunicação e promoção de seus produtos e serviços.


Leia mais em: 4 dicas de marketing para pequenas empresas ampliarem o ROI

A importância de saber como investir em marketing nas pequenas empresas

Você já deve ter percebido a importância de saber como investir em marketing nas pequenas empresas. Você também percebeu que este é um trabalho que pode demandar tempo para ser realizado. Portanto nada melhor que buscar soluções tecnológicas que podem te ajudar e facilitar o seu trabalho.


É claro que organizar e gerenciar todas estas estratégias de marketing para pequenas empresas não vai ser tarefa fácil, principalmente, em conjunto com todas as ações da gestão de empresas. 


É por isso que aconselhamos que você conheça a Encontre um Nerd. Estamos revolucionando como a gestão de TI é feita para empresas, com profissionais experts do mercado e metodologias e processos descomplicados.


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