Os profissionais da área técnica podem prestar serviços para empresas e clientes individuais. Assim, seja você um profissional CLT ou freelancer em busca de ganhar dinheiro (ou mais!), este post é para você. Reunimos algumas dicas de como ganhar dinheiro como técnico de informática.


A mobilidade promovida pela tecnologia favorece a prestação de serviços, pois permite que os profissionais se desloquem entre suas chamadas de field service e também façam atendimentos remotos.


Como tudo evolui rápido na área de tecnologia, possuir experiência é o primeiro passo para criar projetos de trabalho paralelos e aumentar sua renda.


Ficou interessado e precisa de algumas ideias de como ganhar dinheiro como técnico de informática? Continue lendo e confira nossas ideias.

5 dicas de como ganhar dinheiro como técnico de informática

Vamos começar nossas dicas de como ganhar dinheiro como técnico de informática com algumas sugestões de áreas de trabalho.


Depois, completamos esse mini guia da profissão com algumas sugestões de onde divulgar seu trabalho. Continue lendo!

1. Especialize-se em uma área de atuação

O primeiro passo de como ganhar dinheiro como técnico de informática é organizar como você vai trabalhar.


Isso inclui pensar nas suas especializações e habilidades e quais podem te render melhores oportunidades de trabalho no mercado.


Com a expansão da tecnologia e da internet, todo mundo precisa de serviços de suporte de TI, mas você não pode atender a todas.


Abaixo, listamos as principais áreas requisitadas por empresas. Essas áreas podem render trabalhos mais recorrentes e você pode ganhar clientes no boca a boca. São elas:  


  • Administração de banco de dados;
  • Configuração de redes;
  • Configuração de soluções de segurança;
  • Configuração de sistemas;
  • Serviços de manutenção e suporte de equipamentos e sistemas.


Esses são apenas alguns exemplos. Para filtrar sua lista de serviços e o que você vai oferecer no mercado, pense em dois pontos:


1- na demanda que o tipo de serviço tem onde você mora;

2- no conhecimento que você possui na área de trabalho.


É fundamental ser capacitado e, mais, estar atualizado com as novidades do setor para oferecer um serviço de qualidade.

2. Suporte especializado de equipamentos

Outra estratégia de como ganhar dinheiro como técnico de informática, seguindo a ideia de filtrar por nicho de atuação, é fornecendo suporte especializado.


O suporte de equipamentos, mais especificamente, tem bastante demanda tanto no atendimento de clientes individuais quanto de empresas.


Claro que você pode limitar sua atuação para empresas ou também criar planos de atendimento diferentes para cada tipo de cliente.


Para esse campo, é fundamental ter bastante conhecimento técnico, bons contatos de fornecedores de equipamentos novos e também de fornecedores de peças.


Essa rede de contatos vai ajudá-lo a ter um preço competitivo no mercado. Fazer parcerias com fornecedores pode contribuir bastante para conseguir indicações.


Especialize-se em equipamentos como notebook, tablets e PCs que são equipamentos mais utilizados nos escritórios.


Fazer a manutenção preventiva de impressoras e outros tipos de equipamentos também são especialidades nas quais vale a pena investir. 


Complete sua leitura com o post: Como encontrar bons fornecedores: da pesquisa à contratação. 

3. Desenvolvedor de aplicativos móveis

Outra dica valiosa de como ganhar dinheiro como técnico de informática no mercado é com projetos de desenvolvimento de aplicativos móveis.


O smartphone se tornou um extensão das pessoas, o que valoriza esse meio como canal de marketing para as empresas.


Negócios de vários segmentos investem na criação de aplicativos como lojas virtuais, empresas de softwares, sistema de gestão de projetos, ferramentas de comunicação, etc.


Os profissionais capacitados nessas áreas tem grandes chances de conquistar seu espaço no mercado e trabalhar em projetos como um terceirizado da equipe.


Áreas que exigem conhecimento muito específico, como o desenvolvimento de aplicativos, tendem a ter uma concorrência menor


Se você fornecer um serviço de qualidade, seu nome pode virar referência na área na sua cidade. Sem contar a chance de realizar trabalhos remotos para empresas em outros estados. 

4. Digitalização de documentos

Parece ser uma forma pouco estratégica de como ganhar dinheiro como técnico de informática, mas a digitalização de documentos é uma necessidade de muitas empresas.


De empresas grandes, com um vasto arquivo analógico, até as novas que já querem iniciar suas operações e arquivamento no mundo digital, oferecer projetos nessa área é bastante lucrativo.


Você pode oferecer soluções profissionais para reestruturar todo o sistema de arquivos de uma empresa, criando:


  • a rede de computadores;
  • implementando soluções de backup;
  • instalando reforços de segurança;
  • digitalizando os principais documentos do negócio.


A vantagem aqui é poder criar vários pacotes de serviços para adaptar a realidade das empresas que você vai atender. 


Para estruturar seu plano de atuação, pesquise quais são as principais dificuldades que as empresas enfrentam nesta área. 

5. Treinamentos corporativos

Se você tem uma boa oratória, gosta de se comunicar e, mais uma vez, tem uma bagagem de conhecimentos, então os treinamentos corporativos são outra forma de como ganhar dinheiro como técnico de informática.


A tecnologia, claramente, avançou mais rápido do que a capacidade das pessoas de acompanharem todas as mudanças e inovações.


Com isso, existe um gap de conhecimento muito grande nas empresas, o que gera mau uso do equipamentos, infecção de vírus nas máquinas, etc.

Aproveitando essa necessidade, você pode atuar como um consultor, fornecendo tanto treinamentos básicos quanto treinamentos avançados para ensinar sobre determinados sistemas e softwares. É uma excelente oportunidade!


Como divulgar seus serviços de informática

Agora você já tem várias ideias de como ganhar dinheiro como técnico de informática, mas como divulgar seus serviços?


O boca a boca é uma ótima estratégia, mas não aposte apenas nela.


Para conseguir escalar a quantidade ser serviços, aposte no LinkedIn se o seu foco de atuação for voltado para empresas. Na rede social, você tem a chance de oferecer seus serviços direto para os profissionais tomadores de decisão.


As outras redes sociais como Facebook e Instagram, por exemplo, podem ser usadas para divulgar soluções business, mas são ótimos canais de divulgação para o cliente comum.

Como ganhar dinheiro como técnico de informática: encontre mais oportunidades

Quer ampliar suas chances de conseguir novos trabalhos e consolidar seu nome como referência profissional?


A Encontre um Nerd abre oportunidade para você profissionais em diversas empresas por todo país.


Trabalhando presencialmente nos ambientes de negócio dos clientes ou fazendo atendimento remoto, você tem a chance de criar uma carreira autônoma ou de complementar sua renda.


Aproveite essa oportunidade e seja um dos Nerds da nossa equipe. Os Nerds cadastrados na nossa plataforma chegam a ganhar até R$ 2.000 mensais, resolvendo problemas de TI dos mais diversos tipos.

Como ganhar dinheiro como técnico de informática?