Como formar uma equipe de alta performance: 6 etapas + bônus

Falar de equipe de alta performance é falar de um time que atua com o objetivo de ir além das metas definidas, que entrega mais e melhor do que o esperado dela. Parece bom não é mesmo? Então saiba que é possível aprender como formar uma equipe de alta performance  dentro da sua empresa. 

Uma equipe de alta performance realiza suas entregas com mais qualidade e em menos tempo, acumulando altos índices de produtividade

Isso não quer dizer que seus profissionais trabalham mais horas do que o restante da empresa, ao contrário, uma equipe de alta performance é aquela capaz de obter melhores resultados que o restante, no mesmo número de horas que os demais (ou mesmo em menos tempo). Ou seja, ela é capaz de fazer mais em menos tempo.

Se você deseja que sua empresa seja formada por equipes que possuam essas características, sugerimos que continue a ler este artigo e tome nota do passo a passo de como formar uma equipe de alta performance

Acompanhe!

Como formar uma equipe de alta performance: 6 etapas


Se você está em busca de como formar uma equipe de alta performance siga as seis etapas abaixo:


  1. Entenda o que sua equipe precisa e escolha o profissional para cada vaga
  2. Defina claramente o que é esperado de cada colaborador e da equipe
  3. Desafie sua equipe
  4. Tenha um líder de alta performance
  5. Crie um programa de treinamentos e capacitações
  6. Realize avaliações de desempenho e dê feedbacks 



1. Entenda o que sua equipe precisa e escolha o profissional para cada vaga

Aprender como formar uma equipe de alta performance começa na fase de recrutamento e seleção de profissionais, que você estabelece para sua empresa. 

Antes de ir em busca de um profissional no mercado é importante que você considere as habilidades que você já tem em mãos e identifique o que falta na equipe. Essa análise deve ser tanto técnica quanto comportamental. 

 

Após a identificação do que está faltando, faça uma descrição de cargo que deixa claro suas necessidades. Analise os candidatos que chegarem até você com base nessas necessidades. 

Se você já tem uma equipe completa e deseja transformá-la em um time de alta performance é importante que você faça uma avaliação das competências (novamente, técnicas e comportamentais) de cada colaborador e organize a função de cada um dentro dessa equipe, para definir de maneira clara o que cada um faz. 

Essa fase é muito importante para que você alcance a alta performance profissional e estimule melhores resultados de quem está na sua empresa.

Se você tem uma equipe muito grande, com mais de um profissional por função, talvez seja interessante dividi-los em mais de uma equipe, criando dois ou três times menores. 

Em muitos casos, a gestão de equipes menores é mais fácil e eficaz. 

2. Defina claramente o que é esperado de cada colaborador e da equipe

Com sua equipe formada e completa é hora de definir, de maneira clara e objetiva, o que é esperado de cada colaborador e da equipe como um todo. 

Saber quais são suas responsabilidades vai ajudar seus profissionais a focarem em suas funções e entregas, ao passo que saberão exatamente o que fazer para contribuir para o resultado final e coletivo.

Essa é a ideia de montar uma equipe multidisciplinar, na qual cada um sabe seu papel para o resultado ideal.

Lembre-se: uma equipe de alta performance é formada por profissionais de alta performance.

3. Desafie sua equipe

Faz parte dos processos de gestão de pessoas para pequenas empresas (assim como para médias e grandes organizações) estimular o colaborador a se superar

É claro que essa pressão deve estar no limite do saudável. A cada dia vemos empresas que “perdem a mão” nesse tópico e acabam por criar profissionais desmotivados e frustrados. 

Um colaborador só vai dar o máximo de si se estiver motivado a alcançar algo que nunca foi alcançado, mas que é possível de ser realizado

Quando muito tempo na zona de conforto, uma equipe estabiliza seus resultados e deixa de ser de alta performance. Esse é um movimento natural que deve ser “quebrado” por uma liderança e desenvolvimento de equipes que proponha desafios que motivem todo o time.

Entregar um projeto grande em menos tempo é um exemplo de desafio, se esse tempo menor ainda for possível de ser alcançado, é claro!

Esses desafios podem vir junto com premiações como dois dias de folga para a equipe se o objetivo for alcançado ou um happy hour para comemorar! 

Participar de uma conquista coletiva é motivo de orgulho e dá ainda mais ânimo para os próximos projetos que seguem. 

4. Tenha um líder de alta performance

Ter um bom líder no trabalho é fundamental para quem deseja formar uma equipe de alta performance, afinal, a liderança quando bem exercida é uma alavanca para os profissionais que estão sob sua orientação

Entretanto, o contrário também é verdade. Um mau líder pode:

  • acabar com a motivação dos colaboradores;
  • gerar situações de desconforto;
  • desenvolver um sentimento de pressão desnecessária;
  • impedir o crescimento de seus funcionários. 

Um líder que realiza a microgestão, por exemplo, tira a autonomia de seus liderados e acaba por reduzir a produtividade de todo o time. 

Para aprender como ser ou como unir liderança e desenvolvimento de equipes indicamos dois artigos:

5. Crie um programa de treinamentos e capacitações

Você não achou que esse item ia ficar de fora da nossa lista de como formar uma equipe de alta performance, achou? 

Independente do setor em que a sua empresa atua, um cronograma de treinamento deve ser uma das premissas da sua empresa.

Profissionais que dominam as mais novas técnicas de produção e de gestão de uma área conseguem usar ferramentas modernas que otimizam seu trabalho, tornando assim a produção mais eficiente. 

Hoje em dia, a tecnologia pode ser um impulsionador para uma equipe de alta performance e não é possível pensar em fazer gestão de pessoas sem investir em capacitações para que seus colaboradores acompanhem esses avanços.

Leia também: 5 opções de cursos para profissionais de TI. Todos gratuitos

6. Realize avaliações de desempenho e dê feedbacks 

Como saber se a sua equipe é realmente de alta performance? Medindo os resultados que eles apresentam em conjunto e individualmente, por meio da avaliação de desempenho de TI

Essa avaliação analisa alguns critérios importantes para cada empresa e identifica pontos positivos e negativos dentro de um período de tempo, na atuação da equipe. 

Mas, como fazer uma avaliação de desempenho? O vídeo abaixo pode te ajudar bastante nesta etapa de como formar uma equipe de alta performance:

https://www.youtube.com/watch?v=iNNggkw65Ek 

A partir da avaliação de desempenho é importante que suas lideranças realizem feedbacks periódicos com os colaboradores, a fim de expressar os pontos positivos e apresentar pontos de melhorias que sempre podem ser identificados. 

Como formar uma equipe de alta performance

 

Saber onde melhorar é fundamental no processo de como formar uma equipe de alta performance. 

[Bônus] Opte pelo Outsourcing para ter acesso a um time de alta performance

O outsourcing, ou terceirização de serviços pode ser uma excelente opção para sua empresa ampliar a performance de setores de apoio dentro da sua empresa, como por exemplo o setor que realiza a gestão de TI da organização.

 

O outsourcing interfere na performance pois permite que sua empresa tenha acesso a profissionais extremamente capacitados para a execução desses serviços, afinal são especialistas no setor. 

Além disso, essa opção permite que sua equipe interna se concentre apenas no core business do negócio. Sem atividades extras, seu time tem mais tempo para se dedicar à entrega principal, reduzindo tempo e ampliando o desempenho.  

Leia mais em: Outsourcing de TI? Quais são suas vantagens e desvantagens?

A Encontre um Nerd é uma empresa que presta consultoria em TI, suporte e serviços de informática para empresas. Nossa metodologia já atende mais de 3.000 empresas em todo o Brasil. Entre em contato e fique tranquilo!

A Encontre um Nerd resolve frustrações e implementa soluções em escritórios e empresas com foco na experiência do cliente. Tudo para tornar cada negócio um lugar onde tudo simplesmente funciona. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.



Emoji de 2 dedos fazendo o V da vitória