Muitos empreendedores têm uma grande ideia para abrir um novo negócio. Empolgados, põem a mão na massa, dão duro e conseguem transformar seu sonho em realidade.

Essa é uma história que se ouve muito por aí: empreendedores de sucesso!

Mas e depois que a empresa começa a crescer? Como administrar uma pequena empresa?

Nessa hora, é preciso que a gestão se torne mais profissional, em todas as áreas.

Uma boa ideia, criatividade e vontade de vencer já não são suficientes.

E uma das áreas em que muitos dos empreendedores têm dificuldade para se aprofundar é exatamente a financeira.

Fale a verdade: você sabe como fazer um planejamento financeiro de uma empresa?

Bem, isso não é motivo para se recriminar. É, inclusive, uma dúvida bem comum. Por isso, para ajudar você a descobrir como fazer um planejamento financeiro de uma empresa, criamos este post.

Nele você vai ver as 7 etapas práticas e objetivas que, se você seguir direitinho, vão te ajudar a administrar o dinheiro de uma pequena empresa, ou mesmo de uma grande. Porque, afinal, as etapas são as mesmas!

Como fazer um planejamento financeiro de uma empresa em 7 passos

1- Estude a situação atual

Antes de mais nada, não tem como fazer um planejamento financeiro de uma empresa sem saber a quantas anda a saúde de seu negócio.

Quanto tem em caixa e em aplicações? Tem muitas dívidas? E contas a receber de clientes, são suficientes? E seu fluxo de caixa, como está?

A melhor forma de fazer isso é gerando demonstrativos financeiros, como o balanço patrimonial, e estudando índices.

Complicado fazer essas contas todas? Sim. Principalmente se você não tiver todos os seus dados financeiros organizados, de preferência, em planilhas ou, melhor ainda, em programas para controle financeiro.

Confira alguns desses programas, inclusive alguns grátis, neste infográfico:

2- Reveja o planejamento estratégico

Tudo que se faz em uma empresa deve estar alinhado com o planejamento estratégico.

Por isso, antes de ver mais detalhes de como fazer um planejamento financeiro de uma empresa, você deve se debruçar sobre o planejamento estratégico.

Analise-o já pensando em como a área financeira deverá dar suporte às metas estratégicas do negócio.

3- Projete possíveis cenários

Muito bem. Existe uma série de metas definidas no planejamento estratégico. Seu objetivo é desenvolver um planejamento financeiro que ajude a transformá-las em realidade.

Mas que cenário futuro a economia e o mercado reservam para o seu negócio?

Antes de começar a definir as metas específicas do departamento financeiro, o ideal é que você estude os dados da economia (em sites como IBGE e IPEA), veja projeções do Banco Central, estude seu segmento de atuação e leia revistas e blogs especializados.

Em seguida, projete 3 cenários para a situação econômica em relação à sua empresas: um pessimista, um realista e um otimista.

Quer dicas de como analisar cenários? Então, acompanhe este vídeo da Siteware:

4- Defina as metas do departamento financeiro

Com base no que pede o planejamento estratégico do negócio, e levando em conta os cenários projetados, defina as metas para o setor financeiro da empresa.

Por exemplo: se o planejamento estratégico fala na abertura de 5 filiais durante o ano, uma das metas do departamento financeiro será conseguir o capital necessário para fazer esse investimento.

Por exemplo: ter um patrimônio líquido de 2 milhões de reais até abril do ano seguinte.

5- Crie um plano de ações

Você definiu metas, mas não há como fazer um planejamento financeiro de uma empresa sem definir também os planos de ação.

Os planos de ação são as atividades práticas e objetivas que precisam ser realizadas para se atingir as metas estabelecidas no planejamento financeiro de uma empresa.

Por exemplo, em relação à meta que citamos acima, de ter um patrimônio líquido de 2 milhões de reais até abril do ano seguinte.

O plano de ação poderia conter tarefas como estas:

  • Diminuir o parcelamento médio de recebimento de clientes para menos de 12 vezes
  • Aumentar o prazo médio de pagamento a fornecedores para 45 dias
  • Vender ativos imobilizados que não estão sendo empregados de forma produtiva

6- Acompanhe os resultados

Assim que as ações começam a ser colocadas em prática, você precisa fazer o controle financeiro empresarial do seu negócio. Assim, você vai saber se o planejamento está atingindo os objetivos desejados.

Abaixo, selecionamos um infográfico com um resumo dos mais importantes indicadores financeiros de um negócio. Você deve ficar de olho em alguns deles, ou em outros, conforme tiver definido os objetivos de seu planejamento financeiro empresarial.

Confira:

7- Faça os ajustes necessários

Se você notar que alguns dos objetivos de seu planejamento não estão sendo alcançados, deve providenciar ajustes nos planos de ação.

Analise os dados com cuidado, reveja os cenários que analisou, reúna-se com alguns colaboradores-chave e trace um novo plano de ação para essa meta específica.

Assim, refinando cada vez mais seu planejamento e estando alerta para desvios, logo seus objetivos serão alcançados.

Este post foi escrito pela equipe da Nfe.io, um sistema de emissão e controle de notas fiscais que automatiza tarefas chatas e faz sua empresa ganhar tempo, performance e diminuir custos.

Como fazer um planejamento financeiro de uma empresa em 7 passos