Você sabe como fazer gestão de pessoas? Com o atual crescimento do empreendedorismo e os avanços em novos processos e tecnologias, investir na gestão estratégica de pessoas se tornou imprescindível para expandir uma pequena empresa e fazer com que ela se mantenha crescendo, mesmo em um mercado tão concorrido.

Podemos dizer que, para a maioria das empresas, a força de seus colaboradores vai muito além do que eles estão produzindo. Eles são o trunfo que qualquer organização tem para se diferenciar no mercado. Portanto, implantar o RH em uma pequena empresa e desenvolver boas práticas de gestão de pessoas e liderança, com o objetivo de liberar todo o potencial de sua equipe, torna-se uma necessidade urgente.

Para fazer seu negócio dar certo, é importante saber como realizar um trabalho de gestão e desenvolvimento de pessoas eficiente, trazendo assim grandes benefícios à sua empresa, como por exemplo:

Veremos então um passo a passo de como fazer o gerenciamento de pessoas, de maneira que você consiga implementar em sua empresa, sem maiores dificuldades.

Vamos lá?

Como fazer gestão de pessoas: passo a passo

Aprender como fazer gestão de pessoas é um objetivo que todo gestor deve procurar alcançar. Identificar e impactar cada colaborador de maneira positiva, procurando sempre o aproveitamento de todo o seu potencial, deve ser uma busca constante.

O que buscaremos aqui é aumentar o potencial de sua equipe, canalizando toda sua energia em direção a produtividade e eficiência. 

No entanto, levando em consideração as particularidades de cada um, tomando o cuidado de não fazer com que ninguém se sinta desconfortável em seu ambiente de trabalho. Dar espaço e promover um bom ambiente de trabalho também pode aumentar a produtividade e eficiência.

1- Primeiro passo - Liderança

O papel de liderança do gestor está diretamente ligado ao sucesso de como fazer gestão de pessoas.

Um bom gestor precisa ser um exemplo para seus colaboradores. 

Bons gestores devem ser considerados bons quando conseguem influenciar positivamente suas equipes de trabalho. 

Uma boa relação entre gestores e colaboradores irá resultar em um ambiente de trabalho mais harmonioso.

Portanto é importantíssimo que os gestores sigam algumas dicas para serem bons líderes e desenvolvam certas habilidades: 

  • Atenção: Atenção para observar seu ambiente de trabalho e avaliar possíveis pontos de melhoria com seus colaboradores. E também à você, procurando fazer sempre uma auto-reflexão de suas ações, buscando sempre o crescimento pessoal;
  • Motivação: Estar motivado e demonstrar isso aos seus colaboradores te ajudará a gerar o mesmo sentimento de motivação neles. Um líder desmotivado não consegue despertar interesse em sua equipe e acaba por perder sua força de liderança;
  • Confiança: A confiança está muito ligada ao conhecimento técnico do líder e sua motivação. Para que você consiga passar confiança em suas decisões, é imprescindível que você esteja preparado tecnicamente para tomada de decisões, além de estar motivado com cada uma delas. A sua confiança também se estende aos seus colaboradores. Aprenda a confiar no trabalho deles;
  • Comunicação: Um bom líder deve estar em comunicação constante com seus colaboradores. A comunicação aberta é fundamental e para isso é importante que você se coloque disponível, presente e envolvido com cada um deles;
  • Delegar funções: Outro papel importante na gestão de pessoas e liderança, é saber delegar funções. Saber exatamente qual a função de cada uma das peças de sua equipe e distribuir de maneira efetiva as funções de cada colaborador.

Seja um exemplo para sua equipe. Encontre o seu estilo de liderança mas não deixe de se atentar para cada uma dessas habilidades. Todas elas são importantíssimas para um bom gestor e é o primeiro passo em como fazer um gerenciamento de pessoas eficiente.

Saiba mais sobre como ser um bom líder, no vídeo abaixo:

COMO SER BOM LÍDER - COMO LIDERAR A EQUIPE EM 4 SIMPLES PASSOS? PALESTRA MOTIVACIONAL ANDRÉ ORTIZ

2- Segundo passo: Seleção

Para uma organização funcionar de maneira eficiente e produtiva é preciso que suas equipes de trabalho estejam unidas em busca de um mesmo objetivo. Portanto, para que você consiga ter um bom gerenciamento de pessoas, é importante organizar o RH de uma pequena empresa, para que sua equipe possa ter esta preocupação já no momento de seleção de um novo colaborador.

Procure por candidatos que se encaixam no estilo de trabalho que sua empresa proporciona. Para isso, analise:

  • suas competências;
  • seus objetivos;
  • seu perfil comportamental. 

Seus colaboradores precisam somar e ter uma boa relação de trabalho para que os ambientes de cada equipe sejam favoráveis e cada um consiga alcançar seus objetivos individuais e coletivos. 

3- Terceiro passo: Comunicação

Assim como um líder precisa ter uma boa comunicação com sua equipe, seus colaboradores também precisam se comunicar com eficiência.

A comunicação eficaz pode ser considerada a base para práticas de gestão de pessoas mais eficientes e de uma organização bem sucedida. Uma boa comunicação representa uma grande ajuda para que os gestores consigam desempenhar suas funções essenciais, como: 

  • planejar; 
  • organizar; 
  • motivar; 
  • avaliar.

O uso de tecnologias, como softwares de comunicação, são grandes aliados, promovendo:

  • acessibilidade;
  • facilidade;
  • rapidez nas comunicações de sua equipe.

A falta de comunicação pode levar a vários problemas em uma organização, que podem ir desde uma falha em algum processo ou até mesmo a falta de integração da equipe.

Comunicar bem é uma habilidade necessária a todos os seus colaboradores, e é imprescindível para qualquer equipe de trabalho. 

4- Quarto passo: Treinamento

Este é um importante passo para na gestão e desenvolvimento de pessoas. Promover treinamento para seus colaboradores é uma ótima forma de melhorar as capacidades de seus talentos, deixando-os ainda mais preparados e motivados.

Treinar seus profissionais demonstra que sua empresa se preocupa com a formação individual de cada um de seus colaboradores. Além de seus profissionais ganharem novos conhecimentos, sua empresa poupa recursos e esforços em não precisar buscar novos talentos realizando a contratação de um novo colaborador.

5- Quinto passo: Monitoramento

Para que um gestor tenha controle sobre a gestão de sua equipe é imprescindível que ele faça o correto monitoramento e avaliação do desempenho de todos.

O que não é monitorado não é mensurado. Portanto, procure por métricas que possam te ajudar a realizar o monitoramento de seu ambiente de trabalho. E desta forma identificar pontos de melhorias antes que eles se tornem um problema grande demais.

Uma boa maneira de fazer o monitoramento é fazendo reuniões periodicamente. Ouça seus colaboradores e procure estar sempre presente para que nada passe despercebido ao seu olhar.

6- Sexto passo: Ambiente de trabalho

Se preocupe em criar um ambiente de trabalho positivo. Um ambiente de trabalho positivo eleva a moral de seus colaboradores e faz com que eles se sintam motivados a trabalhar para o sucesso de sua empresa. 

Um bom ambiente de trabalho impacta diretamente na relação entre os gestores e seus colaboradores, promovendo um alinhamento maior entre toda a equipe. Gerando assim melhores resultados diante dos objetivos de sua empresa.

Portanto, um bom ambiente de trabalho leva a:

  • um aumento na produtividade;
  • maior motivação dos funcionários;
  • aumenta a retenção de talentos em sua empresa.

7- Sétimo passo: Promova o reconhecimento

Como fazer gestão de pessoas sem promover o reconhecimento? Não tem jeito, não é verdade? 

Todos nós precisamos de reconhecimento. Reconhecer os esforços e recompensar sua equipe é tão importante quanto os objetivos atingidos. 

Encare seus objetivos e o reconhecimento por atingi-los como um ciclo onde um depende do outro.

Procure formas diferentes de recompensar seus colaboradores e você verá a diferença que o reconhecimento pode fazer na motivação de sua equipe.

Saiba mais sobre gestão de pessoas e liderança, na prática, no vídeo abaixo:

Gestão e liderança de pessoas na prática

Pronto para colocar em ação?

Aprender como fazer gestão de pessoas pode ser um desafio e tanto para os gestores. Porém, deve ser encarado como uma estratégia organizacional importante, que impacta diretamente na eficiência dos processos e produção de uma empresa.

Um gerenciamento de pessoas eficiente deve fazer parte dos objetivos estratégicos de todas as organizações.

Como dissemos acima, atualmente, existem softwares que podem ajudar na implementação da gestão estratégica de pessoas dentro de uma pequena empresa de maneira mais prática, automatizando diversas funções.

Para usar e integrar a equipe de recursos humanos na nova função, conte com a experiência de uma equipe completa e capacitada em soluções de TI e informática.

Os consultores da Encontre um Nerd podem ajudá-lo a fazer essa melhoria, funcionando com precisão desde o primeiro dia. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.



O que é gestão de pessoas nas empresas? Como fazer?