Como evitar vírus no computador

Sem exceções, todos os computadores infectados com algum vírus, ou malware podem representar um grande risco à segurança e privacidade do seu negócio e até mesmo de sua vida pessoal.

Ao pesquisar por “vírus computador” no Google, você vai encontrar mais de 12 bilhões de resultados em menos de um minuto só em português.

Esse é um tema muito pesquisado pelo simples fato de que os computadores se tornaram uma ferramenta importante de trabalho, e, em paralelo, significa que o número de invasões por meio de vírus e malware por parte dos cibercriminosos (os famosos hackers) tem crescido consideravelmente.

Vamos te mostrar como evitar vírus no computador de um jeito prático. Afinal, é melhor prevenir do que ter uma dor de cabeça gigantesca tentando recuperar arquivos importantes apagados ou ter suas informações pessoais vazadas.

Boa leitura!

O que são vírus no computador?

De acordo com a empresa Malwarebytes, o vírus de computador é um malware que pode ser anexado em um programa (ou um documento, arquivo, imagem), capaz de multiplicar e se espalhar assim que o programa é executado (ou arquivo aberto) dentro de um sistema.

Muitos vírus são prejudiciais e podem destruir ou copiar dados, reduzir a velocidade dos recursos do hardware e até mesmo registrar as teclas que são digitadas (como no caso de criminosos que desejarem roubar senhas de acesso).

Boa parte dos vírus são criados para serem executados nos sistemas da Microsoft Windows, mas isso não significa que os Macs não são alvos dos cibercriminosos.

Os Macs não são mais seguros que os Windows, na verdade, existem mais usuários do Windows no mundo do que usuários do Mac e por isso os hackers optam por desenvolverem os vírus para o sistema com a maior quantidade de vítimas em potencial.

Quando nos referimos ao termo “vírus”, na realidade queremos dizer algum tipo de malware presente no sistema.

Lembre-se que todo vírus de computador é um tipo de malware, mas nem todos os malwares são vírus de computador. Conseguiu entender?

Como evitar que o seu computador seja infectado

1. Instale um software antivírus/malware. Pode parecer ingênuo, mas muitas pessoas não possuem um antivírus instalado em seu equipamento, por isso são potenciais vítimas dos cibercriminosos.

2. Mantenha seu antivírus sempre atualizado.

3. Fala inspeções regularmente com seu antivírus regularmente. Configure seu antivírus para ser executado em intervalos regulares.

4. Mantenha seu sistema operacional sempre atualizado.

5. Proteja sua rede.

6. Pense bem antes de clicar em qualquer coisa enquanto você navega na Internet ou em seu e-mail.

7. Mantenha suas informações pessoais bem protegidas.

8. Não use wi-fi aberto.

9. Faça backup dos seus arquivos regularmente.

10. Use senhas fortes!

11. Não abra e-mails de remetentes desconhecidos ou clique em anexos de e-mails que você não conhece. Muitos vírus são anexados às mensagens de e-mail e podem ser executados assim que você clicar neles. Como evitar que isso aconteça? Simplesmente não abra ou clique nos anexos.

12. Use um bloqueador de pop-ups em seu navegador da Internet. As janelas pop-ups são aquelas que abrem sozinhas no site que você está tentando acessar o conteúdo. Apesar da maioria ser de anunciantes, elas podem conter algum código malicioso e por isso não são seguras. Apostar em um bloqueador de pop-up é a melhor decisão, pois ele vai impedir que essas páginas abram sem você perceber.

Como saber se existem vírus no computador?

Nos últimos dias você notou que o seu equipamento está estranho? Janelas começaram a surgir na tela sem o seu comando, seu equipamento não está oferecendo uma boa performance ou você está ouvindo sons estranhos?

Seu computador pode sim estar com vírus ou malwares.

Não é sempre que podemos detectar se um equipamento foi infectado por malware, vírus, warm, Trojan ou spyware. Os cibercriminosos conseguem camuflar seu trabalho de um jeito indetectável para leigos em informática e até mesmo muitos profissionais da área são enganados.

A boa notícia é que existem alguns sinais que podem ser observados para saber se você caiu em uma armadilha e evitar que eles causem grandes danos aos seus dados, equipamento e rede.

Os problemas que um vírus no computador e malwares podem causar

Independente do objetivo de um hacker, um vírus ou um malware é sempre algo negativo, mas o impacto que essa invasão pode causar vai depender do tipo e grau da contaminação.

Algumas, das mais frequentes são:

a. Perda de desempenho do hardware. O malware fará com que o seu computador execute suas funções mais lentamente. Isso significa que uma ação que levaria poucos segundos pode levar horas para ser concluída.

b. Perda de funcionalidade. O vírus pode, nos casos mais extremos, danificar o desempenho ou a programação do seu computador e você pode não conseguir usá-lo nunca mais.

c. Exposição a outros softwares indesejados. Muitos malwares tem como objetivo induzi-lo a baixar outros softwares mais perigosos para o seu computador sem a sua permissão.

d. Dados e informações perdidas. Essa é uma das funções mais comuns do vírus, excluir todos os seus arquivos e dados armazenados ou até mesmo os corromper de um jeito que não possam mais ser recuperados e acessados.

e. Invasão de privacidade. Outra função bastante comum do vírus é coletar informações pessoais com o propósito de roubar sua identidade ou causar uma fraude. Com isso você pode ter prejuízos financeiros, ter suas contas violadas e muito mais.

Sinais de que seu computador está infectado

a. Janelas pop-ups abertas sem sua permissão

b. Sons aleatórios

c. Arquivos ou pastas alteradas sozinhas

d. Operação lenta

e. Acessos a sites desconhecidos

f. Incapacidade de baixar programas antivírus ou fazer atualizações no sistema

g. Spams enviados pelo seu e-mail ou por contas nas redes sociais

h. Falta de espaço no disco rígido sem motivos

 

Você precisa de mais informações sobre como manter os equipamentos do seu negócio protegidos contra ataques de cibercriminosos? Fale com os nossos Nerds!

Vamos estudar o melhor plano para que o seu negócio esteja protegido contra qualquer tipo de ataque!


Como evitar vírus no computador