Como criar um plano de negócios de agência de marketing digital: tudo que você precisa saber

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Quando você tenta descobrir uma coisa ou duas sobre como escrever um plano de negócios de agência de marketing digital, você é bombardeado por uma quantidade interminável de acrônimos mais ou menos irritantes, como SCOMS, SUCUTS, AMBERS ou algo nesse sentido — nenhum mencionados acima são acrônimos reais do plano de negócios, vale destacar (rs).

Em outras palavras, vários gurus de negócios estão tentando vender uma solução pré-embalada que deve funcionar para qualquer empresa, não importa o que ela faça ou como ganha dinheiro.

Como com todas as soluções pré-formatadas, os resultados são, na melhor das hipóteses, insatisfatórios.

Para uma agência de marketing digital, devido ao nicho excepcionalmente fluido e inovador, é quase garantido que essa abordagem falhe.

Por isso, a seguir, vamos explicar como pensar e criar um plano de negócios para agência de marketing digital de forma completa e abrangendo todos os pontos fundamentais.

Para que é um plano de negócio?

Empresários inexperientes ignoram quase invariavelmente a verdade básica e eterna de escrever um plano de negócios de uma agência de marketing digital — o público é importante.

Pode parecer irrelevante, mas na verdade é uma distinção que afetará todas as decisões subsequentes.

1. Propósitos internos

Por exemplo, você pode ter um plano de negócios que será usado principalmente para fins internos. Você vai definir suas metas e criar meios para seus funcionários atingi-las.

Você vai informá-los sobre o que é esperado deles e que tipo de desempenho será considerado satisfatório. Também os informará como a empresa está se saindo e tentará convencê-los a permanecer a bordo.

Um plano de negócios orientado internamente também é uma ótima maneira de entender onde você está realisticamente, o que geralmente é um problema para as agências de marketing digital.

2. Investidores e Parceiros

Outro tipo de plano de negócios é destinado a investidores e parceiros. Esse tipo de plano de negócios destina-se a reforçar sua confiança e crença em sua agência de marketing digital.

Este tipo de plano de negócios será pesado em termos financeiros, lidando com números frios e duros.

3. Clientes potenciais

Finalmente, seu plano de negócios pode ser direcionado a seus clientes atuais e potenciais. Será uma tática de marketing, na qual você indicará todas as coisas incríveis que planeja realizar e as ferramentas que pretende usar. Também pode ser uma ótima maneira de anunciar a grande variedade de seus serviços e introduzir novos.

Por exemplo, se você acabou de começar a expandir e agora está oferecendo serviços de estratégia de marketing digital, seu plano de negócios orientado ao cliente é o “mecanismo de entrega” perfeito para este anúncio.

O plano de negócios de sua agência de marketing digital também deve começar a introduzir certos termos e conceitos que serão o futuro do marketing digital, como inteligência artificial em processamento digital de linguagem natural, análise de dados, marketing baseado em conta e assim por diante.

Não há nada de errado em ser ambicioso em seu plano de negócios, especialmente se for destinado a investidores e clientes em potencial.

Plano de negócios agência de marketing digital: etapas

1) Conheça o seu mercado

Uma grande parte de saber se sua agência terá sucesso é entender seu público. Certifique-se de que seu plano é claro sobre a definição de seu mercado-alvo — para quem você vai vender e quantas outras agências já estão vendendo serviços semelhantes?

Seus anúncios não funcionarão se não apelarem para o que seus clientes em potencial desejam ou precisam. Pesquise e descubra o máximo possível sobre as pessoas para as quais deseja vender.

Muitos donos de empresas caem na armadilha de acreditar que seus produtos ou serviços são “para todos” — ou seja, qualquer um estaria interessado ou precisaria dos produtos.

Mas mesmo que você defina o seu negócio como uma agência de marketing digital de serviço completo que agrada a um amplo mercado de diversos consumidores, é necessário identificar quem é seu consumidor ideal.

2) Números. Números. Números.

Se você gosta de números ou não, ter uma compreensão completa dos números que afetam o seu negócio é um componente crucial no plano de negócios da agência.

Não importa quem é o público para o seu plano de negócios, você terá que ser extremamente preciso com seus números.

Quando você aprofunda o suficiente, um plano de negócios nunca é apenas sobre as palavras. É sobre os números.

  • Quantos clientes você tem no momento?
  • Quantos mais você planeja atrair?
  • O que você está fazendo para manter seus clientes?
  • Quanto custa a retenção de clientes?
  • Quanto você está pagando a seus parceiros externos?
  • Que tipo de taxa de crescimento você está esperando?
  • Como você planeja vender seus serviços?
  • Quanto custará vendê-los?
  • Você está planejando fazer um novo empréstimo comercial?
  • Qual é a taxa de rotatividade de funcionários?

Tudo isso e muito, muito mais tem que ser apoiado por números.

Simplificando, sem os números que apoiam suas reivindicações, ninguém vai acreditar em você — nem em seus funcionários, nem em seus potenciais investidores ou parceiros, nem em seus clientes.

Se você evitar números em seu plano de negócios, eles perceberão e, quando o fizerem, a primeira coisa que pensarão é que você está tentando esconder alguma coisa.

Uma palavra de aviso — isso não significa que você deve divulgar absolutamente tudo sobre suas finanças. Dito isto, alguma transparência com seus números pode percorrer um longo caminho.

3) Concentre-se nas pessoas

As pessoas do subtítulo acima são seu pessoal, seus funcionários.

A razão pela qual elas estão aparecendo em um artigo sobre um plano de negócios para agência de marketing digital é que os proprietários e gerentes de agência estão percebendo cada vez mais o valor das pessoas empregadas.

A situação é tal que a lealdade dos empregados está se tornando uma coisa do passado e, em um setor como o marketing digital, isso é talvez ainda mais pronunciado do que em outras indústrias “mais lentas”.

Além disso, as pessoas estão finalmente falando sobre os custos debilitantes da alta rotatividade de funcionários, que ocorre quando as empresas não valorizam as pessoas que trabalham para elas.

É por tudo isso que você precisa destacar seu pessoal em seu plano de negócios. (É claro que isso é especialmente verdadeiro se o seu plano de negócios for do tipo orientado internamente.)

Você deve descrever todas as maneiras em que você planeja reter seus melhores profissionais e ajudá-los a fazer o seu trabalho melhor e aumentar seus cargos.

Você deve anotar todos os investimentos que você fará neles e tornar sua empresa um lugar melhor para se trabalhar. Desenvolva uma política de contratação clara e orientada para resultados, bem como uma política de integração.

Todo mundo que ler o seu plano precisa entender que você é uma agência de marketing digital que entende as realidades do ambiente de trabalho em evolução e que valoriza seus funcionários acima de tudo.

4) Seja realista e honesto

Os planos de negócios devem evitar o adornos e ser realistas e honestos. O maior erro que os empresários podem cometer quando elaboram um plano de negócios para agência de marketing digital é estarem excessivamente otimistas com as vendas e as estimativas futuras de custos.

Certifique-se de que seu plano de negócios demonstra as razões convincentes pelas quais os clientes precisam dos serviços da sua agência e como você alcançará diferenciação competitiva no setor de marketing digital.

Torne as finanças realistas e observe os piores cenários para ter uma visão do que poderia dar errado e do que você precisaria fazer para corrigir as coisas.

5) Fechamento

Se você veio à procura de um modelo de plano de negócios à prova de balas e passo a passo para sua agência de marketing digital, sentimos por desapontá-lo. A razão pela qual este artigo não se encaixa nessa descrição é que esse modelo não existe.

Em vez disso, tentamos fornecer os pontos mais importantes a serem lembrados quando você for fazer um plano de negócios de agência de marketing digital.

O resto será com você.

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Daniel Tutida

Chief Marketing Officer at Eunerd.

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