Como controlar o estoque de uma pequena empresa

Aprendas soluções eficientes de como controlar o estoque de uma pequena empresa e evite excessos e faltas de mercadoria no seu negócio.

A premissa básica de um negócio que comercializa produtos é tê-los disponíveis para vender. Há poucas situações mais frustrantes do que o cliente chegar empolgado para comprar um produto e receber a resposta de que acabou. Por isso, aprender como controlar o estoque de uma pequena empresa é fundamental.

O excesso de estoque também pode prejudicar seu fluxo de caixa e até fazer com que você perca negócios. O equilíbrio quando se fala de controle de estoque é o ponto chave.

Não importa quão grandes sejam seus esforços de marketing ou quão amigável sua equipe seja, se você falhar no estoque de produtos que os clientes desejam ou estar sempre com seus principais produtos em falta, eles o encontrarão em outro lugar.

Aqui estão algumas dicas certeiras sobre como controlar o estoque de uma pequena empresa.

Como controlar o estoque de uma pequena empresa: 5 dicas

#1. Agrupar mercadorias com base no método ABC

O método ABC é um sistema de controle de estoque seletivo amplamente usado em todos os setores. Os produtos são agrupados por valor econômico e velocidade (com que rapidez eles se movimentam nas vendas).

O grupo A inclui itens de venda lenta, geralmente produtos de alto valor. Os itens do grupo A não saem da prateleira rapidamente e as vendas podem ser imprevisíveis, mas eles têm a maior margem de lucro.

O grupo B é composto por itens básicos que são a maioria dos produtos. Os itens desta categoria são vendas previsíveis, sempre necessárias. Eles têm uma margem de lucro menor que os itens do grupo A, mas as vendas são confiáveis e fáceis de prever e realizar.

O grupo C tem a menor margem de lucro. Os itens desta categoria são compras por impulso baratas, como acessórios, bebidas, doces e outros itens pequenos estocados na fila de pagamento. O lucro é pequeno, mas o volume de venda é alto.

Antes de optar por uma ferramenta que automatize o trabalho, esta é uma maneira simples de como controlar o estoque de uma pequena empresa.

Essa divisão ajuda a ter um galpão de estoque mais organizado e uma loja física montada estrategicamente para ganhar o cliente em cada espaço.

#2. Analisar dados de vendas para identificar mercadorias que vendem devagar

Outra maneira de como controlar o estoque de uma pequena empresa é identificar o que vende de forma lenta e o que vende mais rápido. Essa lógica está embutida na divisão dos itens acima, mas é importante reforçar a importância de perceber esse movimento.

Dependendo do tipo de negócio, o giro de estoque pode ser lento por motivos específicos. Itens com alto valor podem permanecer nas prateleiras por mais tempo, mas vale a pena ter em estoque ou um item pode não ser tão popular quanto previsto.

Para manter o custo baixo, fazer uma promoção ou queima de estoque para vender rápido itens restantes pode ser uma maneira de não sair totalmente no prejuízo.

#3. Entender seus riscos

Toda cadeia de fornecimento é vulnerável a interrupções que podem estar relacionadas a qualquer coisa, da instabilidade do fornecedor a condições do clima. Esses eventos são circunstâncias fora do seu controle e incluem:

  • Problemas de conformidade com regulamentos;
  • Confiabilidade do fornecedor;
  • Concorrência;
  • Fatores econômicos (preço e disponibilidade);
  • Tamanho e participação do mercado;
  • Tendências do consumidor;
  • Financiamento;
  • Clima ou outros fatores naturais.

Um jeito de se preparar e não desestabilizar a maneira de como controlar o estoque de uma pequena empresa, é fazer uma lista de possíveis problemas e criar estratégias para minimizar os riscos.

Se houver problemas no abastecimento de combustível ou uma greve de caminhoneiros, por exemplo, como sua empresa vai lidar com isso? Vai buscar um fornecedor local para fornecer uma entrega rápida e evitar desacelerar a produção ou decepcionar os clientes? É importante ter um plano B na manga.

#4. Investir em um software de controle de estoque

A tecnologia está a favor de muitos processos de negócio e não seria diferente para a tarefa de como controlar o estoque de uma pequena empresa.

Um sistema automatizado ajuda a fazer uma gestão de estoque mais eficiente e a controlar o abastecimento de cada grupo de mercadoria (vide item 1) do seu negócio.

Com um bom sistema de controle de estoque, as empresas podem:

  • Acompanhar o movimento do estoque em tempo real diariamente. Saber quanto estoque há disponível, qual a velocidade de venda e quando o próximo pedido deve ser feito.
  • Analisar os números de vendas para prever com precisão a demanda e planejar os requisitos de compra.
  • Manter a quantidade certa de estoque disponível para atender à demanda.
  • Ter informações do estoque acessível para toda a equipe da empresa através do sistema.
  • Maximizar o controle de estoque, reduzindo o estoque morto e as faltas.
  • Otimizar o gerenciamento do depósito para encontrar os produtos facilmente.
  • Gerar relatórios para análise prática do estoque.
  • Acompanhar o estoque em diferentes depósitos e pontos de venda.
  • Definir alertas, por exemplo, quando ocorrem alterações inesperadas no estoque. Assim, o departamento de compras pode reabastecer rapidamente para evitar falhas ou atrasos na produção.
  • Gerenciar fluxo de caixa. A quantidade de dinheiro que a empresa gastou nos custos de estoque é fundamental para o gerenciamento de dinheiro. Um melhor sistema de controle de estoque para pequenas empresas possibilita um fluxo de caixa melhor.

#5. Gerenciar relacionamentos com fornecedores

Para ser expert em como controlar o estoque de uma pequena empresa é importante ter bons fornecedores. Atualmente, é comum lidar com vários, mas é importante cultivar a relação com os melhores.

Tanto melhores em termos de preços, condições de pagamento quanto de qualidade do material vendido.

Dessa forma, você cria uma rede de relacionamentos com fornecedores confiáveis para melhores negócios e ainda economiza por meio de descontos no pagamento antecipado e quantidade econômica de pedidos.

Quer automatizar o controle de estoque da sua empresa?

Se você usar essas cinco dicas de como controlar o estoque de uma pequena empresa vai conseguir manter seu negócio funcionando com eficiência.

Por isso, se decidir implementar um sistema de controle de estoque, conte com a experiência de quem vai ajudar a informatizar seus processos e evitar erros.

A Encontre um Nerd resolve frustrações e implementa soluções em escritórios e empresas com foco na experiência do cliente. Tudo para tornar cada negócio um lugar onde tudo simplesmente funciona.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

42% das empresas no Brasil tem custos mais altos por ineficiência em tecnologia e informática. Faça um orçamento:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: