Você já deve ter visto as várias notícias sobre o crescimento da área de tecnologia e suas vagas de trabalho mas você sabe como conseguir emprego na área de TI?

O serviço de estatísticas do departamento de trabalho americano prevê um crescimento de 13% até 2026, com projeções de 557.100 novas vagas de trabalho na área, só nos EUA. Mais rápido que a média de todas as outras ocupações. Muitos destes novos trabalhos estão ligados a:

Nós já fizemos um post sobre a busca do primeiro emprego na área de TI mas se você já está dentro deste mercado, estudou bastante, aprendeu muito ou mesmo já chegou a sênior, saiba que o momento é excelente para você conseguir um novo emprego na área de TI.

Com todo este aquecimento de mercado, tudo o que você precisa é estar preparado.

Portanto preparamos para você 10 dicas de como conseguir emprego na área de TI e começar logo a receber o tão sonhado contra-cheque.

Como conseguir emprego na área de TI: TOP 10 dicas

Não importa se você está numa posição ruim em sua empresa atualmente ou mesmo se ficou desempregado, com estas dicas de como conseguir emprego na área de TI, suas chances irão aumentar consideravelmente.

A escassez de profissionais de TI atinge desde a base, com a falta de profissionais juniores, até mesmo aos profissionais seniores.

Portanto, esteja você em qualquer um dos momentos, estas dicas serão úteis no momento em que você decidir procurar um novo emprego na área de TI.

1. Currículo

O currículo é parte primordial na sua busca e não dá pra falarmos sobre como conseguir emprego na área de TI sem mencioná-lo.

Seja ele um perfil em sites como o Linkedin ou mesmo um arquivo que você consegue anexá-lo ao seu e-mail. É importantíssimo que você mantenha o seu currículo sempre atualizado.

2. Mantenha informações relevantes em seu currículo.

Uma boa dica é manter apenas as informações relevantes em seu currículo. Isso ajuda, principalmente, no momento de seleção por parte dos recrutadores. E principalmente se você já é um profissional experiente com muitas mudanças e/ou formações em seu currículo.

Além de tudo, manter um currículo clean ajuda a mostrar organização e até mesmo que você sabe separar suas principais atribuições de suas atribuições secundárias.

Pense bem, se o seu currículo está repleto de ações relacionadas a área de TI, de nada adianta você ocupar lugar com aquela experiência que você teve trabalhando por um mês no telemarketing.

3. Você possui as habilidades técnicas certas?

Apesar de parecer óbvio, essa dica nem sempre é seguida e pode fazer com que você perca muito tempo procurando funções que não se encaixam a você.

Portanto procure se informar bem sobre o tipo de trabalho que a empresa está oferecendo e se ele se encaixa bem nas suas habilidades.

Se a vaga não se encaixa tão bem a você, você sempre pode aprender uma nova habilidade. Esta é nossa próxima dica.

4. Aprenda novas habilidades

Em um mercado tão acelerado como o de tecnologia, é natural que novos produtos e novas formas de trabalhar estejam sempre surgindo.

Esse é um mercado em constante movimento e se você está há muito tempo sem aprender algo novo, pode ser que você precise se atualizar para seu novo emprego. No artigo; “5 opções de cursos para profissionais de TI. Todos gratuitos”, você encontra opções interessantes para atualizar seus conhecimentos.

Além disso, novas habilidades irão torná-lo um profissional ainda mais completo, podendo inclusive ser um diferencial no momento de escolha de um recrutador.

5. Prepare para as entrevistas

Pode-se dizer que as entrevistas são o momento mais crítico em uma contratação. Muitas vezes o seu currículo pode não ser o melhor entre os analisados ou mesmo que ele seja realmente o melhor, é na entrevista que tudo pode mudar.

Esteja pronto para ser analisado dos pés a cabeça e não se engane, a primeira impressão é a que fica. Você não terá tempo suficiente para tirar uma primeira impressão negativa.

A área de TI pode ser uma área mais despojada e sem muitas regras possibilitando que você mantenha uma postura e aparência mais informal. Porém nem todas as empresas da área de TI são assim e mesmo que seja, uma barba bem feita e um belo blazer podem fazer toda a diferença. Portanto vá bem arrumado, com o calçado impecável, uma barba bem feita e um cabelo arrumado.

É claro que preparar para as entrevistas não é apenas preparar sua aparência. Trata-se de estar à vontade com sua formação e suas habilidades como profissional. Para isso, estude a empresa da qual você foi chamado para entrevista e demonstre para eles o porquê de você ser o melhor profissional para eles.

6. Tentar uma vaga mais de uma vez

Não se engane, tentar uma vaga de emprego mais de uma vez pode dar certo.

Nunca se sabe o que levou o recrutador a não dar seguimento para sua seleção, portanto mostrar que você ainda tem interesse em determinada vaga ou empresa, pode mostrar perseverança.

Inclusive uma nova chance de mostrar novamente suas habilidades e fazê-los repensar em sua contratação.

7. Continue sempre a procura

Por mais que você possa começar a se cansar da procura, nunca pare de procurar novas vagas. Nem mesmo quando você já está esperando um retorno de um empregador.

Muitas vezes você está confiante que conseguiu a vaga e seu empregador rejeita você sem que você entenda o motivo.

Aprenda com cada uma de suas entrevistas e continue se inscrevendo até achar a oportunidade certa para você. Na pior das hipóteses, você terá uma grande quantidade de ofertas a responder.

8. Networking

Nunca subestime o poder do networking. Conhecer pessoas, principalmente pessoas da sua área de atuação, é um dos principais caminhos para conseguir emprego. Portanto não deixe de se enturmar, conhecer pessoas sempre que possível.

Em uma conversa informal em um bar pode sair aquele empurrãozinho para você entrar naquela empresa tão almejada por você.

9. Peça referências

Assim como o apelo do networking é ser recomendado por alguém conhecido, pedir por referências a seus amigos de profissão ou mesmo a ex-chefes pode ser uma ótima forma de como conseguir emprego na área de TI.

As pessoas tendem a confiar mais em recomendações de pessoas próximas e amigos, e isso é um grande diferencial quando se trata de selecionar um novo candidato a vaga de emprego.

10. Fale a verdade

Seja na entrevista de emprego ou mesmo fazendo o seu networking, mentir não te ajudará em nada.

Seja você mesmo e não crie armadilhas que poderão sujar sua imagem com as outras pessoas.

Dê valor ao que você tem de mais importante que é a sua própria imagem profissional.

Falar a verdade é uma forma de valorizar você e não desvalorizar sua imagem profissional. Essa, talvez seja nossa dica mais importante de como conseguir emprego na área de TI.

[Bônus] Trabalho remoto com horário flexível!

Já que você está procurando como conseguir emprego na área de TI eu vou te dar uma dica final: conheça a Encontre um Nerd!

Você é um profissional TI ou técnico em informática, local ou remoto, em busca de mais oportunidades de trabalho na área? Seja um Nerd da rede de profissionais da Encontre um Nerd.

Nossos Nerds chegam a ganhar até R$ 2000 mensais resolvendo problemas de TI dos mais diversos tipos trabalhando remoto ou presencialmente. Cadastre-se e receba notificações sobre trabalhos em sua área e aceite aqueles que você desejar.

Você pode encaixar seus atendimentos nos melhores horários e criar uma renda extra. Confira o escopo de serviços com os quais você pode trabalhar e comece HOJE mesmo!


   

10 principais dicas de como conseguir emprego na área de TI