Colocar uma impressora em rede na sua empresa é uma necessidade para economizar o número de equipamentos e integrar diversos usuários em uma única máquina. Afinal, independentemente do tamanho do seu negócio, uma tendência é o trabalho em rede. Neste artigo, vamos explicar como colocar uma impressora em rede e porque você deve fazer isso. Boa leitura!

Como colocar uma impressora em rede em 6 passos

É possível fazer, você mesmo, a instalação da impressora e o compartilhamento desse equipamento para que ele possa ser acessado por mais de um dispositivo e, dessa forma, seja utilizado por toda a empresa. Partindo de um computador com sistema operacional Windows, dividimos essa tarefa em seis etapas: 


  1. Localize a impressora: no seu computador, clique em “Iniciar” e, em seguida, em “Painel de Controle”. Quando a pasta abrir, vá em “Dispositivos e Impressoras”. 
  2. Selecione a impressora: a máquina vai listar todas as impressoras instaladas naquele equipamento. Clique com o botão direito em cima da impressora que você deseja colocar em rede e selecione a opção “Propriedades da Impressora”. 
  3. Compartilhe a impressora: depois de selecionar as propriedades da impressora, uma nova janela vai abrir e, dentro da aba “compartilhar”, você deve selecionar a opção “Compartilhar esta impressora/scanner”. Em seguida, clique em “aplicar” e, depois, em “ok”. Pronto, a impressora está compartilhada!
  4. Repita o processo em outro computador: em outro computador ou notebook da empresa, repita o passo 1, clicando em “Iniciar”, “Painel de Controle” e “Dispositivos de Impressoras”
  5. Adicione a impressora: em seguida, clique em “adicionar uma impressora”, habilite a opção “adicionar uma impressora de rede sem fio ou Bluetooth” e selecione o nome da impressora que você quer colocar em rede. Clique em “avançar”, “instalar driver”,“avançar”, novamente, e por fim, “concluir”. 
  6. Faça um teste: faça um teste de impressão automática padrão para ver se o aparelho está funcionando da maneira mais adequada.


Ainda tem dúvidas? Confira, neste vídeo, um passo a passo para colocar uma impressora em rede:


Quais as vantagens de colocar uma impressora em rede?

Agora que você já sabe como colocar uma impressora em rede, que tal conhecer um pouco mais sobre as vantagens dessa configuração?


A principal vantagem de colocar uma impressora em rede é a economia de dinheiro. Imagina se uma empresa com 50 funcionários, cada um com seu computador ou notebook, precisasse adquirir uma impressora para cada um? Ou, ainda, se houvesse apenas uma impressora e somente um equipamento apto a operá-la? Certamente, as dificuldades de logística, de planejamento e produtividade atrapalhariam o desenvolvimento do trabalho. 


Uma outra vantagem de colocar uma impressora em rede é o aumento do controle sobre o que é impresso e a quantidade utilizada. Sem a lógica da impressora em rede, o gestor de uma empresa que tivesse várias impressoras em um mesmo ambiente teria mais dificuldade em controlar a quantidade de insumos gastos, como tinta de toner, folhas e etiquetas, por exemplo. 


No entanto, com a impressora em rede, é possível delimitar um número de impressões e atestar de qual equipamento partiu a autorização para uma determinada impressão. Além disso, é possível colocar cotas para determinados setores que tenham maior ou menor necessidade de impressão, facilitando o controle e otimizando os gastos com recursos. 


Não abra mão da manutenção preventiva

Se, depois de aprender como colocar uma impressora em rede, você deseja ir além e economizar mais ainda, certifique-se de ter sua manutenção preventiva em dia.


Ao optar por colocar uma impressora em rede e, dessa forma, diminuir a quantidade de impressoras no ambiente corporativo, você toma uma decisão importante. Como já dissemos, isso significa otimizar recursos e manter um controle sobre os gastos de insumos dentro do escritório. No entanto, como qualquer outro equipamento tecnológico, a impressora também precisa de uma série de cuidados para que possa operar com a máxima eficiência. 


Deixar a manutenção em segundo plano é comprometer o trabalho de toda a equipe. Afinal de contas, se um equipamento que está conectado em rede estraga, um número maior de pessoas ficará impedido de utilizá-lo. 


Nesse caso, a manutenção preventiva de impressoras é a chave para evitar alguma dor de cabeça no futuro e evitar gastos desnecessários. Como diria sua avó, “prevenir é melhor do que remediar”. E isso também pode ser aplicado aqui. 


Consertar uma máquina depois que ela estragou tem um custo duplo: em primeiro lugar, é mais caro trocar peças ou cabos avariados e, em segundo lugar, o equipamento é retirado do local e fica um tempo sem poder ser utilizado, o que compromete o trabalho de outras pessoas, diminuindo a produtividade e aumentando o custo com alguma solução paliativa (como o aluguel de uma impressora substituta, por exemplo). 


Por fim, a manutenção preventiva também consegue corrigir algumas falhas que, embora não causem avaria aparente, podem comprometer a qualidade da impressão. Peças desreguladas, sujas ou desgastadas não funcionam perfeitamente. Com a manutenção preventiva, você consegue identificar essas falhas, fazer trocas ou reparos pontuais evitando que você tenha que se desfazer do equipamento depois que ele estragar.    

 

E aí, aprendeu como colocar uma impressora em rede? Se você ainda precisa de ajuda, saiba que a Encontre um Nerd reúne técnicos certificados e capacitados aptos a resolver quaisquer problemas de TI que você tenha na sua empresa, desde colocar uma impressora em rede até montar toda a rede de seu escritório. 


Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços. 


Aprenda como colocar uma impressora em rede em 6 passos