Como aumentar a produtividade na empresa? 6 dicas imperdíveis

Você já ouviu falar em mundo VUCA? Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade são as principais características desse modelo que define tão bem nossa atualidade. Diante de um cenário tão cheio de variáveis, entender como aumentar a produtividade da empresa pode se tornar uma tarefa ainda mais complicada.

Se esse é o seu caso, não se desespere! ✋✋✋

Neste artigo, falaremos sobre tudo o que você precisa saber para tornar sua equipe mais produtiva e engajada com os resultados. 

Vem com a gente? 

Por que pensar em produtividade?

Quando falamos sobre produtividade, pensamos instantaneamente em uma empresa que entrega seu produto ou serviço a todo vapor, com agilidade, prestatividade e, claro, qualidade. 

Mas você já ouviu o ditado que defende a importância do caminho, mais do que do destino? Pois bem! Quando falamos em produtividade, a máxima está certíssima! 

E sabe quem são os caminhos de um destino repleto de produtividade? Eles mesmos, os funcionários! 🧑‍💼🧑‍💼🧑‍💼

Entender como aumentar a produtividade na empresa passa, antes de qualquer coisa, pela compreensão de como fazer uma gestão de pessoas. Neste cenário, o engajamento e a motivação dos colaboradores devem ser os principais motores para melhores resultados. 

Por isso, em vez de focar nas entregas, que tal tentar focar nos processos? 

Vamos falar melhor sobre isso a seguir. 

 

Como aumentar a produtividade na empresa? 

Chegou a hora de entendermos, na prática, como aumentar a produtividade no ambiente de trabalho. Separamos 6 dicas essenciais (e algumas bastante inovadoras) para te inspirar! 💡

  1. Desenvolver metas SMART

Você já ouviu falar em metas e objetivos SMART? Sem delongas, podemos dizer que eles são, simplesmente, os melhores amigos da produtividade! 

As metas SMART são projetadas para serem objetivas e claras, com detalhamento preciso e voltado exatamente à resposta desejada. 

Para que fique claro, SMART é um acrônimo para Específico (specific, em inglês), Mensurável (measurable) 📉 , Atingível (attainable) 🎯, Relevante (relevant) 🥇  e Temporal (time-based) ⌚. 

Uma meta ou objetivo SMART deve ser desenhado com base nas categorias acima. Assim, seu acompanhamento será muito mais claro, realista e objetivo. 

  1. Respeitar pausas necessárias

Felizmente, foi-se o tempo em que o número de horas trabalhadas ininterruptamente dizia algo sobre produtividade. Hoje em dia, os bons líderes reconhecem a importância de respeitar momentos de pausa e entender o que é flexibilidade no trabalho

Com uma mente sã e descansada, a equipe consegue se dedicar a tarefas complexas e estratégicas com muito mais concentração e motivação. 

  1. Investir em treinamentos e atualizações

Além de complexo, o mundo VUCA é extremamente competitivo também. Por isso, uma empresa que pensa em produtividade deve pensar, também, em especialização e desenvolvimento da equipe. 

Investir em treinamentos periódicos, oferecer atualizações na área de atuação dos colaboradores e até mesmo organizar uma reunião produtiva e enriquecedora são boas formas de estimular a produtividade com base no desenvolvimento profissional. 

  1. Cocriar 

Este é um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. A cocriação é uma excelente forma de buscar produtividade por meio da tecnologia e inovação nas empresas

A base da cocriação é o envolvimento de todas as partes impactadas por um projeto em sua criação. E isso não está restrito apenas aos colaboradores! Se o projeto será oferecido aos clientes, eles também podem — e devem — contribuir para o desenvolvimento da estratégia! 

É diferente de tudo o que você já viu? Pode ser! Mas pode ir se acostumando, porque a cocriação é o futuro das empresas e negócios! 

  1. Automatizar processos

É claro que a tecnologia aplicada à rotina não poderia ficar de fora da nossa lista. Automatizar processos é uma saída muito inteligente para quem busca potencializar a produtividade na empresa. 

Quer saber por que? 

Porque processos automatizados otimizam a gestão do tempo, fazendo com que etapas burocráticas e cansativas tornem-se rápidas e digitais, enquanto a equipe pode se dedicar a tarefas mais complexas, estratégicas e empolgantes. 

  1. Apostar em outsourcing

Terceirizar serviços também é uma tendência em alta para empresas que querem saber como aumentar sua produtividade. 

Com um outsourcing em áreas estratégicas, como a TI, os custos são mais baixos, a equipe mais disponível e especializada, o planejamento é mais detalhados e…a produtividade do setor é maior! 😎😎😎

Conheça empresas especializadas no serviço, como a Encontre um Nerd, e tire todas as suas dúvidas sobre esse modelo inovador de suporte e atendimento! 

Por onde começar? 

Entendeu como aumentar a produtividade de sua empresa usando nossas dicas e técnicas? Ótimo! 

Então, é hora de colocar a mão na massa. 

Se você não sabe por onde começar essa verdadeira transformação no modus operandi de sua empresa, não se preocupe. Vamos te dar um empurrãozinho! 

  1. Entenda os processos da empresa 

O primeiro passo para investir em táticas para aumentar a produtividade é entender como operam os diferentes setores da empresa. 

Naturalmente, os perfis dos setores ajudarão a definir quais estratégias funcionarão melhor. 

  1. Faça testes e avalie os resultados

Errar é humano, mas ignorar os resultados do erro é imperdoável — especialmente quando falamos de automatização de tarefas

Os softwares de automação permitem uma avaliação constante dos processos realizados, com dados gerados conforme demanda e com alto índice de confiabilidade. 

Por isso, consulte os relatórios, observe o andamento dos processos e modifique detalhes se for preciso. 

Já dizia o ditado popular: a persistência é o que leva à perfeição! Portanto, insista e não desista! 

  1. Ouça a opinião da equipe

Todo profissional sonha em trabalhar em uma empresa que investe e se preocupa com sua motivação e produtividade. Ao perceberem o esforço da companhia em tornar o ambiente de trabalho mais confortável e estimulante, os colaboradores tendem a sentir-se motivados a participar e contribuir. 

Não perca a oportunidade de ouvir o que eles têm a dizer! Imersos na rotina, os funcionários possuem um olhar apurado e focado em detalhes do cotidiano que podem passar despercebidos, e cujo impacto nos resultados pode ser tremendo! 

Colocando em prática nossas dicas, o time de funcionários deixa de ter uma posição unicamente operacional, passando a atuar, também, como responsável pelos resultados e objetivos traçados. Ganham os colaboradores, ganham os clientes e ganha a empresa! Poderia ser melhor? 😉😉😉

Este post foi escrito por Diego Minone, CMO da Pluga – empresa líder em integração de ferramentas web e automatização de processos que elimina tarefas manuais e chatas da sua empresa e aumenta a produtividade. E melhor, sem escrever uma única linha de código!


6 dicas incríveis para aumentar a produtividade na empresa