Como administrar uma pequena empresa aplicando 11 passos práticos

Plano de negócio, gestão de pessoas e financeiro, atendimento ao cliente, marketing e mais. Tudo sobre como administrar uma pequena empresa

Há muitas maneiras de como administrar uma pequena empresa para que ela possa ser bem-sucedida, trazendo benefícios desde o retorno financeiro, equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, até tornar o mundo um lugar melhor.

O primeiro passo, de como administrar uma pequena empresa é desenvolver uma ideia clara de o que é sucesso para você — caso seja o empreendedor. Enquanto você trabalha com a mecânica de fazer seu negócio prosperar, mantenha essa visão em mente e faça escolhas que o façam avançar nesse caminho.

A seguir, selecionamos alguns passos práticos de gestão, que vão ajudar tanto o empreendedor quando o gestor, no dia a dia do negócio. Continue acompanhando.

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Como administrar uma pequena empresa: 11 passos sobre o que fazer

1. Escreva um plano de negócios

Você tem uma paixão e gostaria de fazer disso, sua profissão? Não importa o quão entusiasmado você esteja com o seu pequeno negócio, ele não será bem-sucedido a menos que você tenha um plano de negócio, que indique como você vai começar a executá-lo.

Não importa quão longo ou detalhado seja o seu plano, desde que cubra alguns pontos essenciais.

Nessa etapa de como fazer para administrar uma pequena empresa, uma projeção de fluxo de caixa, por exemplo, é especialmente importante.

2. Determine como você terá lucro

O lucro é, afinal, o objetivo de qualquer pequeno negócio bem-sucedido. Neste passo de como administrar uma pequena empresa, você deve examinar as despesas fixas do seu negócio (aluguel, matérias-primas, salários, etc.) e, em seguida, descobrir quanto precisará vender para cobrir esses custos e começar a gerar lucro.

Isso é conhecido como uma análise de equilíbrio.

3. Comece com o máximo de dinheiro possível

Novos negócios podem levar meses ou anos para alcançar uma lucratividade mínima, por isso, é preciso que você se planeje não apenas em relação ao valor de investimento inicial, mas também quanto ao capital de giro necessário, para arcar com suas despesas.

Você também pode recorrer a fundos de empréstimos a empreendedores, mas tenha atenção nas taxas e no custo total. Se você puder economizar o capital inicial antes de abrir as portas, ajudará a garantir que os empréstimos não afundem seu novo negócio.

Novamente, um plano de negócios é essencial no processo de como administrar uma pequena empresa, porque permite que você experimente a estratégia para o seu negócio no papel, antes de começar a jogar para valer.

4. Comece aos poucos

Todos querem que sua pequena empresa seja bem-sucedida, com muitos funcionários e muita receita, mas você precisa aprender a andar antes de poder correr. Não assuma muitas despesas no começo, especialmente, se seu planejamento mostra que a renda desejada pode demorar um pouco para ser alcançada.

Começando pequeno, você garante que irá sobreviver às inevitáveis surpresas associadas à execução de uma pequena empresa.

Os empreendedores que começam com operações modestas podem se recuperar e aprender com seus erros, sem assumir muitas dívidas. Começar pequeno ajudará sua empresa a se transformar em uma empresa de sucesso.

5. Faça contrato de tudo

Embora seja bom fazer negócios com um aperto de mão, não há substituto para um contrato bem escrito.

Certifique-se de obter todos os acordos em contrato, seja com clientes, sócios e fornecedores. Isso irá lhe poupar dores de cabeça e pode até salvar sua empresa.

6. Mantenha sua vantagem de mercado

Há muitas maneiras de se obter uma vantagem competitiva sobre outros negócios em seu setor:

  • você pode ter um produto melhor;
  • um processo de fabricação ou distribuição mais eficiente;
  • um local mais conveniente;
  • melhor atendimento ao cliente;
  • melhor entendimento do mercado em constante mudança.

A melhor maneira de manter sua vantagem competitiva é permanecer proativo. Se você sabe que sua empresa enfrentará desafios, seja por uma crise financeira ou surgimento de um novo concorrente, não espere para reagir — planeje com antecedência e você ficará à frente.

7. Contrate as pessoas certas

Não basta contratar a primeira pessoa que aparecer. Procure alguém com motivação, criatividade e o tipo certo de personalidade para ajudar você a alavancar seu negócio.

Então, uma vez que você encontrou a pessoa certa, trate-a com respeito, envolva-a e certifique-se de criar o ambiente que ela irá prosperar e dar tudo de si.

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8. Pague suas contas no prazo

Não é preciso dizer, mas é importante pagar o que você deve. Além de manter o negócio funcionando e criar um bom relacionamento com fornecedores e equipe, você evita multas e problemas judiciais.

Se você tiver uma reputação ruim, pode ser difícil formar relacionamentos comerciais no futuro.

Além disso, se você ficar atualizado sobre suas dívidas e pagá-las à medida que as incorre, isso ajudará a evitar ser sobrecarregado por problemas de fluxo de caixa, se várias dívidas vencerem simultaneamente.

9. Concentre-se no atendimento ao cliente

De acordo com uma pesquisa realizada pela American Express, 78% dos consumidores cancelaram ou não fizeram uma compra pretendida, devido ao mau atendimento ao cliente. Outros estudos mostraram que é preciso várias experiências positivas do cliente para compensar uma negativa.

Dessa forma, saber como administrar uma pequena empresa com sucesso, passa pelo desenvolvimento de uma política de excelência no atendimento.

Lembre-se: é muito mais fácil vender para clientes fiéis, do que para novos prospects.

Examine seu atendimento atual e faça as alterações necessárias para garantir que sua pequena empresa forneça um serviço superior ao de seus concorrentes.

10. Expanda seus esforços de marketing

Não é nenhuma novidade e você, provavelmente, já está cansado de saber que o marketing é fundamental em planos de como fazer para administrar uma pequena empresa. Entretanto, você está dando a atenção necessária ao setor?

O marketing eficaz é essencial para aumentar suas vendas, mas você não precisa quebrar o banco para promover seu negócio. Existem muitas maneiras baratas de comercializar seus produtos e serviços, entre as mais efetivas atualmente, está as ações de marketing para redes sociais.

11. Use a nuvem

Não há dúvida de que a computação em nuvem nivelou o campo de atuação para empresas iniciantes.

Economia de custos e acesso de documentos e dados de qualquer lugar são as maiores vantagens para mover alguns dos seus processos de negócios para a nuvem.

Se, por exemplo, sua empresa muda de um programa de contabilidade de pequena empresa para um aplicativo de contabilidade baseado em nuvem, você não precisa mais instalar software de desktop (economizando custos de TI para instalação, backups etc.) e pode acessar os dados e contas de qualquer lugar, inclusive de dispositivos móveis.

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Daniel Tutida

Chief Marketing Officer at Eunerd.

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