Embora possam haver muitos desafios diferentes ao iniciar e gerenciar uma pequena empresa, as preocupações com dinheiro estão no topo da lista para a maioria dos proprietários. Mas então como administrar o dinheiro de uma pequena empresa?

Há muitas maneiras de fazer uma revisão financeira na sua empresa, modificando processos operacionais, mas também há algumas coisas fáceis que você pode fazer no gerenciamento diário para melhorar suas finanças.

Essas dicas de como administrar o dinheiro de uma pequena empresa são práticas, ações diárias que você pode tomar para gerenciar seu financeiro com mais eficiência.

Como administrar o dinheiro de uma pequena empresa

1. Não misture despesas comerciais e pessoais

Há tantas razões para não misturar suas contas pessoais e de negócios, incluindo questões fiscais, responsabilidade pessoal e registros contábeisconfusos, só para citar alguns.

Quando as coisas ficarem apertadas, resista ao impulso de proteger as finanças do seu negócio com fundos pessoais, porque isso certamente criará uma bagunça na qual você terá que lidar mais tarde.

A melhor maneira de administrar o dinheiro de uma pequena empresa e manter uma separação clara de suas despesas é definir um orçamento pessoal e um orçamento comercial.

Respeite-os de forma rígida e separada, para que os cartões de crédito e os empréstimos da sua empresa não interfiram nas suas finanças pessoais e vice-versa.

Seu gerente financeiro e seu contador vão agradecer por não enlamear o dinheiro quando chegar a hora de administrar seus livros e pagar seus impostos.

2. Negocie com fornecedores antes de assinar um contrato

Às vezes, para administrar o dinheiro de uma pequena empresa, você tem que investir em bons argumentos para conseguir uma boa barganha. Ao fazer compras de fornecedores ou contratar fornecedores, tente negociar um acordo melhor.

Não se esqueça de examinar os termos de compra, como multas por atraso de pagamento e períodos de carência, ao tomar uma decisão.

Às vezes, receber 30 dias extras para pagar pode economizar mais de 5% de desconto no seu total de despesas.

3. Pague suas contas a tempo, sempre

Assim como você faz com suas finanças pessoais, é importante que você pague todas as contas do seu negócio cuidadosamente para administrar o dinheiro de uma pequena empresa eficientemente.

Cartão de crédito e taxas atrasadas de pagamento de empréstimo podem lhe custar caro, mas pagando pequenas taxas atrasadas no fornecedor e contas de serviços públicos frequentemente adiciona extras também. O mesmo vale para os impostos: pagar tarde demais pode resultar em penalidades sérias.

Configure lembretes mensais para certificar-se de que não há contas de negócios sendo esquecidas.

Para as empresas jovens, especialmente, as margens de lucro são fracas. Evitar multas por atraso pode ser a diferença entre terminar o ano no vermelho ou no azul.

4. Faça da economia um hábito

Você não precisa se transformar em um cobrador extremo para administrar o dinheiro de uma pequena empresa.

Acompanhe as ofertas de desconto para compra de equipamentos e suprimentos de escritório, compre móveis e equipamentos de segunda mão e torne-se uma empresa “verde” para economizar dinheiro em serviços públicos.

5. Passe algum tempo em uma aula de contabilidade introdutória

Ser proprietário de uma empresa não te torna um especialista em finanças automaticamente, mas você ainda terá que tomar grandes decisões relacionadas a administrar o dinheiro de uma pequena empresa.

Portanto, mesmo que você contrate um contador ou trabalhe com um contador, você deve conhecer os princípios básicos da contabilidade comercial.

Faça um curso de Introdução à Contabilidade online ou na faculdade da sua cidade, se precisar, e saiba como o dinheiro entra e sai da sua pequena empresa.

6. Invista em tecnologia

A próxima coisa para administrar o dinheiro de uma pequena empresa é investir em tecnologia e entender todos os termos relacionados ao seu negócio, a fim de manter a posição número 1 no mercado de negócios.

Às vezes, é melhor usar o software online para manter os registros de suas finanças e contas e estabelecer uma presença online para atrair mais clientes.

Para ser mais assertivo, você também pode usar um software de contabilidade para pagar impostos e para entender a posição financeira do seu negócio e desenvolver orçamentos.

Na verdade, empresas de grande escala geralmente têm contadores que podem utilizar software profissional.

No entanto, com o avanço da tecnologia e da oportunidade de rede, qualquer um pode dominar os fundamentos da contabilidade e garantir que seus registros estejam em ordem. Você só precisa comprar um programa de alta qualidade e saber adaptá-lo ao seu negócio.

Uma consultoria em TI para saber implementar, usar e colocar essa levar esse processo adiante pode ajudar.

7. Acompanhe os seus movimentos de dinheiro

Não importa quão pequena seja a sua empresa, você deve ter suas condições de pagamento descritas de maneira concisa e eficiente para administrar o dinheiro de uma pequena empresa.

Mesmo que seja um desafio no mundo dos negócios de hoje, você precisa levar em consideração o lado financeiro e legal de suas transações monetárias e rastrear todos os movimentos de seu capital regularmente.

Manter o controle de como a sua empresa está se saindo ajudará você a descobrir quais áreas funcionam com mais eficiência e em qual setor você precisa controlar melhor seus fundos.

Você também precisa estudar esses dados para desenvolver um orçamento razoável e acompanhar seu progresso para ver se você se encaixa dentro de seus limites.

Quanto mais você entender as finanças e o fluxo de caixa de sua empresa, mais bem preparado você estará para tomar decisões inteligentes sobre administrar o dinheiro de uma pequena empresa.

Então, se você está enfrentando problemas em como gerenciar suas finanças, e quer ficar fora da multidão, então lembre-se das dicas acima e dê à sua empresa um futuro brilhante.

Apesar de essas dicas ajudarem, nada substitui a adoção proativa e prática quando se trata de administrar seu dinheiro — não importa quão grande ou pequeno seja o desafio financeiro.

Quanto mais você prestar atenção ao seu fluxo de caixa e às finanças do negócio, mais bem preparado você estará para tomar decisões inteligentes sobre gerenciamento de dinheiro.

Conheça a Encontre um Nerd e saiba como ajudamos a empresa Via Varejo a reduzir em 20% o custo com pessoal e fazer o fechamento de custos e despesas em 2 dias com nosso suporte ondemand.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

7 dicas de como administrar o dinheiro de uma pequena empresa