A indústria de informática ganhou impulso juntamente com o desenvolvimento da tecnologia de computadores no final do século XX. Com esse crescimento rápido e o aumento do número de máquinas existentes, houve um salto na necessidade de serviços de reparação e vendas de computadores. Por isso, se você está neste mercado é fundamental saber como administrar uma empresa de informática.

Com as mudanças nas tendências e avanços, esteja você a frente de uma loja de reparos de computadores ou começando seu próprio negócio de vendas, é necessário um pouco de preparação.

Ter uma base de conhecimento ajuda a se apresentar autenticamente como um prestador de serviços profissional, competente, experiente, aberto para negócios neste mercado enorme e em expansão.

Quer aprender como administrar uma empresa de informática e alcançar sucesso com seu negócio? As cinco dicas a seguir podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos de gerir uma empresa bem-sucedida e lucrativa. E fique atento a dica bônus no final! ;)

DICAS: como administrar uma empresa de informática

1. Continue aprendendo novas tecnologias

As indústrias de tecnologia, especialmente a de informática (venda ou reparo), movem-se muito mais rapidamente do que outros setores, portanto você precisa continuar aprendendo ou ficará para trás.

No momento em que você pensa que sabe tudo, é o momento em que para de aprender. Além disso, aprender novas maneiras de vender, fazer reparos ou colocar em prática os modelos mais recentes do mercado será benéfico para você e sua empresa.

Todo mundo adora aqueles lugares em que todos os seus problemas são resolvidos e, se você reparar um MacBook ou um PC que não foi consertado por nenhum dos outros concorrentes, vai receber muitos pontos de recompensa.

Essas notícias se espalham como fogo, o que definitivamente aumentará o valor de mercado do seu negócio.

Assim, como contratar uma equipe certificada dá aval a capacidade dos profissionais, saber como administrar uma empresa de informática também passa pela crítica em perceber que é hora de aprender mais.

2. Equipe certificada

Você e sua equipe não precisam ter necessariamente um curso superior, mas montar um time com experiência teórica e prática sobre informática faz toda a diferença.

Estar atento a sua gestão de pessoas é uma dica valiosa de como administrar uma empresa de informática com sucesso. Afinal, é com a experiência dos seus profissionais que os clientes contam, confiam e recomendam.

Existem várias certificações e cursos de TI que você pode fazer para provar que possui os conhecimentos necessários e ainda ganhar vantagem competitiva sobre os concorrentes.

Sem contar que é uma ótima ferramenta de marketing para usar na divulgação do seu negócio.

Os treinamentos e cursos oferecem uma boa compreensão de vários tópicos, desde a solução de problemas e reparos gerais até os sistemas operacionais ou de redes.

Com sua experiência e habilidades, as certificações servirão como uma cereja no bolo para a sua carreira e a de seus funcionários.

3. Localização física da empresa

Um dos aspectos mais importantes de como administrar uma empresa de informática confiável é a localização física para atendimento.

Quanto mais fácil as pessoas chegarem à sua loja, mais chances você terá de ter sucesso. Esse fator pode ter um grande impacto no sucesso da sua empresa no futuro.

A localização do seu negócio deve ser pensada de maneira que seja facilmente acessível para os clientes e ofereça o máximo de atração para potenciais clientes que passarem.

Ter a sua própria loja fornece visibilidade da marca e pode atrair tráfego para a sua empresa de informática. Pense na localização atual e se ela tem esses atrativos. Caso não tenha, planeje melhorias no espaço ou estruture uma mudança de endereço.

4. Operações automatizadas

Para dar à sua empresa de informática uma aparência totalmente profissional, é necessária a automação de todo o processo.

Para esse fim, existem softwares disponíveis para empresas que abrangem rastreamento de reparos, gestão de ordens de serviço, cálculos de lucros/perdas, controle de estoque, relatórios e muito mais.

Esses programas tem as principais soluções para PDV (ponto de venda) do mercado que pode fazer tudo para você sem qualquer aborrecimento ou esquecimento.

Desde a solicitação de reparos até a atribuição do técnico certo, avisos de estoque baixos até pedidos de compra, a automatização torna a tarefa de administrar uma empresa de informática muito mais fácil, produtiva e a prova de erros.

5. Desenvolvimento do marketing

Com o objetivo de se estabelecer no setor, você deve fazer propaganda dos seus serviços e promoções regularmente.

Aqui estão cinco ações principais que você deve aplicar para que seu marketing funcione:

  1. Entender que marketing é um investimento e um compromisso;
  2. Encontrar o público certo;
  3. Descobrir a mensagem certa;
  4. Mensurar seus esforços de marketing para determinar de onde vêm seus clientes;
  5. Acompanhar novos e atuais clientes.

Saber como administrar uma empresa de informática nessa parte pode ser um pouco mais difícil. Você pode analisar seu orçamento e encaixar a consultoria de um profissional de marketing ou procurar o Sebrae da sua cidade para uma assessoria gratuita, participar de eventos, etc.

Pedir à família e aos amigos que divulguem seu negócio também pode ajudá-lo no famoso “boca a boca” que também é uma estratégia de marketing bastante válida.

Desenvolva suas habilidades de marketing, juntamente com as habilidades técnicas, porque você pode ser o melhor técnico de informática do mundo, mas se ninguém souber disso, não obterá lucros.

Bônus: seja um Nerd e consiga mais trabalhos!

É um profissional de TI e Informática em busca de mais oportunidades de trabalho no seu negócio? Temos uma proposta perfeita para você: Seja um Nerd!

As oportunidades vão de serviços remotos ao field service e você pode aceitar aqueles que desejar. Além de poder realizar os trabalhos em horários flexíveis e dividir sua equipe entre as atividades da loja e as oportunidades vindas da Encontre um Nerd.

Os Nerds cadastrados na nossa plataforma chegam a ganhar até R$ 2000 mensais, resolvendo problemas de TI dos mais diversos tipos, para vários tipos de empresas.

Cadastre-se gratuitamente e encontre mais oportunidades de trabalho e faça sua empresa lucrar mais!

Como administrar uma empresa de informática: 5 dicas