A Engenharia possui diversas áreas de atuação que juntas impulsionam o desenvolvimento da nossa sociedade. Com isso, muitos profissionais da área hoje tem o desejo de empreender e serem seus próprios patrões. Mas como abrir uma empresa de engenharia?


O processo passa tanto pelo atendimento de questões burocráticas quanto pelo desenvolvimento de uma estratégia para o negócio.


Como em todas as áreas profissionais atualmente, a concorrência é grande e os empreendedores devem pensar estrategicamente em como irão posicionar os seus negócios.


Cada área da engenharia requerer alguns detalhes extras além do que vamos apresentar aqui, mas com essa base você saberá como abrir uma empresa de engenharia.


Depois da leitura, o processo ficará mais claro, porém recomendamos buscar a assessoria de um escritório de contabilidade para cumprir toda a parte burocrática. Um advogado para resolver detalhes contratuais, por exemplo, também pode ser necessário.

Etapas de como abrir uma empresa de engenharia

1. Pesquise sobre as oportunidades de negócio na sua região

A primeira etapa de como abrir uma empresa de engenharia é na verdade uma pré-etapa.


Falamos no início do post sobre a competitividade do mercado. É por conta desse fator que pesquisar quais são as oportunidade de desenvolver um negócio é importante.


  • Qual nicho da sua área ainda não foi explorado?
  • Existe demanda de trabalho para ele?
  • Qual diferencial você agregaria ao seu serviço — alguma ferramenta que  nenhuma outra empresa oferece? Um fornecedor exclusivo?
  • Quais são os principais serviços da sua área que as pessoas mais precisam?


Investigar e responder essas e outras perguntas vai ampliar sua visão como empreendedor. Com isso, a visão de como será a empresa que você vai investir ficará mais clara.

2. Crie um planejamento estratégico 

As primeiras etapas de como abrir uma empresa de engenharia estão realmente voltadas para a parte estratégica do negócio.


Essas análises são importantes, pois antes de começar a prospectar clientes você precisa ter uma base e um propósito estabelecido.


Com um planejamento estratégico você avalia os pontos fortes e fracos do seu negócio e as ameaças e oportunidades que pode enfrentar. 


Assim, suas estratégias de mercado serão direcionadas para valorizar suas vantagens e, em paralelo, você terá ações sendo executadas para contornar as desvantagens.


Estudar o mercado, público-alvo, capacidade de investimento também entram nessa fase de planejamento.

3. Avalie os custos necessário para começar o negócio

Essa etapa de como abrir uma empresa de engenharia é muito importante. Você precisa analisar quanto é necessário e o quanto desse investimento você tem em mãos para investir.


Vai começar o negócio sozinho ou terá um ou mais sócios? Dividir os custos iniciais é interessante, mas se você for empreendedor solo precisa analisar se consegue cobrir todos os gastos.


Além do capital para abrir a empresa e pagar contador e advogado, por exemplo, é preciso ter um capital de giro inicial para pagar as contas básicas do negócio (aluguel, luz, internet, etc), contratação de funcionários, investimentos iniciais de marketing (criação da identidade visual da marca), etc.


Se depois da análise você perceber que precisará de um investimento de capital, também pode procurar um banco ou financiadora para obter um empréstimo.

4. Defina como será a sociedade e o regime tributário

Se você passou pelas três etapas anteriores do processo de como abrir uma empresa de engenharia, está pronto para registrar seu negócio oficialmente juntos aos órgãos governamentais.


Caso você tenha sócios, o contrato social da empresa é o documento que vai registrar o tipo de sociedade:


  • Sociedade Simples;
  • Sociedade Limitada;
  • Empresário Individual, dentre outros.


O regime tributário é como a empresa de engenharia responderá a suas obrigações para a Receita Federal. 


Muitas empresas hoje opção pelo regime do Simples Nacional, mas suas operações é que irão regular essa definição.


A ajuda de um contador especializado vai ajudá-lo nessa definição.

5. Outras obrigações legais 

Esta etapa de como abrir uma empresa de engenharia também envolve outros registros legais em órgãos que vão permitir que você execute seu trabalho.


Estar em dia com essas obrigações será fundamental para a credibilidade da sua marca e para a confiança dos seus clientes. 


  • Registro do contrato social; 
  • Obtenção do número de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Registros nos sindicatos de classe;
  • Alvará de funcionamento;
  • Sistema de emissão de notas fiscais.

[EXTRA] Crie uma estratégia de marketing

Para ter sucesso ao abrir uma empresa de engenharia, é importante chegar no mercado com uma estratégia de marketing bem preparada.


Desenvolver a identidade visual da marca — logo, cartão de visita, papel timbrado, etc — é o básico para começar a operar. Ter um material bem feito mostra profissionalismo e confiança no trabalho.


A presença digital é super importante, principalmente para novos negócios.


Crie perfis nas principais redes sociais onde se concentra o seu público-alvo para começar a se comunicar e divulgar sua marca.


Crie conteúdos focados em apresentar a empresa, os serviços e, principalmente, seus diferenciais.


Com uma estratégia de marketing digital você consegue ter um controle melhor dos investimento em publicidade e escalar os orçamentos a medida que o negócio cresce.

Infraestrutura para abrir uma empresa de engenharia

Já falamos de toda parte estratégia, burocrática e de divulgação para abrir uma empresa de engenharia. 


Mas outro ponto importante é como montar a sua empresa com os equipamentos e soluções de gestão e comunicação mais eficientes.


Aqui também vale investir em uma assessoria especializada em soluções de TI para colocar o melhor da tecnologia a disposição da sua equipe e de seus clientes.


A Encontre um Nerd resolve frustrações e implementa soluções em escritórios e empresas com foco na experiência do cliente. Tudo para tornar cada negócio um lugar onde tudo simplesmente funciona. 


Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.


Como abrir uma empresa de engenharia: principais etapas