CFTV para empresas: como funciona e as vantagens de usar

Com o CFTV para empresas você vigia seu negócio 24h por dia, o que reduz preocupações, inibe o vandalismo e facilita o trabalho da polícia

Nossa resposta à pandemia de COVID-19

Empresas que necessitam estruturar operações de Home-office e atendimentos de suporte de informática e infraestrutura de Ti contam com preço de custo durante o período de pandemia. Saiba Mais
X

Com índices de segurança cada vez piores no país, muitas empresas têm recorrido a novas alternativas para protegerem seus patrimônios. E uma delas são as câmeras de segurança chamadas de CFTV.

Esse sistema de monitoramento é usado para vigilância e pode ser especialmente útil para empresas, pois permite monitorar o ambiente externo e interno, registrando desde problemas de segurança até comportamento impróprio dos colaboradores, passando por vandalismo.

Neste artigo explicamos como funciona o CFTV para empresas, os principais tipos e suas vantagens. Acompanhe!

Como funciona o CFTV para empresas?

A sigla CFTV quer dizer circuito fechado de televisão. Essa forma de monitoramento consiste em usar câmeras que transmitem os vídeos em tempo real, seja para um gravador ou para uma central de monitoramento. O CFTV para empresas consiste em aplicar essa tecnologia ao ambiente corporativo.

É comum que as câmeras sejam instaladas em locais de grande circulação de pessoas, por exemplo, ou em áreas estratégicas de uma empresa, como nos corredores. Para quem busca tornar a empresa mais segura, é uma das melhores estratégias atualmente.

O funcionamento é simples: as imagens são captadas pelas câmeras, que, por sua vez, transmitem os vídeos para televisores localizados em uma central. Na recepção, podem ser somente exibidas ou também gravadas, a depender das configurações. 

Mas, para que funcionem corretamente, é necessário que as câmeras CFTV sejam instaladas uma fonte de alimentação. O cabo de vídeo também precisa ser de boa qualidade, o que garante a capacidade do sinal. 

Os principais tipos de CFTV

Há dois tipos principais de CFTV: o analógico e o IP. Escolher qual o melhor CFTV para sua empresa vai depender das suas necessidades e do seu orçamento. Entenda as diferenças:

CFTV Analógico

Por ser mais barato, o analógico ainda é o mais usado na atualidade. Foi por causa desse formato, inclusive, que o videomonitoramento se popularizou.

No CFTV analógico, uma câmera analógica transmite a imagem por meio de cabos coaxiais, levando-as até a entrada AV. Para monitorar, é possível ligar a câmera em um monitor. No entanto, para que as imagens fiquem gravadas, é preciso conectá-la também a um aparelho de DVR. 

Fonte: Revista Segurança Eletrônica

Vantagens do CFTV Analógico

  • Câmeras de baixo custo
  • Fácil de instalar
  • Com um mesmo cabo, é possível ligar diversas câmeras
  • Compatibilidade entre equipamentos de diferentes fabricantes
  • Diversas opções disponíveis no mercado

Desvantagens do CFTV Analógico

  • Imagens de baixa resolução
  • Sistema pode sofrer perda de sinal, ocasionando interferências nas imagens

CFTV IP

Já no formato IP, as possibilidades aumentam consideravelmente: é possível obter imagens em alta resolução, além de transmitir áudio e vídeo em rede. E quem faz o monitoramento não precisa estar presencialmente na central. É possível estar a par do que se passa de maneira remota, usando celular, tablet ou computador.

A câmera IP funciona como uma espécie de computador, recebendo e enviando dados. Ela só precisa de um cabo de rede, conectado à câmera. O gerenciamento das imagens pode ser feito em um aparelho NVR ou também por armazenamento na nuvem

Fonte: Revista Segurança Eletrônica

Vantagens do CFTV IP

  • Imagens de alta resolução
  • Cabeamento que pode ser acomodado facilmente
  • Manutenção fácil
  • Integração com dispositivos externos, como os móveis, usando a internet
  • Possibilidade de usar o sistema de rede já existente na empresa também para as câmeras

Desvantagens do CFTV IP

  • Alto custo dos equipamentos
  • Exigência de mão de obra qualificada para fazer a instalação e a manutenção, o que também torna a adoção do CFTV IP mais cara

Quais cuidados ter ao instalar o CFTV?

Para instalar um CFTV, é preciso, primeiro, fazer uma avaliação do ambiente. Nela serão observados os locais de maior circulação. Isso evita que existam pontos cegos. Também é necessária uma infraestrutura de rede ideal para que as imagens sejam transmitidas sem interrupção.

É preciso definir também quem ficará responsável pelo monitoramento. Você mesmo ou a empresa? Escolher bons profissionais para instalar seu CFTV vai fazer a diferença aqui. Afinal, quaisquer que sejam as escolhas, será possível tirar dúvidas durante o processo e ter acesso a um suporte posteriormente.

Leia mais: O que é Internet das Coisas

Conheça 5 benefícios do CFTV para empresas

Agora que você já sabe o que é e quais os principais tipos de CFTV, conheça os principais benefícios para empresas.

1. Disponha de vigilância 24h por dia

Com o sistema CFTV instalado, não é necessário ter alguém vigiando seu negócio 24h por dia. Afinal, as câmeras capturam as imagens de forma ininterrupta e a partir de vários lugares ao mesmo tempo. 

Há, inclusive, câmeras mais modernas, com sensores de movimento, que notificam o responsável caso alguma atividade suspeita esteja acontecendo.

2. Reduza as suas preocupações

Você é do tipo que não consegue relaxar nas férias ou mesmo no fim de semana por estar preocupado com o seu patrimônio? 

Para muitos empresários, saber que seus bens materiais estão em risco traz apreensão e ansiedade. Mas isso diminui quando eles sabem que há câmeras vigiando tudo, 24h por dia. No caso das câmeras IP, é possível acompanhar pelo celular a partir de qualquer lugar, inclusive.

3. Facilite o trabalho da polícia

É verdade que somente as câmeras não impedirão ladrões de agirem, por exemplo. Mas, no caso do monitoramento 24h, as ações dele ficam registradas, desde a entrada até a saída.

Assim, você pode entregar esse material para a polícia e facilitar o trabalho dela de reconhecer os criminosos e recuperar os bens perdidos.

4. Iniba o vandalismo

O CFTV ajuda a inibir o vandalismo. Isso porque, quando não há monitoramento, sua empresa pode ser vítima de pichações, ataques a carros estacionados, dentre outros tipos de depredação. Mas essas atitudes podem ser inibidas simplesmente pela presença das câmeras. 

Por isso, além de algumas câmeras ficarem visíveis, é importante também avisar com placas que o ambiente está sendo monitorado 24h por dia.

Leia mais: O que é Voip e como ele pode ajudar sua empresa

5. Faça vigilância internamente

Pessoas mal-intencionadas podem estar em todos os lugares. Mesmo com regras para funcionários isso pode acontecer dentro do seu negócio. Com o CFTV para empresas, é possível vigiar mesmo quando os problemas não são causados por agentes externos, mas sim internos. 

No Brasil, os furtos e fraudes feitos pelos próprios funcionários de empresas são responsáveis por prejuízos anuais de 2,2 bilhões de reais ao varejo, de acordo com um relatório do Instituto Provar/FIA.

Instalando câmeras dentro da empresa é possível acompanhar também as ações dos colaboradores. Com elas é possível saber quem quebrou determinado equipamento, se algo foi desviado, se cofres foram abertos sem permissão.

É possível, também, verificar se algum colaborador ofereceu um mau atendimento, por exemplo. Só é importante relembrar, é claro, que esse tipo de monitoramento não deve constranger os funcionários, mas, sim, ser realizado respeitando a privacidade de cada um.

Precisa instalar um CFTV na sua empresa e não sabe nem por onde começar? Ou sua franquia precisa reforçar a segurança interna e quer fazer de todas com um único fornecedor?

Conte com a Encontre um Nerd com mais de 12.000 nerds especialistas em informática para te ajudar a fazer um projeto de instalação seguro para sua empresa. Peça um orçamento agora mesmo aqui!


Suporte rápido de especialistas de tecnologia.

Saiba Mais e resolva rápido
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: