Em tempos de marketing digital é fácil esquecer de preparar elementos simples como o cartão de visita para técnico em informática, para vender serviços de TI.


Entretanto, essa simples ferramenta é fundamental para garantir a continuidade de sua relação com potenciais clientes ou parceiros com os quais teve um breve contato, seja em eventos de TI, encontros empresariais, no happy hour com os amigos ou, mesmo, no almoço de família.


Sim, em qualquer lugar você pode encontrar um potencial cliente, por isso é preciso estar preparado para oferecer seu contato de maneira profissional. Isso pode ser feito por meio de um simples - mas eficaz - cartão de visita para técnico em informática.


O cartão de visita deve ficar na sua carteira ou bolsa para que você possa aproveitar todas as oportunidades que aparecerem de deixar o seu contato um potencial cliente.


Mas, como fazer um cartão de visitas para técnico em informática? Quais informações ele deve ter?


A seguir vamos apresentar as principais informações que devem constar no cartão de visitas profissional. Também indicaremos uma forma de fazer o cartão gratuitamente, pagando apenas pela impressão do material.

Cartão de visita para técnico em informática: quais informações devem constar?

1. Logomarca da empresa

A logomarca faz parte da identidade visual de uma empresa e é o elemento que permite que uma pessoa reconheça seu negócio.


É bastante difícil pensar que alguém irá fazer negócios com uma empresa sem saber que empresa é. A logomarca permite que seus potenciais clientes e parceiros lembrem-se do seu negócio. 


Muitos profissionais que decidem trabalhar como autônomos com informática não se preocupam em criar uma logomarca, entretanto, esse elemento transmite mais confiança e credibilidade ao negócio agregando ao seu trabalho um aspecto mais profissional. 


Se você não sabe como fazer uma logomarca para sua empresa existem algumas opções como:


  • contratar uma agência ou freelancer para realizar o trabalho;
  • recorrer a uma empresa de concorrência criativa como a WeDoLogos;
  • desenvolver uma própria identidade em sites como o Canva


Leia também: As vantagens em se formalizar como autônomo ou MEI

2. Nome do profissional

Mesmo que você seja o único profissional da empresa, ter seu nome impresso no cartão de visitas vai tornar o seu contato com o potencial cliente mais próximo e pessoal.


Além disso, quando você liga para alguém deseja saber o nome da pessoa com a qual deseja falar, correto? Seus clientes não querem ter que confessar que esqueceram o seu nome ao ligar para o seu contato. 


Além disso, muitas vezes eles não sabem que sua empresa é composta apenas por você, logo, saber seu nome é uma forma de terem certeza de que estão falando com a pessoa certa. 


É comum que, na busca por redução de custos, as empresas façam um cartão de visitas sem nome  impresso para que todos os profissionais possam usar o mesmo cartão. Se esse for o seu caso, tudo bem! Acontece!

É melhor ter um cartão sem nome do que não ter cartão! Tenha sempre uma caneta disponível, assim você pode anotar seu nome no cartão ao entregá-lo para alguém.

3. Telefone e e-mail

Talvez esse seja o elemento mais importante de cartão de visita para técnico em informática. 


Na verdade cada elemento, quando reunido, torna um cartão muito mais eficiente como ferramenta de vendas e marketing para empresas de TI, entretanto, entregar seu contato é a principal função desse material. 


Por isso, me arrisquei ao falar que esse é o principal elemento de um cartão de visitas. 


Inclua o telefone fixo e celular. Indique se é possível contatar você por meio do WhatsApp usando o símbolo do canal. Oferece um endereço de e-mail.

4. Endereço

Caso você tenha um endereço físico profissional para receber seus clientes, este é um item bastante importante de constar no cartão de visita para técnico em informática. 


Além do nome da rua e número, inclua também o nome da cidade. Essa é uma informação indispensável em eventos.

5. Site

Atualmente é difícil encontrar um profissional que não tenha um site. São muitas as razões para construir uma plataforma como essa, mas aqui vou elencar apenas uma: a chance de fazer seu cliente conhecer mais sobre você. 


O que você faz? Há quanto tempo? Com quais empresas? Qual é o seu diferencial?


Tudo isso ele pode encontrar ao acessar o endereço do seu site disponível no cartão de visitas.  


Além disso, um site amplia a credibilidade do seu negócio e pode ser um agente facilitador de negócios entre você e um cliente que nunca tinha ouvido falar da sua empresa.

Não é preciso nada complicado. Encontre uma plataforma para criar sites, foque no menos e mais e crie uma plataforma simples porém eficaz. 


Conheça também: [Lista] Os 12 principais sites para profissionais de TI

Cartão de visita para tecnico em informatica

Bônus | Será que você deve colocar a lista de serviços?

Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais de informática e de outras áreas. Será que eu deveria criar uma lista de serviços e colocar no cartão de visitas?

Isso não é necessário e pode poluir visualmente seu cartão. Pode parecer bobagem, mas a verdade é que o visual do cartão impacta a forma como seus clientes veem sua empresa.


Uma dica é incluir apenas um ou dois serviços que abrangem o que você faz para que ao pegar o cartão de visita mesmo após algum tempo o cliente consiga identificar porque ele precisa de você.


Algo como “técnico de informática para empresas e pessoas físicas” é uma boa ideia, assim como “soluções de TI para pequenas e médias empresas”. O objetivo é ser sucinto, mas falar claramente sobre o que você faz.

Onde fazer seu cartão de visitas para técnico em informatica? [GRÁTIS]


No início deste artigo citamos algumas ferramentas que poderiam ser usadas para criar a sua logomarca, gratuitamente ou com custos mais baixos. 


Basicamente, as mesmas ferramentas podem se usadas para criar o layout do seu cartão de visitas. 


O Canva pode ser sua opção preferida porque ele é gratuito, simples de usar e vai permitir que você mesmo crie o layout do cartão. Ele também oferece ajuda para preparar o material para impressão. Assim não há mistério.  


Agências, freelancers e empresas de concorrência criativa, como a WeDoLogos, também são ótimas opções para quem deseja um cartão criado por profissionais. Com certeza isso impacta no resultado final. 


Para imprimir o cartão você pode usar gráficas online que, geralmente, oferecem bom custo benefício. 


Como alcançar mais clientes em menos tempo: encontre mais oportunidades

Uma das formas de ganhar dinheiro com informática trabalhando por conta própria é ampliando as possibilidades de encontrar clientes que precisem dos ser serviços. 


Se você quer ampliar suas chances de conseguir novos trabalhos e consolidar seu nome como referência profissional, a Encontre um Nerd abre oportunidade para você profissionais em diversas empresas por todo país.


Trabalhando presencialmente nos ambientes de negócio dos clientes ou fazendo atendimento remoto, você tem a chance de criar uma carreira autônoma ou de complementar sua renda.


Aproveite essa oportunidade e seja um dos Nerds da nossa equipe. Os Nerds cadastrados na nossa plataforma chegam a ganhar até R$ 2.000 mensais, resolvendo problemas de TI dos mais diversos tipos.

Cartão de visita para técnico em informática: como criar?