Capilaridade: atendimento de TI em diversas regiões sem altos custos

10.8.2020

Capilaridade: atendimento de TI em diversas regiões sem altos custos

Grandes empresas, lojas de varejo e franquias aproveitam todas as oportunidades que surgem no mercado para expandir seus negócios.

Novas unidades e filiais atraem mais clientes, geram mais receitas e consolidam as empresas em suas respectivas áreas de atuação.

A expansão é uma etapa na vida de uma empresa repleta de experiências incríveis, mas também pode apresentar alguns problemas ao longo do caminho. Especialmente quando as unidades são instaladas em cidades pequenas, longe dos centros urbanos.

Quando surge algum problema envolvendo a área de TI, muitas empresas encontram dificuldades para encontrar profissionais, ou equipes, altamente qualificados que possam se deslocar até essas unidades na hora que elas mais precisam. E é aqui que entra o conceito de capilaridade.

Além disso, os gastos são grandes, assim como o tempo de deslocamento, e a disponibilidade de bons profissionais também atrapalha, principalmente quando a sede precisa deslocar alguém da equipe interna e desfalcar a equipe.

A terceirização de TI é uma alternativa que pode beneficiar negócios que querem expandir sem complicações. Ainda mais quando a parceria é composta por especialistas espalhados por todo o Brasil.

Continue a leitura para entender como isso realmente funciona.

A importância da capilaridade e o atendimento rápido em várias regiões do País

A grande dificuldade de negócios com filiais é, basicamente, logística, tempo e orçamento da assistência de TI.

Nessas horas gestores e gerentes precisam fazer um pequeno show de malabarismo para encontrar um profissional qualificado e:

  • Conseguir espaço na agenda ele prestar atendimento.
  • Colocá-lo dentro de um avião, ou um carro para se deslocar até a unidade.
  • Liberar verba para o profissional se alimentar e repousar, caso necessário.

Existem matrizes que optam por enviar profissionais internos para auxiliar as filiais nas questões de TI. O que também é prejudicial já que a própria matriz fica com uma equipe incompleta, ainda mais se existem várias filiais para um único colaborador.

A terceirização desse tipo de operação é a melhor solução para grandes negócios que buscam eficiência, qualidade e redução de gastos.

É claro que para manter as filiais funcionando os gestores não precisam encontrar um parceiro diferente para atender cada uma das filiais, isso geraria muito estresse e consumiria muito tempo.

Tudo o que eles precisam é encontrar um único parceiro que tenha a disposição profissionais qualificados espalhados pelos quatro cantos do país à sua disposição.

Com isso, as empresas ganham com:

  • Atendimento garantido para grandes franquias, varejos e filiais.
  • Redução de tempo de deslocamento e atendimento.
  • Acesso a pessoal qualificado e capacitado em qualquer região do país.

Assistência garantida para grandes franquias, varejos e filiais

As regiões mais remotas estão no mapa de grandes empresas, mas muitas adiam a inauguração pelo fato de serem regiões mais remotas.

Em centros urbanos você encontra mais possibilidades de profissionais, em menos tempo e não precisa se preocupar com grandes deslocamentos, o que resulta na redução de custos.

Mas a partir do momento que grandes empresas começam a explorar cidades pequenas, que se afastam completamente das cidades grandes, essa tarefa começa a apresentar dificuldades. Porém, nada que seja impossível de ser solucionado.

Existem excelentes profissionais por todo o Brasil. Boa parte se concentra nas capitais e proximidade, mas existem aqueles que atuam também no interior, nas cidades mais remotas.

Encontrar essas pessoas exige muito tempo e muitas vezes saber onde achá-los.

Por isso o foco não deve ser encontrar esses profissionais separadamente e garantir a assistências, mas encontrar um parceiro que tenha essas pessoas reunidas em seu quadro de atendimento para facilitar todos os processos.

Seguir esse tipo de estratégia vai permitir que um negócio avance no mercado, sem se preocupar com a falta de assistência e possíveis prejuízos no negócio em curto, médio e longo prazo.

Redução de tempo de deslocamento e atendimento

Dinheiro é sinônimo de tempo, ainda mais quando um negócio precisa apresentar soluções para problemas inesperados que atrapalham as operações e podem gerar prejuízos financeiros.

O tempo é um fator que deve ser levado em consideração na busca por parceiros para a terceirização do atendimento de TI em diversas regiões.

Quanto mais distante estiver o profissional:

  • mais tempo leva para o problema ser solucionado
  • mais tempo um negócio pode ficar parado
  • mais dinheiro, ou até mesmo clientes, um negócio pode perder

Por isso o quesito capilaridade nas empresas de terceirização deve ser considerado antes de qualquer coisa.

Ter a oportunidade de solicitar assistência e receber um profissional em, no máximo, 24 horas é o que diferencia uma empresa que pensa com agilidade.

Nesses momentos a gerência e gestores podem se concentrar em suas principais áreas de foco, que exigem ideias inovadoras e passam a dar mais atenção aos processos de maior prioridade.

 Pessoal qualificado em qualquer região do país

Grandes projetos são compostos por pequenas ações que precisam ser executadas por pessoas especializadas.

Esses projetos muitas vezes são irregulares e intermitentes, por isso muitos negócios não veem a necessidade de contratar especialistas em tempo integral. Ou seja, são profissionais caros demais para manter e sem necessidade.

Por exemplo, você precisa trabalhar na instalação, e suporte, de totens de autoatendimento para agilizar o processo de atendimento do seu público final.

É muito mais vantajoso, e inteligente, terceirizar essa parte de instalação e até mesmo a manutenção. Isso diminui os gastos, e possibilita os negócios de trabalharem com uma equipe altamente qualificada e mão de obra especializada em qualquer região.

 

O conceito de capilaridade, a necessidade de atendimento de ti em diversas regiões é uma necessidade para garantir o funcionamento de um negócio sem complicações.

Enxergar essas pequenas detalhes é o que ajuda médias e grandes empresa a ganharem mais espaço no mercado, sem se preocupar com possíveis incêndios que precisam ser apagados.

Esperamos que esse conteúdo sobre a capilaridade, o atendimento de TI em diversas regiões sem altos custos tenha te ajudado a encontrar novos caminhos para a expansão.

Gostou do nosso conteúdo e gostaria de saber mais informações sobre como funciona os nossos Nerds podem te ajudar a transformar a área TI, marque uma reunião com a gente.

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