Você sabe o que é BPO?
BPO é a sigla para Business Process Outsourcing.
Trata-se de uma prática comercial na qual uma organização contrata outra empresa para executar uma tarefa — ou processo — que, normalmente, não faz parte de sua atividade principal.
O BPO tem suas raízes na indústria, com os fabricantes contratando outras empresas para lidar com processos específicos, como partes de suas cadeias de suprimentos, que não tinham relação com as principais competências necessárias para fabricação de seus produtos finais.
No entanto, outros setores empresariais adotaram a prática ao longo dos anos.
Atualmente, o uso de BPO expandiu-se tanto que empresas de todos os tipos, até mesmo as empresas sem fins lucrativos, escritórios e agências governamentais, contratam prestadores de serviços, no modelo de BPO, em todos os cantos do mundo, para executar vários processos.
De acordo com o “BPO Services Global Industry Almanac” 2013–2022, lançado em maio de 2018, o setor de Serviços de BPO gerou receita de US$ 144,9 bilhões em 2017.
A seguir, apresentamos o que é Business Process Outsourcing.
Um pouco mais sobre o que é BPO e seu uso
As empresas, normalmente, envolvem-se na terceirização de processos de negócios para 2 áreas principais de trabalho: atividades de back-office e de front-office.
A terceirização de funções de back-office, ou seja, funções internas, normalmente estão relacionadas a:
- contabilidade;
- terceirização de serviços de TI;
- recursos humanos;
- garantia de qualidade;
- processamento de pagamentos e mais.
Da mesma forma, a terceirização de várias funções de front-office por ocorrer com a contratação de prestação para serviços para cuidares da:
- relação com o cliente;
- marketing;
- vendas.
As empresas também podem terceirizar apenas funções específicas, por exemplo, o outsourcing da folha de pagamento. Ou terceirizar toda uma área funcional, como recursos humanos.
Além da divisão entre funções de back-office e funções de front-office, também podemos entender o que é BPO e como utilizá-lo, analisando outros fatores como seus tipos e categorias.
A seguir, entenda o que é BPO analisando os critérios citados acima:
Tipos
Como empresas de todo o mundo fornecem serviços de BPO a outras empresas, o Business Process Outsourcing, pode ser dividido em diferentes tipos, com base na localização do provedor de serviços.
- Terceirização offshore: ou apenas offshoring, ocorre quando uma organização contrata serviços prestados por uma empresa em um país estrangeiro.
- Terceirização onshore: ou terceirização interna, acontece quando uma organização contrata serviços prestados por uma empresa que opera no mesmo país que a organização contratante.
- Terceirização nearshore: é quando uma organização contrata serviços prestados por empresas sediadas em países vizinhos.
Categorias KPO, LPO e RPO
Para entender o que é BPO, é necessários conhecer as categorias de terceirização mais aplicadas, de acordo com os tipos de serviços fornecidos. As 3 categorias predominantes são:
KPO (Knowledge Process Outsourcing)
Na tradução literal, o KPO significa; terceirização de processos de conhecimento. Nessa categoria, o provedor de serviços terceirizados é contratado não apenas por sua capacidade de executar um determinado processo ou função de negócios, mas também por fornecer experiência em torno desse processo.
LPO (Legal Process Outsourcing)
Terceirização de processos legais, é um tipo de KPO que — como o nome indica — é específico para serviços jurídicos, que vão desde a elaboração de documentos jurídicos e a realização de pesquisas jurídicas até a oferta de consultoria.
RPO (Research Process Outsourcing)
Terceirização de processos de pesquisa, refere-se a funções de pesquisa e análise.
Entre os tipos de empresas que se envolvem em RPOs para serviços, estão:
- empresas de biotecnologia;
- empresas de investimento;
- agências de marketing.
O que é BPO e quais são seus principais benefícios
A empresas procuram terceirizar seus serviços com o objetivo de obter benefícios, entre eles:
Financeiros
Empresas terceirizadas, em geral, pode realizar um mesmo processo a custos mais baixos. Além disso, a contratante pode economizar dinheiro, por exemplo reduzindo a equipe fixa e custos relacionadas a folha de pagamento e impostos.
Leia também: Como diminuir custos de uma empresa: 4 formas de lucrar com a transformação digital
Flexibilidade
Os contratos de BPO dão maior flexibilidade para as contratantes ajustarem a forma de concluir um processo de negócios, permitindo que a organização reaja melhor às dinâmicas de mercado em constante mudança.
Vantagem competitiva
A terceirização dos processos que não fazem parte do core business do negócio, permite que as empresas concentrem seus recursos nas operações que a diferencia no mercado. Isso amplia sua vantagem competitiva.
Maior qualidade e melhor desempenho
As prestadoras de serviços terceirizados em geral, possuem profissionais extremamente capacitados e preparados para prestar um serviço de altíssima qualidade, afinal, esse é o core business da empresa.
Isso pode trazer benefícios como maior eficiência, agilidade e maior qualidade desses serviços para a empresa contratante.
O que é Business Process Outsourcing | Seus riscos
Além dos benefícios, as empresas que aprenderam o que é BPO e optaram pelo serviço, também assumem riscos e desvantagens potenciais. Esses possíveis problemas incluem:
- Violações de segurança: as empresas devem criar conexões de tecnologia entre elas e seus provedores de serviços, criando, assim, outro ponto potencial que poderia ser explorado por empresas mal intencionadas. Além disso, as empresas geralmente precisam compartilhar dados confidenciais e/ou regulamentados com seus provedores de serviços — outro risco potencial de segurança.
- Custos imprevistos mais altos: é comum as empresas contratantes subestimem o preço que será cobrado pelo trabalho terceirizado, seja porque subestimam a quantidade do trabalho ou não calcularam ou anteciparam os custos totais de seus contratos com seus fornecedores.
- Desafios de relacionamento: enfrentar problemas de comunicação com seus fornecedores terceirizados ou descobrir que existem barreiras culturais para ter uma parceria de negócios forte.
Concluindo
A prática de terceirização pode ser modificada nos próximos anos pelo uso de tecnologia e avanço da transformação digital.
A automação de processos robóticos e o uso de inteligência artificial (AI) podem ajudar com alguns dos processos de negócios frequentemente terceirizados, e essas tecnologias podem executar funções com custos mais baixos e velocidades mais altas.
No entanto, nem todos os processos são facilmente automatizados. Além disso, uma empresa terceirizada pode estar em uma posição melhor para utilizar essas tecnologias e automatizar suas necessidades.
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