A competitividade entre as PMEs aumentou nos últimos anos. Existem muitos empreendedores por aí correndo atrás de sua fatia do mercado. Mas qual é o caminho para o sucesso? O segredo está nas informações do banco de dados para pequenas empresas.


Isso mesmo! Os dados que você coleta e armazena sobre o seu nicho de mercado e clientes ajudam a direcionar as ações estratégicas do seu negócio.


Encontrar aquela fatia do mercado onde sua empresa pode se destacar da concorrência é determinante para o seu crescimento. Afinal, nadando junto de todo mundo é difícil pegar ritmo com as braçadas.


Por isso, um banco de dados para empresas empresas é tão importante. Ao contrário das grandes corporações, em negócios menores a análise e a tomada de decisão acontecem de forma muito mais ágil.


Continue lendo e entenda como criar uma gestão organizada a partir de um banco de dados para pequenas empresas.

Tudo sobre banco de dados para pequenas empresas

O que é um banco de dados?

Um banco de dados para pequenas empresas é um conjunto de informações que relacionam entre si, produzindo um sentido quando analisados.


Por exemplo: sua empresa deseja lançar um novo produto. Para analisar as oportunidades do seu mercado, você abre seu banco de dados e analisa as características do seu público como idade, gênero predominante, o que preferem, do que sentem falta no mercado, etc.


Cruzando essas informações é possível construir uma ideia de produto que atenda as necessidades específicas ainda não exploradas. 


Sem essas informações, a criação e o lançamento do seu produto ou serviço seria como dar tiro no escuro. Totalmente sem direção e estratégia.


E é exatamente o contrário que um empreendedor deseja. O objetivo é criar produtos ou serviços cada vez mais alinhados com os desejos do consumidor.

Como montar um banco de dados para pequenas empresas

Agora que você entende o que é e como um banco de dados para pequenas empresas é útil, deve estar se perguntando como montar um, não é mesmo?


Com a tecnologia, principalmente para a criação de arquivos em nuvem como o Office 365 e as soluções do Google, coletar, armazenar e organizar dados ficou mais fácil.


Você pode criar planilhas online e compartilhá-las com todos os membros do seu departamento e diretores de outros departamentos em poucos cliques.


Os dados podem vir de vários canais como:


  • reuniões com possíveis clientes;
  • pesquisas de satisfação com o trabalho;
  • feedback pelo site da empresa;
  • avaliações nas redes sociais;
  • perfil de público nas redes sociais;
  • pesquisas de mercado, etc.


As informações sobre o desempenho interno da empresa como faturamento, crescimento anual, total de investimentos, dentre outros fatores, também contribuem para fortalecer seu banco de dados para pequenas empresas.


Assim, cada setor pode tem sua pasta de arquivo que é compartilhada entre a equipe e com os responsáveis por cada setor.


Mas a tecnologia não parou nas planilhas online, softwares de gestão empresarial robustos são usados não só para serem um banco de dados rico, mas controlar outros setores como: 


  • gestão de clientes;
  • dados sobre estoque;
  • gestão financeira;
  • contabilidade;
  • gestão de recursos humanos, etc.


Com um software — também chamado de ERP - Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais) — é possível montar um banco de dados totalmente integrado e disponível para toda a empresa.


A gestão centralizada das informações através de um ERP para pequenas empresas torna a criação e o acesso ao banco de dados muito mais ágil e organizado.


Uma reunião de balanço de metas e alinhamento de estratégias, por exemplo, torna-se mais rica em detalhes, pois cada departamento pode trazer sua análise fazendo o cruzamento de informações. 

Opções de banco de dados para pequenas empresas

Para escolher a opção adequada de banco de dados para pequenas empresas é importante pensar no fluxo de informações que seu negócio gera.


Se você lida com um volume pequeno de dados, um software mais simples pode dar conta.


Mas se o volume de informações é grande, mais segurança e desempenho são necessários para proteger as informações sobre a empresa e clientes.


Alguns bancos de dados para pequena empresas disponíveis no mercado são:

1 - MySQL 

O MySQL é um dos sistema de gerenciamento de bancos de dados mais populares do mundo com mais de 10 milhões de usuários.


O programa tem sua interface baseada em linguagem SQL, ou seja, basta apontar o objetivo pretendido para que ele seja executado no software. 


O MySQL é programa open source com uma boa estrutura de segurança de dados.

2 - STRATWs ONE

O STRATWs ONE é um banco de dados para pequenas empresas robusto e intuitivo de usar, permitindo a integração de informações de diversas áreas de uma empresa. 


Com as informações centralizadas, o programa melhora o desempenho, encontra oportunidades de melhoria e faz a gestão de reuniões para criação de objetivos e metas estratégicas. Além de melhorar a produtividade da equipe.

3 - PostgreSQL

O PostgreSQL é um poderoso sistema de banco de dados relacional open source com mais de 30 anos de desenvolvimento ativo, que tem uma forte reputação de confiabilidade, robustez de recursos e desempenho.


É um banco de dados para pequenas empresas fácil de implementar e que vai melhorar a gestão do seu negócio.

4 - Oracle

O Oracle é uma solução de banco de dados para pequenas empresas que lidam com um volume de dados maior.


As soluções baseadas em nuvem são os recursos mais atuais oferecidos pela companhia para ajudar na estruturação de dados e informações dos negócios. 

5 - SQL Server

O SQL Server é o banco de dados para pequenas empresas da Microsoft. O sistema tem boa avaliação em relação a vulnerabilidade além de vários recursos, integração com a nuvem e big data.  

Como implementar um banco de dados para pequenas empresas

É possível tirar muitos proveitos de um banco de dados para pequenas empresas. Mas para tirar o melhor proveito das informações é preciso acertar desde o começo com a escolha e a implementação corretas.


Para isso, contar com a assistência de uma empresa especializada em soluções de TI é fundamental.


A Encontre um Nerd resolve frustrações e implementa soluções em escritórios e empresas com foco na experiência do cliente. Tudo para tornar cada negócio um lugar onde tudo simplesmente funciona. 


Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

Banco de dados para pequenas empresas e sua importância para os negócios