Automação do serviço de campo: O que é e como ela pode ajudar nas empresas

8.9.2020

Automação do serviço de campo


Gerenciar, com total eficiência, uma equipe inteira de técnicos de TI é um grande desafio pela sua complexidade de tarefas.

Até pouco tempo, os profissionais precisavam monitorar e controlar os projetos a cada instante para evitar falhas e indesejáveis surpresas. Isso consumia muito tempo e energia que poderiam ser melhor aproveitado.

Mesmo com todo monitoramento ocorriam erros de comunicação, atrasos, compartilhamento de informações incorretas e até mesmo incompletas.

Isso resultava em dores de cabeça para empresas que precisavam de precisão e acima de tudo, confiar em todos os dados e nos projetos que eram compartilhados e executados.

Conforme a tecnologia começou a apresentar avanços significativos com os dispositivos móveis e a integração dos sistemas com essas tecnologias, o mercado passou a desenvolver softwares de gerenciamento de operações de serviço, ou field service em inglês, resultando em desempenhos mais eficientes.

Muitos processos que antes exigiam muito trabalho do técnico passaram a ser automatizados com a incorporação de soluções FSM (field service management).

Continue a leitura para entender como o gerenciamento de serviço de campo e a sua automação é tão importante para grandes empresas.

Boa leitura!

O que é serviço de campo?

O serviço de campo, também chamado de field service, é todo e qualquer trabalho realizado na infraestrutura do cliente, onde a operação está instalada. Ou seja, quando um técnico de TI é enviado para realizar algum tipo de trabalho.

Podemos usar como exemplo as empresas que precisam do serviço de instalação de infraestrutura de rede, a instalação de PDVs, a manutenção preventiva, reparação de equipamentos ou qualquer outro tipo de serviço que um técnico de TI possa realizar em uma empresa ou loja de varejo.

Os trabalhadores de campo, ou profissionais de field service, são técnicos qualificados para executarem e desenvolverem todos os tipos de projetos e serviços solicitados por clientes comerciais ou industriais.

O mercado vem exigindo por empresas terceirizadas de TI mais dinâmicas e prontas para realizar o serviço em grandes corporações para que as operações se mantenham em funcionamento.

Para isso, as operações de serviço de campo podem contar com a automação do processo de solicitação de profissionais terceirizados, como é o que acontece com a Eunerd.

Qual a relação do serviço de campo com a automação?

A automação do serviço de campo é um assunto que vem gerando grandes debates entre gestores e técnicos de TI em todo o mundo.

Automação é a técnica de fazer um dispositivo, processo ou sistema operar automaticamente. Ou seja, ter algo automatizado é aplicar a tecnologia para monitorar e controlar a produção e entrega de um produto ou serviço.

A partir dessa definição podemos ligar o serviço de campo com a automação.

O serviço de campo é capaz de ser automatizado com um software chamado gerenciamento de serviço de campo, ou field service management (FSM).

Empresas como a Eunerd desenvolveram o seu próprio sistema de gerenciamento de serviço de campo, o que permite maior controle na hora de acionar um técnico de TI para uma chamada em uma empresa, o envio do profissional até o local, o desenvolvimento de relatórios das chamadas e muito mais.

O que antes exigia um serviço manual, cansativo, demorado e com possibilidades de muitas falhas, se tornou um processo muito mais dinâmico e capaz de atender chamadas de clientes com agilidade e eficiência.

Se não fosse pelo desenvolvimento tecnológico que estamos vivenciando nos últimos tempos, não seria possível ter acesso às soluções do gerenciamento de serviço de campo como conhecemos hoje.

As soluções em nuvem se tornaram algo viável, o armazenamento de dados ficou muito mais em conta e os dispositivos móveis passaram a ser desenvolvidos para lidar com os sistemas mais sofisticados que existem. 

Como a automação pode mudar o serviço de campo?

Atividades que há anos levavam um dia inteiro, ou até mais, para serem executadas por um técnico de TI, hoje, com a automação do serviço de campo, ela pode ser feita com sucesso em poucos cliques e minutos.

A automação do serviço de campo pode mudar completamente a cultura de uma empresa de três maneiras:

1. Maior eficiência do trabalho

2. Crescimento de produtividade

3. Simplificação na execução das tarefas

 Todo serviço de campo pode e deve ser automatizado?

Dizer apenas sim seria errado e genérico.

A tecnologia pode mudar todo o status quo de empresas, sociedades e gerações.

O principal motivo para a uso da automação do serviço de campo é a possibilidade de organizar a relação entre uma organização e seu cliente.

A partir do momento que processos e sistemas são automatizados e integrados, o tempo para a execução de muitas tarefas é reduzida e o processo pode ser otimizado.

Com um gerenciamento do serviço de campo um gestor pode solicitar a assistência de um técnico de TI e ter um retorno muito mais rápido do que antigamente.

Antes era necessário ligar, esperar o profissional, aguardar a execução do serviço, ele ir embora e depois de alguns dias receber o relatório de todo serviço prestado. Durante esse meio tempo muita coisa pode acontecer.

Quanto mais processos forem automatizados, melhor. Principalmente para a gestão mais eficientes dos negócios, uma comunicação mais fluida e um monitoramento de qualidade, sem gastar tempo e energia.

Os benefícios da automação do serviço de campo

Uma grande empresa que decide investir em terceirizadas que oferecem a automação do serviço podem contar com alguns benefícios como:

- Aumento nos lucros. A automação reduz o número de informações incorretas, diminui o tempo em que relatórios, atendimento e até mesmo serviços são realizados. Tempo e energia custam dinheiro. Quanto menos se perde para a execução dos serviços, menores serão os gastos com situações imprevisíveis e maiores os lucros.

- Maior controle da equipe. Com a automação do serviço de campo de uma equipe de TI, gestores e gerentes podem controlar melhor a equipe e quais os projetos que eles devem executar.

- Redução das falhas. Logo no início desse conteúdo falamos que o serviço de campo não automatizado vai exigir que as pessoas monitorem e desenvolvam relatórios e isso aumenta as chances de erros e falhas acontecerem durante o processo. Com a automação esses números são reduzidos drasticamente.

 

O serviço de campo de TI é uma das áreas mais promissoras que existe no mercado. A organização e o gerenciamento do serviço de campo podem mudar a cultura de uma empresa e transformar suas operações de forma positivo no mercado.

Esperamos que esse conteúdo possa te ajudar e enxergar o serviço de campo e a automação de serviço de campo como algo necessário.

E se você precisa de alguma ajuda ou deseja mais informações sobre esse assunto, entre em contato com a nossa equipe e conheça todos os nossos serviços!

 


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