As atividades de suporte de TI são essenciais para que todo o aparato tecnológico de uma empresa funcione adequadamente.
O técnico em manutenção e suporte de informática auxilia os negócios dos pequenos aos grandes ajustes no funcionamento e uso das soluções implementadas.
Dúvidas, erros de uso, manutenções são algumas das atividades relacionadas aos profissionais que desempenham essa função.
Dependendo da estrutura organizacional, o suporte de TI pode ser um setor dentro do departamento de TI das empresas ou um serviço terceirizado quando necessário.
A primeira opção é mais comum nas grandes empresas e a segunda é muito utilizada por pequenos e médios negócios.
Independente da forma como esse serviço será contratado, explicamos abaixo as principais atividades de suporte de TI.
Principais atividades de suporte de TI
1. Auxiliar no atendimento telefônico e cadastro de ordens de serviço
A primeira das atividades de suporte de TI é auxiliar no atendimento das chamadas de solicitação dos serviços.
Em empresas grandes, é necessário ter um responsável por receber as chamadas, registrar os motivos do pedido de atendimento e criar o cadastro das ordens de serviço.
As ordens de serviço são, geralmente, registradas em um sistema e distribuídas entre os profissionais da equipe de suporte de TI.
Assim, o trabalho de cada técnico fica mais organizado e eles podem sair para resolver uma ou mais chamadas e até serem designados para novas durante o dia de trabalho.
2. Fazer a cotação de preços de peças de informática
Outras das atividades de suporte de TI é fazer a cotação de preços das peças necessárias para os serviços de manutenção dos equipamentos.
Com esse trabalho, a equipe de suporte de TI mantém o contato com vários fornecedores de diversos segmentos e com isso cria um relacionamento próximo.
Assim, é possível conseguir peças a um bom custo-benefício e, principalmente, no momento em que é necessário para o atendimento.
Por mais que atividades de manutenção minimizem emergências, sempre surge uma situação onde é preciso conseguir peças de última hora.
Se a empresa tem uma lista de fornecedores para referência, fica mais fácil encontrar uma solução.
3. Tirar dúvidas dos clientes
As atividades de suporte de TI também envolvem tirar dúvidas sobre questões técnicas ou algum erro de uso do cotidiano nos equipamentos e programas.
Esses atendimentos podem acontecer via telefone, sem a necessidade de deslocar um técnico até o local.
Toda empresa precisa ter uma referência de suporte de TI para recorrer quando houver alguma dúvida na equipe.
Nesses casos, o técnico pode identificar padrões de uso inadequado dos sistemas que podem ser corrigidos para não colocar em risco a segurança dos dados armazenados.
4. Realizar treinamentos
Outras das atividades de suporte de TI é a realização de treinamentos para empresas.
A falta de conhecimento em relação a tecnologia, muitas vezes, faz com que as empresas precisem alinhar o entendimento sobre o uso dos equipamentos.
As boas práticas desenvolvidas garantem a segurança dos sistemas da empresa, a longevidade dos equipamentos e evita erros na inserção de dados que podem prejudicar os resultados, etc.
Os treinamentos podem ser fornecidos pelos técnicos de suporte de TI de forma presencial e também virtual aos clientes.
5. Fazer atividades de instalação e manutenção de equipamentos
As atividades de suporte de TI incluem também a instalação de equipamentos, softwares e sistemas.
Os técnicos podem ser designados para configurar redes de computadores, instalar softwares em PCs, instalar e configurar impressoras em rede, etc.
Empresas que estão atualizando suas estações de trabalho ou que estão expandindo e montando uma sede precisam equipar corretamente os espaços de trabalho.
A manutenção corretiva e preventiva de equipamentos de informática também é outra das atividades de suporte de TI que são indispensáveis nas empresas.
Esse suporte evita que o negócio paralise suas atividades devido a defeitos nos computadores, impressoras e outros equipamentos do dia a dia de trabalho.
6. Prestar suporte em sistemas
Dos sistemas mais básicos até as soluções mais complexas, as atividades de suporte de TI passam por várias delas.
As atualizações de sistemas operacionais como Windows e Linux em empresas exige ações em massa, pois nem sempre os usuários diretos sabem fazê-la.
Os ajustes em programas como os navegadores de internet (Chrome, Firefox, Internet Explorer, etc) e antivírus também podem ser delegados aos técnicos para que as máquinas fiquem protegidas.
Os hardwares e sistemas internos também precisam ter uma instalação correta e uso adequado para que a equipe trabalhe sem interrupções.
7. Criar o checklist de suporte de TI
O checklist de suporte de TI apoia as atividades de suporte de TI, pois garante que cada atendimento passe por todos os passos necessários.
Esse recurso também garante mais qualidade no atendimento, pois o cliente pode ver e acompanhar todo o serviço que está sendo prestado.
Além disso, o checklist pode ser personalizado para cada tarefa executada e ser inserido dentro do sistema de ordem de serviço para facilitar o preenchimento e registro de tudo que foi feito.
Assista no vídeo abaixo como otimizar a execução de atividades de suporte de TI na sua empresa:
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As atividades de suporte de TI são essenciais para as empresas e garantem a manutenção da infraestrutura e um melhor desempenho no trabalho.
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