Apostar em empresas de outsourcing de TI é uma solução que vem sendo adotada por cada vez mais empresas e rende múltiplos benefícios, além de permitir que a indústria assuma uma postura mais estratégica na organização, agregando valor e ajudando a crescer o negócio.
Naturalmente, para que o processo entregue os benefícios esperados, é fundamental entender os fatores que devem ser considerados na escolha de um parceiro. Escolher uma empresa qualificada para atender às suas necessidades é fundamental para garantir o sucesso a curto e longo prazo.
Pensando nisso, criamos o artigo de hoje. Vamos mergulhar nas vantagens e desafios da terceirização e listar os setores onde a estratégia pode ser aplicada.
1. Reduzir custos
Você pode estar pensando “afinal, se eu tiver que contratar um serviço extra, como posso manter meus custos baixos?”.
A resposta é simples: ao terceirizar ou contratar um outsourcing de TI, o responsável pela contratação dos profissionais de TI, mantendo sua qualificação e remuneração é a própria empresa terceirizada, pois ela é responsável pela qualidade dos serviços prestados.
Dessa forma, não há necessidade de manter um departamento de TI interno ou pagar salários, infraestrutura, impostos, treinamento etc.
Outro ponto de economia da terceirização é converter os custos fixos de TI em custos variáveis, o que permite planejar seu orçamento com eficiência. Isso significa pagar pelo que você precisa quando precisa.
As taxas são calculadas mensalmente, com base no contrato assinado, com base no número de profissionais contratados, suporte prestado, software utilizado, etc.
2. Assistência especializada
Outra grande vantagem de optar pelo outsourcing de TI é a possibilidade de contar com empresas e equipes com expertise na área operacional. Isso significa que existem especialistas em diferentes plataformas que são constantemente treinados e atualizados para oferecer a melhor solução.
Com isso, a gestão torna-se mais eficiente e garante a continuidade dos processos, embora sejam realizados por terceiros. Embora haja incerteza sobre o impacto que a terceirização pode ter em uma empresa, vale lembrar que os contratos com prestadores de serviços geralmente contêm cláusulas que ajudam a garantir bons resultados.
Eles são chamados de SLAs, que significam Acordos de Nível de Serviço. Nesses acordos, o acordo assinado trata dos resultados mínimos esperados da equipe de TI pelas partes contratantes. Para isso, métricas e indicadores de desempenho são constantemente avaliados.
3. Foco total ao core business
O uso estratégico da terceirização de TI representa uma vantagem competitiva que os gestores não podem ignorar. É um ativo para o core business da organização. Se sua empresa não é super especializada na área, absorver os avanços tecnológicos não é uma tarefa fácil.
Ao contratar a terceirização de TI, essa parte extremamente complexa ficará a cargo da empresa contratante, permitindo que a organização continue com foco total em sua expertise.
Os benefícios se traduzem em equipes tendo liberdade para pensar na estratégia de negócios para buscar competitividade sem perder tempo em capital humano interno em funções operacionais.
É uma opção viável, moderna e compatível com as demandas das novas tecnologias no dia a dia da empresa.
4. Aumento de recursos: Qualidade e variedade de serviços
O outsourcing de TI pode auxiliar empresas a expandirem seus limites de atuação, conectando os melhores especialistas de diversas áreas em diversos lugares do mundo ao projeto – sem barreiras físicas, de fuso horário ou idioma. Isso permite acompanhar as inovações globais com mais facilidade.
Como a tendência é a de que as empresas passem a adotar essas inovações no modelo de negócio, manter uma equipe com especialistas em cada uma dessas soluções seria praticamente inviável. Isso também impactaria diretamente nos custos, que seriam muito altos.
Porém, essa diversidade não é um problema para empresas de outsourcing de TI bem estruturadas. Como elas costumam atender a vários clientes, contam com um quadro de profissionais mais amplo, além de poder investir em colaboradores de diferentes especialidades e perfis.
Outro ponto que vale a pena destacar é o fato que, justamente por tratarem de problemas distintos na rotina, conseguem lidar de forma satisfatória mesmo nos casos mais atípicos — o que dificilmente ocorre com um colaborador interno, acostumado a trabalhar com demandas e soluções semelhantes.
5. Conte conosco
Como pode ver, contar com uma boa terceirização de TI é uma excelente opção para empresas que buscam aumentar sua eficiência operacional, reduzir sua eficiência e especializar a execução das atividades, orientando estratégias para otimizar seu negócio principal. Isso resulta em desempenho superior em todas as áreas e satisfação dos funcionários em outras áreas.
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