Não é surpresa que o consumidor está cada vez mais exigente e isso reflete bastante para o segmento do varejo. É hora de se desafiar e se jogar em ideias inovadoras para sair à frente de seus concorrentes e lucrar.
Preparamos um conteúdo para você conhecer as principais tendências e se preparar para o futuro do varejo.
Experiência imersiva:
Trata-se de diversas ações que uma empresa pode criar com o objetivo de proporcionar uma vivência completamente nova aos seus clientes. Isso tudo pode ser realizado com ajuda de algumas tecnologias como: realidade virtual e realidade aumentada.
Temos uma pequena ressalva nesse item: privacidade de dados. Os varejistas precisam abordar essa preocupação e encontrar soluções para que os consumidores se sintam seguros quanto ao gerenciamento e armazenamento de seus dados.
Pagamentos digitais:
Duas pesquisas importantes:
- De acordo com as Nações Unidas, apenas 6% das transações realizadas pelos consumidores da Geração Z envolvem papel-moeda.
- Estima-se que as compras por voz movimentem 40 bilhões de dólares no mundo em 2022.
Para aproveitar essa forte tendência, os varejistas precisam oferecer diversas opções de pagamento, como: pagamento por voz especialmente com a chegada da tecnologia 5G no Brasil, carteiras digitais, QR Code, Whatsapp, Pix, entre outros.
Inteligência Artificial:
Inteligência artificial chega como uma aliada – identificando características, necessidades e métricas financeiras de cada consumidor.
Outra possibilidade dessa inteligência é no uso de assistentes virtuais no atendimento ao cliente. Desde que isso seja feito com foco na experiência do cliente, suas lojas tendem a ganhar ainda mais eficiência e podem desenvolver um atendimento mais otimizado. Lembrando que: Segundo o estudo da High Tech, 60,4% dos brasileiros realizarão compras utilizando tecnologias de autoatendimento nos próximos três anos.
Big Data:
Você provavelmente já está cansado de ouvir falar em big data. Mas é inegável dizer que vivemos a era dos dados e isso para o varejo é de extrema importância visando aumento de eficiência, redução de custos e melhora para trabalhar a jornada de cliente.
Vitrines inteligente:
Utilizando telas especiais é possível criar uma vitrine com efeitos que capturam a atenção dos clientes através de animações e imagens interessantes.
Aplicações blockchain:
Tanto o varejo físico quanto o online sofrem com as tentativas de fraude e todos os anos amargam milhões de reais em prejuízo por conta disso. A tecnologia blockchain pode ser uma saída para a segurança das transações financeiras.
Ao longo desse artigo vimos que a tecnologia mais do que nunca promove transformações profundas tanto na experiência do seu cliente quanto na parte de geração de resultados rápidos. Empresas que investem em soluções tecnológicas para lojas, sejam físicas ou digitais, sem dúvidas mantém e conquistam novas vantagens competitivas.