Áreas estratégicas da empresa como parceiras da TI para alavancar negócio

Se o seu objetivo é alavancar o negócio, é necessário que toda a empresa passe a trabalhar com a equipe de TI. Existem muitas estratégias que vão transformar o seu negócio em uma potência no mercado. Quer saber mais? Confira o conteúdo

Áreas estratégicas da empresa como parceiras da TI para alavancar negócio


Uma coisa é certa, não adianta só um departamento se empenhar para alavancar um negócio. Sem um trabalho conjunto, você pode ter a melhor equipe, grandes ideias e verba, mas não vai conquistar bons resultados.

A tecnologia desempenha um papel importante na maneira como consumimos e nos relacionamos com os dados. O ambiente de negócio foi uma área fortemente impactada com a constante evolução tecnológica.

Começar a incorporar estratégias e soluções junto a tecnologia vai permitir que não somente a área de TI possa alavancar, mas para que todas as áreas do negócio possam crescer juntas e fortalecer a empresa no mercado.

Incorporar a automação e conectividade em toda uma empresa que muitas vezes ainda opta por manter algumas tarefas manuais por causa da segurança da informação, vai mostrar como é possível sim manter dados sigilosos e ainda aproveitar o dinamismo que a tecnologia tem a oferecer.

Essas mudanças podem ser chamadas de “Industry 4.0” (Indústria 4.0) ou Quarta Revolução Industrial, o conceito é um negócio muito mais inteligente, interconectado e cibernética.

A proposta é tornar todos os processos de um negócio mais ágil, flexível, produtivo e palpável para todos os clientes verem os benefícios e diferenças dessa integração tecnológica.

Se você está interessado em como essa revolução tecnológica por beneficiar o seu negócio, continue a leitura e aprenda a alavancar seu negócio com a ajuda da sua TI ou parceiros de TI terceirizados.

Boa leitura!

Os princípios de uma empresa integrada

Todas as áreas de um grande negócio podem aproveitar muitos benefícios da tecnologia em sua rotina. E quando afirmamos todas as áreas, são todas sem exceção, seja recepção, manutenção do espaço, atendimento ao cliente, vendas e muito mais.

Com a integração da sua empresa com toda a sua TI, é possível conquistar:

- Interoperabilidade. Com o alto fluxo de informações compartilhadas online, a interoperabilidade permite uma comunicação entre diferentes tipos de sistemas e cria um ambiente em que as informações possam ser acessadas de qualquer dispositivo e em qualquer lugar do mundo.

- Descentralização de processos. Com os processos automatizados, muitas execuções podem ser descentralizadas das pessoas e permitir mais produtividade e agilidade no desenvolvimento dos serviços. E o negócio não depende exclusivamente de uma pessoa para realizar qualquer etapa do processo.

- Análise das informações em tempo real. Coletar informações e conseguir analisar grandes quantidades de dados (big data) possibilitam que as equipes pensem em estratégias diferentes e tomem decisões com base em números e não palpites.

- Virtualização dos documentos e fácil acesso a eles. Ainda existem muitas empresas que perdem espaços, que poderiam ser mais bem aproveitados, para guardar arquivos físicos. Com a integração de toda a empresa, os diretores, administradores, gestores e a própria equipe podem acessar informações em poucos cliques, ao invés de perder tempo procurando no arquivo e até mesmo, evitar que informações sejam perdidas.

Ao contrário do que muitos pensam, a segurança digital cresceu junto com o desenvolvimento tecnológico. Muitas empresas ainda sofrem muitos ataques de hackers, mas a segurança digital tem conseguido impedir que eles roubem informações ou até mesmo prejudiquem um negócio.   

- Flexibilidade para se adaptar a novos negócios. A tecnologia pode acelerar o processo de novas ideias para o serviço que uma empresa tem a oferecer e tem flexibilidade para que a tecnologia se adapte às necessidades do negócio.

- Melhor conexão com seus clientes. Uma empresa toda integrada por meio da tecnologia vai conseguir analisar e entender melhor seu cliente em vários campos, como atendimento, prestação de serviço, pós-vendas.

Os benefícios dessa integração para alavancar o negócio

Um negócio só vai ganhar com as soluções que uma área de TI pode propor.

Com a ajuda da tecnologia e inteligência artificial, as empresas podem

  • Oferecer serviços customizados e personalizados a necessidade de cada um dos seus clientes, sejam eles finais ou BtoB
  • Ter maior produtividade e melhor gestão de recursos
  • Tomar decisões mais eficientes e baseadas em dados reais
  • Ter processos de produção mais otimizados e integrados
  • Melhorar a comunicação entre clientes e empresa
  • Reduzir o tempo de produção e prestação de serviços
  • Reduzir os erros e aumentar o lucro

As tecnologias da Indústria 4.0 que podem alavancar negócios

A chamada Quarta Revolução Industrial (ou Indústria 4.0) está a todo vapor e pode usar tecnologias que se integram às operações dos negócios, agregam mais valor a ele e permite uma maior interação com os clientes:

- Inteligência Artificial (IA). Já passou da hora de deixar aqueles processos tediosos de trabalho. Com a inteligência artificial, todas as equipes podem elaborar seus próprios processos e ter insights do histórico de vendas e até mesmo da previsão do comportamento futuro do cliente.

-  Realidade Virtual (VR). A tecnologia de realidade virtual oferece experiências inesquecíveis com a união dos mundos físico e virtual. Isso permite uma maior aproximação com os clientes, já que eles não precisam se deslocar para conhecer serviços, ver resultados e interagir com o seu negócio.

- Robótica. Essa tecnologia vem mudando as relações de produção tradicional entre fornecedores, vendedores e clientes. Os robôs automatizados aumentam as execuções realizadas e sua eficiência, ao aprender como as pessoas tomam suas decisões. As máquinas passaram a mudar setores da saúde, finanças e até mesmo a prestação de serviços.

- Internet das coisas (loT – Internet of Things). Essa tecnologia está envolvida na maneira como os objetos físicos estão conectados entre si e como se comunicam com os usuários. Através de sensores inteligentes e softwares é possível transmitir dados por uma rede e realizar comandos à distância. Uma grande vantagem para as empresas é que elas podem coletar dados de clientes que estão conectados com seus sistemas e permitir o aprendizado de como os consumidores reagem aos serviços e produtos, o que eles procuram e trabalhar toda a estratégia de vendas em cima disso.

 

Esperamos que esse conteúdo te ajude a entender como é importante para um negócio usar a TI como uma área que pode complementar todos os outros setores de maneira positiva. Se você precisa de um projeto de integração, fale com os nossos Nerds, eles vão te ajudar.



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