O cenário da TI está mudando para o celular, mesmo que apenas para algumas tarefas de linha de frente. Grande parte dessa mudança foi facilitada por empresas que adotam políticas de dispositivo próprio (BYOD). Com isso, existem apps para profissionais de TI que facilitam, e muito, tarefas simples de trabalho.

A adoção de tablets, em particular, está impulsionando a tecnologia em pequenas e médias empresas. Um relatório da Dimensional Research descobriu que 97% das empresas pesquisadas acreditam que o acesso a qualquer hora e em qualquer lugar que um aplicativo possibilita pode aumentar a produtividade dos funcionários.

A quantidade de novos aplicativos aumentou a quantidade de smartphones e tablets nas mãos de gerentes e administradores de TI - com o objetivo de facilitar o trabalho cotidiano dos profissionais da área e torná-los mais flexíveis.

Aqui estão alguns apps para profissionais de TI que serão úteis no escritório, na estrada e em qualquer outro lugar. Confira!

O que o setor está usando: 9 apps para profissionais de TI

1. Spiceworks

O Spiceworks é um app para profissionais de TI que visa simplificar tudo o que é relacionado ao trabalho.

O aplicativo móvel é sincronizado com sua versão para desktop (somente Windows) e permite que você gerencie sua rede local, inventário e software.

Você também pode responder a tickets de solução de problemas e manter uma base de conhecimento, tudo em um único painel de controle amigável ao usuário.

O acesso à comunidade Spiceworks - mais de um milhão de profissionais de TI e crescendo diariamente - é um bônus. Saiba mais em Spiceworks.

Este app para profissionais de TI está disponível para os sistemas Android e IOS.

2. Rackspace Control Cloud

Este app para profissionais de TI permite que você gerencie remotamente sua infraestrutura de nuvem — servidores, arquivos e balanceadores de carga) do seu telefone ou tablet.

Você pode verificar o status do sistema, criar, reinicializar, renomear, redimensionar e reconstruir seus servidores de nuvem, gerenciar agendamentos de backup e muito mais.

Com o toque de um dedo, você pode até mesmo chamar um especialista em Suporte da Rackspace. Saiba mais na Rackspace.

O Rackspace está disponível para Android, iOS e Windows 8.

3. ConnectBot

O ConnectBot é um app para profissionais de TI popular entre os administradores de sistemas Linux e por boas razões.

O ConnectBot é um aplicativo SSH simples e de código aberto para Android, que fornece aos administradores do Linux acesso seguro a servidores remotos.

Ele pode gerenciar sessões SSH simultâneas e criar túneis seguros através dos quais você pode usar um shell em uma máquina remota para transferir arquivos para seu telefone. Saiba mais em Connectbot.

O app está disponível apenas para o sistema Android.

4. InfraDog Server Mobile Admin

O InfraDog é um app para profissionais de TI de gerenciamento de infra-estrutura com um design de UX tão simples e intuitivo que se afirma como “um ótimo aplicativo que não precisa de um manual do usuário”.

Se você é o encarregado de TI em um escritório que conta com o Windows e produtos VMware, não encontrará um aplicativo com um conjunto mais robusto de recursos de gerenciamento, monitoramento e alerta para a execução de servidores e grupos. Saiba mais em Infradog.

O app está disponível para baixar nos sistemas iOS e Android.

5. Pingdom

Altamente avaliado e fácil de usar, o Pingdom é um app para profissionais de TI que permite acompanhar o status atual dos servidores e sites que você escolhe monitorar.

É uma maneira prática de receber alertas críticos como notificações por push diretamente para seu telefone e resolver rapidamente as interrupções com o recurso de análise de causa principal. Saiba mais em Pingdom.

Os profissionais de TI com smartphone IOS ou Android podem aproveitar esses recursos.

6. Fing - Ferramentas de Rede

Fing - Network Tools é outro app para profissionais de TI lançado como "o melhor scanner de rede livre" para Android.

Atualmente, possui mais de 20.000.000 de usuários em todo o mundo que utilizam sua capacidade de proteger e solucionar problemas de redes, além de detecção de intrusos - e é totalmente gratuito para você começar.

Características incluem:

  • Pesquisa de DNS;
  • Digitalização de Portas;
  • Detecção de intruso;
  • QoS;
  • e muito mais!

7. Wifi Analyser

Está configurando um roteador, mas não tem certeza de qual canal oferece a menor resistência? O Wifi Analyzer é o app para profissionais de TI perfeito para acabar com esse tipo de dúvida.

Encontre todos os canais WiFi disponíveis e escolha qual deles atende às suas necessidades. Com uma interface simples, o Wifi Analyzer (embora execute apenas uma tarefa) faz o que promete com perfeição.

O app está disponível apenas no sistema Android.

8. Cloud Print

Imagine salvar um relatório no seu dispositivo, mas mostrá-lo apenas não é o suficiente. Uma cópia física precisa ser entregue e você não está em condições de usar um notebook.

O Cue Cloud Print é um app para profissionais de TI configurado pelo Google, permitindo que você imprima de qualquer local remoto para qualquer impressora.

Muitas impressoras suportam nativamente o Cloud Print, e impressoras mais antigas podem ser adicionadas ao serviço usando o Chrome - simples!

9. JuiceSSH

O JuiceSSH é um app para profissionais de TI gratuito para Android.

Com sua interface de usuário simples que permite a conexão a um servidor SSH, quando você precisar, tem ainda a funcionalidade de teclado externo e na tela para você escrever interfaces de usuário baseadas em texto de maneira independente - através do JuiceSSH.

Seu dispositivo Android se transforma em um terminal de 256 cores que oferece suporte completo para ncurses - vi, emacs, mc ou htop!

Características incluem:

  • Grupos de conexão flexíveis;
  • Sincronização de nuvem totalmente segura;
  • Legibilidade simplificada do terminal;
  • Bloqueio Automático Inativo;
  • Port Forwarding;
  • e muito mais!

Gostou das nossas dicas de app para profissionais de TI? Já usa algum ou gostaria de recomendar seus favoritos. Deixe sua opinião nos comentários!

É um profissional de TI autônomo ou freelancer em busca de mais oportunidades de trabalho na área? Temos uma proposta perfeita para você: Seja um Nerd!

As oportunidades vão desde serviço presencial a field service e você pode aceitar aqueles que desejar. Além de poder realizar o trabalho em horários flexíveis.

Os Nerds cadastrados na nossa plataforma chegam a ganhar até R$ 2000 mensais resolvendo problemas de TI dos mais diversos tipos.

Cadastre-se gratuitamente e encontre sua próxima oportunidades de emprego!

9 apps para profissionais de TI | LISTA