Pegue seu celular, delete o que não for útil e abra espaço na memória do seu smartphone para novas sugestões de aplicativos para técnico de informática.


Os apps são recursos eficientes, principalmente, nos atendimentos de trabalho remoto. Eles ajudam a fazer algumas tarefas com mais rapidez, identificar problemas e otimizar os computadores dos clientes.


Para ser o técnico em manutenção e suporte em informática que seus clientes podem sempre contar, confira nossa seleção de aplicativos.

Aplicativos para técnico de informática que você deve ter

1. TeamViewer

O TeamViewer não podia faltar na nossa lista de aplicativos para técnico de informática. Afinal, ele é quase uma unanimidade entre os profissionais de TI, principalmente para aqueles que trabalham remoto. 


Com o aplicativo, você pode acessar, controlar e fazer suporte remoto em computadores desktop Windows ou macOS e executar atendimentos de forma rápida e assertiva para o cliente. Além de acessar dispositivos móveis com sistema IOS e Android. 


Outra funcionalidade útil do TeamViewer é o acesso remoto a dispositivos IoT,  servidores e máquinas comerciais através de uma rede segura.


Esse app para técnico de informática é grátis para uso não comercial e pode ser comprado para uso comercial a partir de R$ 79,90.


Faça o download: Android | IOS.


Quer melhorar sua capacitação? Conheça 5 opções de cursos para profissionais de TI. Todos gratuitos.

2. Fing - Scanner de rede

O Fing é um dos aplicativos para técnico de informática que permite acompanhar tudo que acontece com um rede wi-fi. Suas principais funcionalidades são:


- Visualizar todos os dispositivos conectados: identificação rápida e segura de qualquer equipamento conectado a uma rede. Além do nome do dispositivo, identifica o endereço de IP, modelo e marca do fabricante. 


- Mostrar os invasores de rede: sabe aquele vizinho espertinho que pode estar se aproveitando do wi-fi? O Finger detecta todos os dispositivos desconhecidos em uma rede.


- Realizar testes de velocidade da internet e do wi-fi: o app ajuda a fazer testes de velocidade, avaliação de ISPs e a encontrar bons fornecedores na sua região. 


Faça o download: Android | IOS.

3. Cloud Print

Imprimir documentos, mesmo sendo raro nos dias de hoje, pode ser necessário em alguns casos. Para facilitar essa função outra dica da nossa lista de aplicativos para técnico de informática é o Cloud Print.


Com o app, você pode se conectar facilmente com uma impressora disponível (modelos mais atuais com wi-fi) e imprimir os arquivos que você precisa para o seu atendimento.


Muitas vezes é necessário assinar algum termo ou garantia de serviço e o app é bastante útil nesse momento.


Esse app para técnico de informática é nativo do Google e funciona nos smartphones Android, sincronizando arquivos e fotos nos serviços Google.


Mas também encontramos uma versão alternativa para os usuários de IOS (link abaixo).


Faça o download: Android | IOS.


Evolua na sua carreira com as dicas do post: Como ser um bom técnico de informática: 7 dicas direto no 🎯.

4. Termius

O Termius é um dos aplicativos para técnico de informática que permite o acesso aos protocolos de rede SSH para acessar e gerenciar servidores pela internet. 


O app possibilita a organização de servidores em grupos e também dá a opção ao usuário de compartilhar suas configurações sem perder as preferências definidas para os grupos.


Também mostra o histórico de conexões e comandos de forma segura através da tecnologia de criptografia de ponta a ponta que garante que os dados permaneçam seguros.


Faça o download: Android | IOS.

5. Evernote

Para organizar anotações dos atendimentos, o Evernote é um dos aplicativos para técnico de informática bastante úteis.


O app é conhecido por profissionais de todas as áreas e pode ser muito bem aproveitado no dia a dia de trabalho. Algumas funcionalidades-chave são:


- criar notas manuscritas ou digitadas;

- guardar fotos;

- incluir anexos;

- armazenar prints de páginas via Google Chrome no celular com a ferramenta web clipping;

- tirar fotos de documentos e pesquisá-los pelo conteúdo depois;

- salvar áudios;

- criar listas de tarefas;

- compartilhar notas, dentre outros.


Esses recursos facilitam os atendimentos e os lembretes relacionados aos trabalhos realizados para cada cliente. Organização é fundamental na rotina dos técnicos de informática. 


Faça o download: Android | IOS.

6. PagerDuty

O atendimento ao cliente e a resolução rápida de problemas é primordial no trabalho com soluções de informática e TI em geral. 


Um dos aplicativos para técnico de informática que vale ter instalado para essa finalidade é o PagerDuty.


O app envia notificações para a equipe de técnicos sobre algum problema no serviço fornecido ao cliente no minuto em que ele é reportado.


As demandas de atendimento podem ser divididas entre a equipe através do próprio app, agilizando o atendimento de cada uma.


Através do app também é possível fazer diagnósticos de problemas e até reiniciar servidores remotamente. 


Faça o download: Android | IOS.


Bons atendimentos significam mais clientes na conta. Aprenda como ganhar dinheiro como técnico de informática com 5 dicas valiosas.

7. Solid Explorer

O Solid Explorer é um dos aplicativos para técnico de informática pago, mas que vale o investimento pela sua utilidade. Afinal, quem nunca precisou acessar e compartilhar arquivos remotamente?


O app é um gerenciador de arquivos e nuvem com dois painéis independentes. A interface é fácil de navegar e de organizar tudo que você precisa. Algumas funcionalidades são:


- Personalizações variadas por ícones, cores e temas;

- Função arrastar e soltar entre os dois painéis;

- Capacidade de extrair arquivos comuns e criptografados ZIP, 7ZIP, RAR e TAR;

- Gerenciamento de arquivos em nuvem: Google Drive, Dropbox, OneDrive, entre outros;

- Pesquisa indexada;

- Estatística de uso de disco dos arquivos, dentre outras. 


O Solid Explorer é exclusivo para usuários Android, mas indicamos um app similar para os usuários de IOS.


Faça o download: Android | IOS.

Gostou das dicas aplicativos para técnico de informática?

Já conhecia algum dos aplicativos para técnico de informática que mencionamos na lista? Usa outros que facilitam sua rotina de trabalho? Compartilhe suas sugestões e experiências nos comentários.


É um profissional de TI autônomo ou freelancer em busca de mais oportunidades de trabalho na área? Temos uma proposta perfeita para você: Seja um Nerd!


As oportunidades vão desde serviço presencial a field service e você pode aceitar aqueles que desejar. Além de poder realizar o trabalho em horários flexíveis.


Os Nerds cadastrados na nossa plataforma chegam a ganhar até R$ 2.000 mensais, resolvendo problemas de TI dos mais diversos tipos.


Cadastre-se gratuitamente e encontre sua próxima oportunidades de emprego!


7 aplicativos para técnico de informática úteis no trabalho