Os aplicativos para pequenas empresas são uma ótima forma de você organizar a gestão de sua empresa. Com eles você consegue administrar vários recursos na palma de sua mão e em qualquer lugar. Uma facilidade que se popularizou juntamente com os smartfones e mudou completamente a forma de todo mundo trabalhar.


Se há alguns anos atrás não tínhamos essas facilidades, hoje elas são tão abundantes que escolher bons aplicativos para pequenas empresas se torna uma tarefa no mínimo trabalhosa. Atualmente opções não faltam e para todo tipo de demanda que você possa precisar tem um aplicativo que pode ser útil para você organizar sua pequena empresa.


Como proprietário de pequena empresa você deve saber bem como é trabalhar com recurso e mão de obra limitada. Portanto, buscar soluções que otimizem seu trabalho significa economia de tempo e dinheiro.


Pensando nisso, fizemos o trabalho duro para você e selecionamos os melhores aplicativos para pequenas empresas que você pode precisar para inserir tecnologia na pequena empresa.

7 aplicativos para pequenas empresas [gratuitos e pagos]

1. Trello

O Trello é um ótimo companheiro para ajudar você e sua equipe a organizarem as tarefas e uma excelente ferramenta  para pequenas empresas. Com ele você consegue:


  • dividir cada tarefa com pessoas específicas;
  • colocar prazos;
  • acompanhar e organizar as prioridades de cada uma delas.


Seu visual é muito intuitivo e tudo se baseia em quadros e listas que podem ser arrastados e organizados da forma que melhor lhe convém.


Disponível para Android e iOS


Aplicativos para pequenas empresas


2. Slack

O Slack tem seu foco na comunicação e é um espaço para que as pessoas de sua empresa se reúnam e colaborem com troca de informações. 


O aplicativo te permite organizar canais de comunicação específico para cada projeto e separar a equipe certa para para cada um deles.


O Slack é uma ótima forma de organizar e controlar as informações que sua empresa precisa para funcionar. Nada de ficar enviando mensagem no Whatsapp ou ficar na velha troca de emails.


Com o Slack você concentra toda informação que você precisa com as pessoas que você precisa e de forma organizada para que seus projetos fiquem organizados.


Todas as informações adicionadas no Slack ficam facilmente disponíveis para pesquisa, seja mensagens, arquivos, de acordo com a permissão de acesso de cada usuário.


O Slack tem integração com vários serviços como por exemplo o Google Drive e Dropbox.


Disponível para Android e iOS


Aplicativos para pequenas empresas


3. Google Drive

Você já deve conhecer o Google Drive mas se você ainda não usa ele em sua empresa, pode ser hora de repensar sobre isso. O Google Drive não é apenas uma solução de cloud computing para pequenas empresas ou um local para você guardar os seus arquivos, ele é muito mais que isso. 


Além de integrar todos os serviços do Google e facilitar o compartilhamento deles, ele ainda conta com o Google Docs que é uma Suite de aplicativos que podem substituir o Word, Excel e PowerPoint. Com o Docs você pode escrever um documento, criar planilhas e apresentações. E tudo isso de maneira gratuita e colaborativa.


A facilidade de ter os seus arquivos na nuvem dá segurança e facilidade de acesso de qualquer lugar e dispositivo conectado a internet.


Disponível para Android e iOS



4. VExpenses - Reembolso de despesas corporativas

O VExpenses é um aplicativo que facilita a gestão dos gastos corporativos de seus colaboradores. Com ele a prestação de contas não só fica fácil para seus colaboradores mas também para você que consegue ter uma visão geral e organizada de sua equipe e tudo isso em tempo real.


Com uma simples foto seus colaboradores conseguem enviar as despesas diretamente pelo aplicativo. O sistema de inteligência artificial lê as informações da nota fiscal automaticamente e joga no sistema.


Você ainda pode configurar políticas de reembolso e deixar o aplicativo funcional de acordo com as características de sua empresa.


Além disso você tem outros recursos úteis como reembolso de quilometragem por GPS. Facilitando o controle das viagens a trabalho que seus colaboradores fazem, com precisão e mostrando a rota que ele percorreu.


A análise das despesas se torna fácil, rápida e centralizada, poupando papéis e tempo. 


Leia também: Como controlar os gastos de uma pequena empresa: 11 dicas 💲


Disponível para Android e iOS



5. Controle de Vendas

O aplicativo de controle de vendas é um ótimo companheiro do pequeno empreendedor. Ele é um aplicativo super leve que auxilia o controle de suas vendas de forma prática. Além disso, com ele você também controla o fluxo de caixa de sua pequena empresa, através do resumo e relatórios. Com ele você também consegue:


  • cadastrar todos os seus clientes;
  • organizar notificações de cobranças;
  • parcelamentos;
  • imprimir as informações;
  • gerar PDFs.


O aplicativo é protegido por senha, garantindo a segurança das informações de sua organização.


O aplicativo é do brasileiro Thiago Pacheco e é muito bem avaliado na Google Play. Vale a pena uma conferida.


Disponível apenas para Android


Aplicativos para pequenas empresas


6. iZettle

A iZettle é um sistema de gestão empresarial gratuita. Com ela você pode aceitar pagamentos, controlar o estoque e fazer a gestão de sua equipe de vendas acompanhando cada passo das vendas de sua empresa.


Tudo isso pode ser controlado de maneira segura pelo aplicativo deles que está disponível tanto para Android quanto para iOS.



7. Bitrix24

Bitrix24 é uma plataforma bem completa de gerenciamento de sua empresa. Com ela você consegue gerenciar projetos, tarefas, agenda além de uma ótima ferramenta de CRM. 


Além disso ela facilita a comunicação de sua equipe criando grupos de discussão e facilitando o compartilhamento de arquivos.


Você também consegue realizar chamadas em áudio e vídeo com sua equipe. Tudo isso em um só lugar.


Disponível para Android e iOS



Com estes aplicativos para pequenas empresas fica fácil!

Agora que você conheceu os principais aplicativos para pequenas empresas que podem ajudar você a poupar tempo e dinheiro, basta escolher o que melhor se encaixa na realidade de sua empresa.


Tenho certeza que você e sua equipe vão conseguir se organizar ainda melhor com a ajuda dessas soluções.


Outra maneira de manter seu negócio operando é ter soluções tecnológicas que facilitem o dia a dia de trabalho. Conheça a consultoria de TI da Encontre um Nerd e encontre soluções mais inteligentes para sua área.

A Encontre um Nerd resolve frustrações e implementa soluções em escritórios e empresas com foco na experiência do cliente. Tudo para tornar cada negócio um lugar onde tudo simplesmente funciona.


Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.


[Lista] 7 aplicativos para pequenas empresas: grátis e pagos