O uso do CRM no varejo é uma importante ferramenta para alavancar vendas e gerar resultados.
Os sistemas de CRM permitem conhecer profundamente seus clientes ao longo do relacionamento com eles.
Assim, diversos dados podem ser colhidos e essa massa de informações deve ser tratada, por meio de filtros e análises, para que você possa transformá-la em um conhecimento útil para o seu negócio.
Veja como empregar isso em sua empresa:
6 dicas de uso do CRM no varejo
1- Defina perfis de clientes
O CRM no varejo deve ser usado para que você defina alguns perfis de clientes.
Por exemplo: analisando todo os dados que a implementação de um CRMproporciona, você pode identificar segmentações como estas:
- Mulheres com mais de 40 anos casadas
- Jovens solteiras universitárias
- Casais recém-casados
Para isso, é fundamental que além de um trabalho bastante elaborado de seus atendentes no hora das compras, ou dos algoritmos de seu site, os dados do CRM sejam complementados com pesquisas digitais online, por exemplo.
Se tudo isso por devidamente lançado no CRM, seus filtros ajudarão a identificar esses perfis de clientes e seus hábitos de compra.
2- Desenvolva ofertas para esses perfis
Agora que você já conhece seus clientes, pense em ofertas que atenderão seus gostos.
A implementação do CRM em uma empresa de varejo permite saber exatamente o que cada uma das segmentações que você definiu costumam procurar em sua loja, seja ela física ou online.
Por exemplo: você pode descobrir que às sextas-feiras no final da tarde as mulheres casadas com mais de 40 anos tendem a passar em seu PDV com os filhos, para comprar coisas para o final de semana.
É o momento de apresentar ofertas e combos que satisfarão a todos esses possíveis compradores.
Basta estudar os históricos de vendas e definir essas ofertas.
Em outras palavras: o CRM no varejo permite oferecer o produto certo, na hora certa, para as pessoas certas!
3- Aproveite as datas especiais para falar com os clientes certos
Imagine que você deseja fazer uma promoção de Dia das Crianças, em seu site ou ponto de venda físico, e para divulgar isso decide fazer uma campanha de e-mail marketing.
Essa campanha não seria muito mais efetiva se os e-mails fossem enviados somente para pessoas que têm filhos?
Da mesma forma, a segmentação pode ser feita no Dia das Mães ou no Dia dos Pais, por exemplo.
4- Crie programas de fidelidade com pontos
O varejo é bastante sensível a programas de fidelidade, principalmente quando envolve acúmulo de pontos.
E unir o CRM no varejo com esse tipo de programa de fidelidade costuma ser muito eficiente.
Por quê?
Porque seu programa de CRM indica exatamente aquilo que seus melhores clientes desejam ganhar. Assim, você poderá definir os prêmios ideais, que seus clientes mais gostariam de receber.
E mais: esse tipo de programa de fidelização acaba gerando cadastros detalhados sobre seus clientes, que os preenchem para participar dos programas.
Esses novos dados e informações devem ser incluídos em sua ferramenta de CRM para tornar sua base ainda mais completa e rica, permitindo conseguir excelentes insights sobre os seus clientes.
5- Faça sugestões de compras adicionais cruzando perfis
Quantas vezes você foi comprar um livro em um e-commerce e viu frases como esta:
Quem comprou este livro, também se interessou por estes…
Independentemente de ser em uma loja online ou física, um CRM no varejo também pode te ajudar a fazer este tipo de incentivo às vendas adicionais.
Nos pontos de vendas físicos, produtos que seu CRM indica que tem uma forte correlação de compra entre si podem ser colocados próximos nas gôndolas e prateleiras, é o chamado cross selling.
6- Ofereça descontos personalizados quando o cliente estiver pagando
Se você sabe o que seu cliente quer, com base em outros clientes semelhantes, pode oferecer um desconto nessa mercadoria ou serviço exatamente no momento em que ele está finalizando sua compra.
O ideal é que essa oferta tentadora use itens de alta margem e que a pessoa costuma comprar com menos regularidade. Ao ser abordada no momento em que já está fazendo um gasto, sua propensão a aceitar a oferta é maior.
Dessa forma, pode-se conseguir mudar esse hábito de compra de todo um segmento de clientes.
Percebeu todo poder do CRM no varejo? Pense nisso na próxima vez que for investir na modernização de seu negócio. Quem sabe um sistema CRM não pode ser uma boa escolha?
Este artigo foi escrito pela equipe do Agendor, a plataforma de aprimoramento em vendas para vendedores profissionais.