O 5G ainda está em seus primeiros passos, mas temos uma certeza: ele vai revolucionar o serviço de campo de um jeito como as empresas nunca viram antes.
Ao longo da história das redes para dispositivos móveis, o 1G e 2G eram focados em voz e mobilidade, o 3G e 4G eram focados em dados e agora, o 5G será uma rede focada na diversidade de dispositivos e maior implementação da IoT, mais conhecida como a internet das coisas.
Para o público final, o 5G vai permitir que múltiplos dispositivos permaneçam conectados a grandes velocidades. O que significa:
- Latência ultrabaixa
- Realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) e casos como veículos autônomos
- IoT industrial
Mas qual será o impacto do 5G nos serviços de campo?
Essa é uma pergunta que vamos desvendar ao longo deste conteúdo.
Boa leitura!
Seu serviço de campo está preparado para o 5G?
A nova rede de internet móvel tem sido um dos assuntos mais quentes em sites especializados em tecnologia nos últimos tempos. O mais interessante é que esses sites não são apenas para o consumidor final, mas voltados para empresas de todos os segmentos.
O 5G vai impulsionar a propagação da internet das coisas no mercado empresarial e acelerar a Indústria 4.0 (automação e tecnologia da informação).
Leia mais: Como preparar sua equipe de TI para a força de trabalho 5G >
A implementação do sistema 5G vai acarretar uma baixa latência para a transferência de informações e comandos, aumentará consideravelmente a transferência de dados e vai reduzir o tempo em que as operações são executadas.
O resultado disso tudo? Equipes de serviço de campo mais produtivas e capazes de alcançar performances antes inimagináveis.
Junto a isso, surge a possibilidade de conectar diversos dispositivos à rede 5G sem sobrecarregar seu desempenho, será possível minimizar a complexidade de muitos processos.
O incrível é que o 5G vai permitir que os negócios se aperfeiçoem, especialmente diante de situações como a pandemia da COVID-19 que pegou muitas empresas de surpresa.
A baixa latência, como já citamos, vai ajudar gestores e diretores a gerenciarem um alto tráfego de informações do negócio que circularem entre os técnicos, melhorar a acessibilidade da rede muito mais rápida, acelerar as solicitações e pedidos feitos pelos clientes e direcionar os pedidos rapidamente para os técnicos de serviço de campo.
Leia mais: 7 dicas de gestão de pessoas para equipe de alta performance >
As empresas precisam adaptar sua infraestrutura para ter acesso a tudo isso.
O impacto do 5G no serviço de campo
Ao observar a forma como os técnicos de serviço de campo e até mesmo outros profissionais externos atuam, é possível afirmar que eles enfrentam problemas como a falta de cobertura e sinais perdidos com frequência em ambientes internos ou em áreas mais remotas.
Leia mais: Os benefícios da automação do serviço de campo >
Com a cobertura do 5G esses dois problemas serão resolvidos.
Os profissionais de serviço de campo vão contar com a melhor velocidade e a melhor cobertura em qualquer lugar. Seja remoto ou em ambientes externos.
Um grande impacto será nos prestadores de serviços que vão passar a oferecer melhor suporte aos seus clientes e uma resposta mais dinâmica para os problemas.
Sempre que falamos sobre isso parece que estamos descrevendo um roteiro de ficção científica de tão incrível que é.
Mas acredite, os técnicos de serviço de campo poderão baixar vídeos de alta resolução com os problemas e, em poucos segundos, apresentar uma solução. Dependendo da tecnologia criada, os profissionais vão conseguir solucionar esses mesmos problemas de forma remota com a ajuda da realidade aumentada e realidade virtual.
Não serão apenas os técnicos os beneficiados com o 5G. A gestão e a equipe responsável por administrar os técnicos serão capazes de rastrear os profissionais, seus veículos, planejar rotas e gerenciar os atendimentos dos colaboradores.
Muito mais dinâmica e melhor automação para os profissionais, com dados mais precisos.
As vantagens do 5G e a internet das coisas para o serviço de campo
A internet das coisas vai mudar com a implementação do 5G e gerar muitos benefícios para as equipes de serviço de campo.
Entre eles estão:
Mais conveniência para os técnicos que trabalham de modo remoto
A automação é a alma da internet das coisas. Isso significa que o gerenciamento dos técnicos e suas tarefas será muito mais ágil, preciso e sem falhas.
A partir do momento que o software de gerenciamento de serviço de campo for combinado com a internet das coisas, a eficiência da automação será ainda maior, desde a solicitação até a entrega do serviço.
Maior produtividade dos técnicos de serviço de campo
Os dispositivos da internet das coisas são capazes de diagnosticar problemas. Para os técnicos de serviço de campo essa é uma oportunidade para intensificar a produtividade no trabalho.
Com um conjunto de diagnósticos mais precisos, os técnicos podem reagir mais rápido, uma vez que já sabem qual é o problema e como agir.
Mais proatividade
O serviço de campo é uma área que surgiu com uma cultura de reação: os técnicos são designados para solucionarem os problemas que aparecem.
Com os dispositivos da internet das coisas, sensores podem ser usados em hardwares e redes com o intuito de monitorar o progresso e alertar os técnicos caso algum problema apareça.
Com os sensores, os próprios técnicos podem solucionar os problemas proativamente, não precisam que o problema cresça, chame a atenção da gerência e gere problemas graves.
Maior experiência do cliente
Com um diagnóstico mais preciso de um problema, os técnicos do serviço de campo podem resolvê-lo mais rápido e de primeira.
As empresas que oferecem um serviço de campo vão economizar tempo ao evitarem diagnósticos imprecisos e aumentar a satisfação dos clientes, já que as interrupções vão reduzir drasticamente.
Muitas empresas podem transformar o gerenciamento de serviço de campo e aperfeiçoar sua eficiência com a ajuda do 5G e o aprimoramento da internet das coisas.
São tantos os benefícios, que o mercado de serviço de campo só vai melhorar.
Com o aumento do trabalho remoto, a transformação digital é algo inevitável, por isso seu negócio precisa começar a se preparar para tudo o que o 5G pode oferecer.