Para ser um profissional gerente da área de tecnologia da informação, você precisa de muitas qualidades técnicas e experiência de longo prazo. Dessa forma, este é um cargo que exige grandes responsabilidades do gerente de TI.


A organizações estão constantemente em busca de profissionais que consigam lidar com as responsabilidades do gerente de TI. 


Isso se dá principalmente pela falta de profissionais capacitados para a gestão de TI, mas também pelo alto nível de responsabilidade que o cargo exige. Além disso há a necessidade de encontrar um profissional com perfil de gerente de TI


As responsabilidades do gerente de TI fazem dele um profissional muito valorizado e extremamente importante na sua área de atuação.


Para você conhecer melhor as responsabilidades do gerente de TI, escrevemos este artigo. Nele você verá as diversas atribuições que este profissional precisa para que o seu trabalho seja feito da melhor maneira possível e ajude a empresa a prosperar.

As principais responsabilidades do gerente de TI

Vamos então conhecer um pouco mais sobre as principais responsabilidades do gerente de TI. As principais que falaremos neste artigo são:


  1. responsabilidade de realizar a gestão de pessoas dentro de sua equipe;
  2. realizar a governança de TI;
  3. gerir e priorizar os projetos de TI;
  4. fazer relatórios e prestar contas;
  5. desenvolver novas estratégias junto ao outros gestores da empresa;
  6. analisar e implementar novas tecnologias;
  7. garantir a segurança de informações.


Vamos então conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.

1. Responsável por realizar a gestão de sua equipe

Entre as principais responsabilidades do gerente de TI está a de fazer a gestão de toda sua equipe.


É através do gerente de TI que a equipe recebe suas atribuições e também suas responsabilidades.


O gerente de TI coordena todo o trabalho realizado por sua equipe, repassando prazos e compartilhando de suas responsabilidades. 


Cabe a ele garantir que sua equipe siga os procedimentos e cumpra com as responsabilidades de suas funções dentro do prazo, de maneira a satisfazer as metas e objetivos.


Algumas dicas podem ser úteis nesta etapa. Por isso indicamos que assista ao vídeo abaixo, de uma palestra realizada pela Endeavor, sobre gestão de equipes.


2. Realizar a governança de TI

Realizar a governança de TI é uma das responsabilidades do gerente de TI. Cabe a ele criar ou aperfeiçoar os processos a partir de normas, políticas e diretrizes que trarão mais eficiência e padrão para as ações na área de TI.


Esta é uma atribuição importantíssima que vai definir a direção dos processos de TI dentro da empresa.


Estas normas ajudam a padronizar e controlar as atividades exercidas dentro do ambiente de trabalho de maneira mais segura e mensurável. Facilitando inclusive a prestação de contas sobre seus resultados.

3. Gerir e priorizar os projetos de TI

Entre as responsabilidades do gerente de TI, está também a de fazer a gestão dos projetos de TI. 


Essa difícil tarefa de analisar e priorizar cada um dos projetos pode trazer dores de cabeça mas vai garantir que a empresa tome os caminhos certos.


É muito comum que diversos setores da empresa criem soluções que vão envolver o setor da TI. 


Por conta disso, o gerente de TI precisa estar alinhado com os objetivos da empresa e conhecer bem os processos e as necessidades mais importantes. 


Tudo isso com o objetivo de trazer os melhores resultados no menor espaço de tempo possível.


Para tomar estas decisões, o profissional gerente de TI precisa estar alinhado com os gestores de cada setor da empresa. 


Participar das reuniões e conhecer a fundo os ideais que os diretores da empresa buscam a fim de convergir suas ações a um mesmo objetivo.

4. Fazer relatórios e prestar contas

Fazer o monitoramento dos trabalhos no setor de TI também é uma responsabilidade do gerente de TI. Afinal de contas, ele precisa fazer seus relatórios e prestar contas aos outros gestores e a direção da empresa.


A governança de TI vai ajudar muito nesse trabalho mas ela não é a única companheira.

profissional gerente de TI precisa criar suas próprias ferramentas de mensuração do trabalho e seus resultados por meio de indicadores de TI.


As informações precisam ser claras e devem ser compreendidas por pessoas que não são do setor de TI, para que você possa apresentar aos diretores de maneira a evitar confusões.

5. Desenvolver novas estratégias junto ao outros gestores da empresa

Desenvolver novas estratégias faz parte do dia a dia de um gerente de TI. Isso, normalmente é feito em conjunto com outros setores de sua empresa.


Ao realizar reuniões com outros gestores da empresa, as decisões seguem um mesmo objetivo e as estratégias têm mais chances de funcionar.


Nesse contexto o gerente de TI é parte importante das decisões que irão definir novas estratégias e direções dentro da empresa.

6. Analisar e implementar novas tecnologias

Parte do trabalho do gerente de TI está na pesquisa de novas tecnologias para implementar na empresa.


A constante busca por atualizações vai fazer com que este profissional esteja ciente e apto a analisar novas tecnologias a fim de implementar aquelas que trouxerem um melhor custo benefício para organização.


O profissional de TI não pode parar. Todos os dias novas tecnologias estão sendo lançadas e uma delas pode ser útil ao seu trabalho.

7. Responsável pela segurança

A responsabilidade pela segurança da empresa é uma das principais responsabilidades do gerente de TI.


A segurança de dados é hoje uma preocupação geral nas empresas, pois os prejuízos que podem ser causados por uma falha, podem ir de um vazamento de informação a até mesmo a interrupção de todos os seus serviços.


Portanto, essa é uma grande responsabilidade e cabe a este profissional tomar as devidas atitudes com o objetivo de proteger a empresa de qualquer falha de segurança que possa ocorrer.

Essa profissão é para você?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as responsabilidades do gerente de TI, ficou fácil entender se ela é uma profissão que combina contigo.


Como você pôde perceber, é uma profissão com muitas responsabilidades, que exige muito conhecimento técnico e experiência para lidar com todo tipo de situação que são comuns no meio empresarial. Esse profissional é a ponte entre a TI e o resto da empresa.

Responsabilidades do gerente de TI: 7 principais atribuições