Aprender como conseguir clientes em informática é primordial para o profissional de TI que deseja trabalhar por conta própria com informática. Assim como qualquer outra empresa, a sua capacidade de conseguir clientes é o que vai manter você no mercado.
Atualmente, qualquer empresa precisa de pelo menos um computador funcionando para que seus serviços não parem. Não só as empresas, mas pessoas físicas também têm necessidades de serviços em informática. No ano de 2018, no Brasil, a venda de computadores pessoais cresceu 7,5% em relação ao ano de 2017. Isso indica que apesar dos celulares, os computadores ainda tem seu espaço e continuam em alta.
Levando em consideração estes dados, pode-se dizer que aprender como conseguir clientes em informática é o primeiro passo para você alcançar sua fatia da demanda deste mercado.
Por isso preparamos para você este guia de como conseguir clientes em informática e aumentar os seus ganhos. Portanto segue com a gente e fique por dentro das melhores práticas para prosperar o seu negócio.
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6 dicas de como conseguir clientes em informática [+ 1 Bônus]
Antes de qualquer coisa, para saber como conseguir clientes em informática você precisa entender o perfil de clientes que você atende. Eles são Pessoa Física? Pessoa Jurídica? Onde moram?
Estas perguntas e muitas outras precisam ser respondidas. Para isso é importante que você faça um estudo de onde normalmente vieram os seus clientes passados, caso você tenha algum, ou fazer uma pesquisa de mercado para entender de onde podem vir os primeiros clientes.
Entender o seu público alvo é importantíssimo para que você possa atingir seus objetivos com publicidade sem desperdiçar verba. Afinal de contas, quanto mais focado for a sua divulgação, maior chance de sucesso ela terá. Portanto se atente as seguintes perguntas básicas sobre seus clientes:
Para Pessoa Física:
- Qual sua faixa etária?
- Qual o sexo?
- Onde moram?
- Qual a faixa de renda?
Para Pessoa Jurídica:
- Qual ramo de atuação?
- Onde está localizada?
- Quantos funcionários possui?
- Já possuem um profissional ou empresa para serviços de TI?
Estas são apenas as perguntas básicas que podem te ajudar a direcionar suas estratégias de marketing e conhecer melhor quem você precisa atingir.
Agora que você conhece seu público alvo, é hora de traçar as estratégias de marketing para sua pequena empresa com foco neles. Para isso nós listamos, abaixo, algumas das principais formas de como conseguir clientes em informática.
1. Anúncios na internet
A internet é uma forma muito eficiente de focar suas estratégias de divulgação direcionando seus esforços de acordo com as definições de público que você escolher. Os custos de divulgação são bem flexíveis e irão surpreender você.
Entre as dicas de marketing para pequenas empresas você pode usar ferramentas de anúncios do Google Adwords que irá te ajudar, entre outras coisas, a aparecer durante pesquisas relacionadas a seu negócio. Ou mesmo criar campanhas de publicidade com o Facebook Ads, que vão servir para você divulgar seu negócio não só dentro do Facebook mas também enviá-las para o Instagram.
A presença online hoje é primordial para qualquer empresa e se tratando de serviços de informática eu diria que é uma obrigação ainda maior. Portanto, se você ainda não aparece como opção em buscas pela internet, está na hora de repensar isso.
2. Crie um site e use estratégias de SEO
A criação de um site irá ajudar muito na ampliação de sua clientela. Ter um site próprio, além de mostrar profissionalismo, ainda pode ser um bom ponto de apoio para agendamentos e informações. Um site é a plataforma ideal para ajudar seu cliente a:
- conhecer melhor o seu trabalho;
- ter acesso às empresas para as quais você já trabalhou;
- conhecer seu portfólio e os serviços que você presta.
Para você ter um site com boa visitação e bons resultados nos sites de buscas você precisa estar atento a estratégias de SEO.
O SEO é um conjunto de estratégias com objetivo de colocar o seu site nos primeiros resultados de uma pesquisa relevante realizada no Google, por exemplo.
3. Presença em redes sociais
Assim como acabamos de ver, anúncios online são importantes mas estar realmente presente online é imprescindível. Portanto uma das formas mais simples (e gratuita) de você aparecer online, é criando uma página de sua empresa ou seus serviços dentro das redes sociais para negócios.
Para isso basta que você escolha as plataformas que gostaria de fazer sua presença. Atualmente o Facebook e Instagram são os lugares mais usados pelas empresas para fazer sua presença online. Justamente pela quantidade de usuários e ferramentas de divulgação que te ajudam a definir bem o público que você deseja atingir.
Mas não se prenda ao comum. Com o conhecimento prévio de seu público alvo, busque outros lugares onde você pode encontrar clientes em potenciais e divulgar seus serviços.
4. Panfletagem
A boa e velha panfletagem não fica pra trás e também é uma ótima forma de divulgação para o seu negócio. Seu baixo custo a torna uma boa opção para começar e você ainda pode definir locais estratégicos para sua distribuição.
Descreva bem os seus serviços, sua localização e a qualidade de seu trabalho. Para isso não economize em uma boa arte para seu panfleto, pois é ela quem vai dar a primeira impressão de qualidade para seu cliente.
5. Cartão de visita
Assim como os panfletos os cartões de visitas são clássicos e também imprescindíveis. Uma forma fácil de divulgar e apresentar seus serviços as pessoas. Seu tamanho facilita que seus clientes o levem consigo e guardem para eventuais necessidades.
Além disso, em qualquer lugar ou mesmo eventos, você poderá se apresentar com ele e rapidamente oferecer uma forma de contato para um cliente em potencial.
Divulgação rápida e barata.
6. Adesivos
Adesivos podem ser uma boa forma de garantir a lembrança de seu serviço. Usar pequenos adesivos que possam ser colados em produtos que você já fez manutenção, será uma ótima forma de lembrar seus clientes de onde eles levaram suas máquinas da última vez.
Desta forma você aumenta as chances de retorno de seus clientes e ajuda a fidelizar.
Só não se esqueça de colocar todas as informações importantes como nome de sua empresa, telefone para contato e endereço.
Além disso tenha o cuidado de não colocar em um local que possa incomodar seu cliente e o faça retirar o adesivo. Por isso a importância em seu tamanho reduzido.
Dica bônus: Encontre um Nerd
A Encontre um Nerd é uma plataforma que oferece um ótimo canal entre as empresas e os profissionais de TI. Com a Encontre um Nerd você faz um cadastro que inclui seus conhecimentos em informática e com horários flexíveis pode receber trabalhos relacionados a sua área de conhecimento.
Se você não tem muita experiência pode ser interessante investir em certificações para profissionais de TI.
Essa é uma ótima forma de trabalho remoto e até mesmo presencial, já que a Eunerd oferece diversas opções de trabalho, em mais de 900 cidades.
Com a plataforma você recebe notificações de trabalhos e aceita aqueles que você deseja. Para conhecer melhor e se cadastrar basta acessar o link seja um nerd.
Pronto! Agora é com você!
Agora que você aprendeu as melhores formas de como conseguir clientes em informática é só começar a colocar em prática seus conhecimentos adquiridos. Você já deve ter ouvido a frase: “publicidade é a alma do negócio”, portanto não fique parado e comece agora mesmo a traçar suas estratégias e aumentar sua clientela.